Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Prova presencial regular ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO (Nat)

Pré-visualização | Página 1 de 3

Prova presencial regular
ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
1 ) A antropologia possibilita múltiplos olhares sobre a educação, as relações étnico-raciais e a formação docente.
Sobre isso, assinale as afirmativas corretas.
I. A compreensão das relações étnico-raciais na escola depende de uma discussão, reflexão e análise feita com parte da comunidade acadêmica, uma vez que as famílias discutem esse tema cada uma à sua maneira, sem influência do que acontece nos espaços escolares.
II. O reconhecimento da diversidade étnico-racial na escola brasileira, em todos os níveis, se bem problematizada (e aí a antropologia da educação contribui de maneira incontestável), pode redefinir a temática no contexto escolar e incentivar os professores a reverem suas eventuais posturas etnocêntricas diante de seus alunos.
III. A formação docente inicial, hoje, é suficiente para os professores adquirirem conhecimentos teóricos e práticos, além de oportunizar a eles o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências estratégicas.
IV. O combate ao preconceito e à discriminação por questões étnico-raciais é visto, hoje, quase como uma obrigação do sistema escolar e, dessa forma, caberia ao professor a tarefa de criar ambientes favoráveis para tornar as relações sociais mais equitativas e justas e menos hierárquicas e conflitivas nas suas salas de aula.
A ) I e IV.
B ) II e III.
C ) II e IV.
D ) I e III.
E ) III e IV.
2 ) A antropologia aparece nos currículos dos cursos de formação docente antes mesmo de se tornar disciplina nas universidades. Diante disso, porque se critica, hoje, a presença nas instituições de formação superior de professores, inclusive nos cursos de licenciatura, de professores que não têm formação pedagógica?
A ) Porque argumenta-se que essa fase da escolaridade exige que o indivíduo seja muito bem preparado para "o mercado" e, nesse caso, professores especialistas em suas áreas são essenciais, sendo dispensável uma formação pedagógica, crítica e humanista.
B ) Uma vez que a sociedade já amadureceu a discussão sobre a alteridade e o respeito à pluralidade cultural, tendo acabado com os preconceitos, o olhar antropológico, construído ao longo da formação docente com a disciplina de Antropologia tornou-se dispensável, sendo mais adequado focar nas demandas do mercado.
C ) A crítica diz respeito à necessidade de formar profissionais para a docência de qualquer forma, ainda que falte aos professores especialistas uma base humanista que discuta temas relacionados a questões éticas e à pluralidade cultural, já que essas questões não são discutidas nas escolas.
D ) Porque hoje há um consenso de que professores especialistas, ao não terem passado por um curso de formação para professores, não tiveram contato com disciplinas como a de Antropologia, o que facilitaria à percepção do outro e proporcionaria trabalhar pelo respeito às diferenças.
E ) A crítica se deve ao fato de que, sem o conhecimento pedagógico e antropológico, os professores especialistas, com experiência apenas profissional em suas áreas de atuação, não são capazes de proporcionar uma formação crítica e humanista aos futuros educadores, de respeito às diferenças e ao pluralismo cultural.
3 ) Alguns processos sociais têm a capacidade de alterar parcial ou totalmente os sistemas culturais. Tal como as sociedades, que também estão sempre mudando, nossos referenciais culturais (costumes, hábitos, valores, símbolos, etc.) são alterados exatamente por conta do processo de socialização. Com a globalização esse movimento se intensificou e com isso os processos de interação social também ganharam novo ritmo. São exemplos de dois importantes processos sociais que modificam a cultura, especialmente de imigrantes:
A ) assimilação; aculturação.
B ) cooperação; competição.
C ) socialização; aculturação.
D ) competição; assimilação.
E ) marginalização; assimilação.
