A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
prova antropolia da educação

Pré-visualização | Página 1 de 2

QUESTÃO 1
O multiculturalismo, uma das marcas da sociedade em tempos de globalização caracteriza-se: 
a )
por defender e lutar pela individualidade social, como forma de manter os direitos humanos.
b )
por reconhecer passivamente as diferenças raciais, aceitando que não se pode lutar contra o preconceito e a discriminação.
c )
 originalmente, pela coexistência de formas culturais ou de grupos caracterizados por culturas idênticas dentro da sociedade moderna. 
d )
por que se confundem com as sociedades, permitindo caracterizar modos de vida baseados em condições materiais e simbólicas.
 
e )
por afirmar a necessidade do reconhecimento da diferença para adequar os sujeitos em suas funções sociais, o que gera menos preconceito.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
O homem é o único animal que, fazendo uso da razão, interfere e modifica seu meio ambiente, produzindo sistemas simbólicos que acabam por defini-lo. Isso deve se à
a )
sociedade.
b )
personalidade.
c )
vontade.
 
d )
cultura.
e )
história de vida.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
As Revoluções Francesa e Industrial trouxeram muitas transformações, entre elas, a consolidação da sociedade industrial. Novas demandas e novas formas de pensamento se colocavam diante da humanidade, o que foi decisivo para a constituição das ciências sociais, sobretudo a sociologia e a antropologia, que terão a "missão" de pensar essa nova sociedade que surgia. Foram tempos muito marcados pela ideia de progresso, nas regiões em que não houvesse a industrialização e urbanização, não existiria progresso, tratando-se, portanto, de povos e países "atrasados".
Assinale a teoria que fundamentou a ideia de atraso e progresso que marcou as ciências sociais, e em especial, a antropologia.
 
a )
 Evolucionismo
b )
 Etnocentrismo
c )
 Socialismo
d )
 Positivismo
e )
 Marxismo
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
O etnocentrismo está na base da maioria dos casos de preconceito, discriminação e exclusão, sendo, muitas vezes, o resultado da ignorância e da intolerância em relação ao que o medo do novo e do desconhecido podem gerar.
Como se pode definir etnocentrismo?
a )
É uma visão de mundo produzida a partir do Evolucionismo, sendo uma das teorias básicas da antropologia e que nos ajuda a entender valores, princípios e modelos culturais que têm como referência o "outro" e sua cultura.
b )
É a ampliação do conhecimento sobre o outro, o que contribui para construção de abordagens que veem o outro como aquele que, por ser diferente, nos ajuda a saber quem somos e construir nossa identidade.
c )
É o reconhecimento do outro e se constitui em uma oportunidade de rever nossos valores, nossos conceitos e, obviamente, nossa visão de mundo, base da teoria antropológica desde o início dessa ciência.
d )
Trata-se da facilidade de pensar a diferença, visto que, pelo relativismo, percebemos a diversidade a partir da nossa própria lógica, adotando, assim, uma atitude antropológica.
 
e )
É uma visão de mundo produzida quando adotamos nossos valores, princípios e modelos culturais como referência para olhar o "outro" e sua cultura, sem buscar captar a lógica daquela cultura.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Uma das características mais importantes do profissional docente na atualidade deve ser a flexibilidade, a criatividade e, sobretudo, a capacidade de integrar teoria e prática. Para que isso ocorra, é preciso ter mais contato com questões e temas relevantes para a sociedade atual, o que pode ser conseguido por meio de
a )
reforço na legislação da educação para tornar a discussão sobre temáticas relacionadas à diversidade e o pluralismo responsabilidade dos docentes.
b )
ações promovidas pela comunidade, com o objetivo de deixar temas mais polêmicos fora da escola.
c )
iniciativas dos próprios docentes, junto a seus pares, para que definam o que e como continuar a sua capacitação.
 
d )
boa formação inicial e formação continuada, que discutam temas relevantes para a sociedade, de forma teórica e prática.
e )
capacitações que melhorem sua teoria, já que a prática é bem trabalhada na formação inicial.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
A palavra antropologia significa estudo do homem. Mas outras ciências, como a Sociologia, a Psicologia e a Biologia também estudam o homem. Portanto, qual seria a diferença? A diferença reside no tipo de abordagem, na forma como esse estudo é realizado e com qual objetivo.
PORQUE
A antropologia se propõe a entender o homem como um ser sociável, buscando na sua história tudo aquilo que fundamenta seu modo de vida e que condiciona sua visão de mundo (valores, leis, regras, tradições, ritos, mitos, comportamentos etc.), além de compreender como ele evolui ao longo do tempo sob o ponto de vista biológico. Assim, tem uma dimensão muito maior, sendo vista por alguns autores como a ciência da humanidade e do ser humano enquanto produtor de cultura.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a )
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b )
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c )
As asserções I e II são proposições falsas.
 
d )
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e )
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Enquanto educadores, em sala de aula, ao entrarmos em contato com um grupo de alunos, muitas vezes bastante diferentes entre si, adotamos vários "filtros" para analisá-los. Levamos para a sala de aula nossa vida pessoal, nossos valores, costumes, hábitos e visão de mundo, mas ainda assim precisamos estar abertos a cada uma dessas realidades e histórias de vida, em geral bem diferentes da nossa. E nesse momento também a criança toma consciência da diferença, uma vez que irá encontrar entre seus colegas crianças de outra cor, com comportamentos, gostos, hábitos e desejos que não são iguais aos seus.
Diante dessa realidade, como deve agir o professor?
a )
O professor deve entender que não sabe tudo, que é preciso captar as percepções, histórias de vida e visões de mundo do outro. Entretanto, precisa ter claro que destacar e valorizar as diferenças pode estimular conflitos em sala de aula, os quais terá dificuldade em resolver. Assim, é melhor não estimular a discussão sobre a diversidade.
 
b )
O professor deve estar aberto às diferenças e estimular a troca de experiências entre os alunos. Isso é básico quando se pensa na educação, porque a escola é, antes de tudo, um espaço de socialização, e portanto, deve favorecer o intercâmbio e estimular o diálogo e a aprendizagem entre os diferentes.
c )
O professor deve entender que conflitos podem ocorrer porque o contato com o diferente acaba promovendo algum tipo de mudança em ambos os lados, ainda que nem sempre essas mudanças sejam desejadas. Portanto, precisa ensinar aos alunos que julgar as práticas culturais diferentes das suas é normal, já que somos todos diferentes uns dos outros.
d )
O professor deve se orientar por seus valores, crenças e visão de mundo para poder mostrar aos alunos o que é certo, uma vez que ele é a autoridade em sala de aula. Isso porque, se não estabelecer a ordem em sala de aula, perderá o controle sobre os alunos.
e )
O professor deve tentar evitar qualquer tipo de conflito que possa ocorrer porque o contato com o diferente quase sempre gera mudanças indesejadas. Portanto, precisa ensinar aos alunos que julgar as práticas culturais diferentes das suas é normal, já que somos todos diferentes uns dos outros.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
A _____________________ se baseia sempre em uma troca de experiências entre indivíduos, uma troca igualitária. Fundamenta-se

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.