4 ) Enquanto educadores, em sala de aula, ao entrarmos em contato com um grupo de alunos, muitas vezes bastante diferentes entre si, adotamos vários "filtros" para analisá-los. Levamos para a sala de aula nossa vida pessoal, nossos valores, costumes, hábitos e visão de mundo, mas ainda assim precisamos estar abertos a cada uma dessas realidades e histórias de vida, em geral bem diferentes da nossa. E nesse momento também a criança toma consciência da diferença, uma vez que irá encontrar entre seus colegas crianças de outra cor, com comportamentos, gostos, hábitos e desejos que não são iguais aos seus. Diante dessa realidade, como deve agir o professor?
A ) O professor deve entender que conflitos podem ocorrer porque o contato com o diferente acaba promovendo algum tipo de mudança em ambos os lados, ainda que nem sempre essas mudanças sejam desejadas. Portanto, precisa ensinar aos alunos que julgar as práticas culturais diferentes das suas é normal, já que somos todos diferentes uns dos outros.
B ) O professor deve se orientar por seus valores, crenças e visão de mundo para poder mostrar aos alunos o que é certo, uma vez que ele é a autoridade em sala de aula. Isso porque, se não estabelecer a ordem em sala de aula, perderá o controle sobre os alunos.
C ) O professor deve entender que não sabe tudo, que é preciso captar as percepções, histórias de vida e visões de mundo do outro. Entretanto, precisa ter claro que destacar e valorizar as diferenças pode estimular conflitos em sala de aula, os quais terá dificuldade em resolver. Assim, é melhor não estimular a discussão sobre a diversidade.
D ) O professor deve estar aberto às diferenças e estimular a troca de experiências entre os alunos. Isso é básico quando se pensa na educação, porque a escola é, antes de tudo, um espaço de socialização, e portanto, deve favorecer o intercâmbio e estimular o diálogo e a aprendizagem entre os diferentes.
E ) O professor deve tentar evitar qualquer tipo de conflito que possa ocorrer porque o contato com o diferente quase sempre gera mudanças indesejadas. Portanto, precisa ensinar aos alunos que julgar as práticas culturais diferentes das suas é normal, já que somos todos diferentes uns dos outros.
5 ) O modo de ver o mundo e os julgamentos morais e valorativos, os diferentes comportamentos e até mesmo posturas corporais são produtos de uma herança cultural e vão determinar como veremos a diferença. A consequência do fato de vermos o mundo através da lente da nossa cultura pode levar a julgamentos equivocados e preconceituosos em relação ao outro. Para que isso não aconteça devemos relativizar. Essa ideia diz respeito a um dos conceitos mais importantes para a antropologia. Estamos falando do(a):
A ) preconceito
B ) diversidade cultural
C ) etnocentrismo
D ) relativismo cultural
E ) racismo
6 ) A contemporaneidade é marcada por muitas e intensas transformações, configurando o que se convencionou chamar de pós-modernidade.
Assinale as alternativas que apresentam características do chamado pós-modernismo.
I. Vivemos hoje a chamada sociedade da informação e do conhecimento, caracterizada pelo avanço tecnológico.
II. Temos acesso a um volume gigantesco de informações, que circulam em uma velocidade incrível. Nada mais é duradouro como era antes.
III. A moral que marca nosso tempo tem um caráter humanista, isto é, há uma tendência de que os indivíduos acatem valores morais que atendam aos interesses da coletividade, ainda que isso signifique perder privilégios ou prazer, deixando de lado a satisfação de seus desejos pessoais.
IV. A busca pelo prazer é uma constante e uma das formas de dar conta disso é o consumismo, entendido como o consumo exacerbado, "criando" necessidades que geram um padrão no qual o descarte é regra.
V. As novas tecnologias da comunicação e da informação mudam a maneira como os indivíduos se relacionam entre si e consigo mesmos, especialmente através das redes sociais.
A ) I, II, III, IV.
B ) II, III, IV, V.
C ) I, II, IV, V.
D ) I, II, III, V.
E ) I, III, IV, V.
7 ) O desenvolvimento da humanidade está marcado por conflitos entre modos diferentes de organizar a vida social,
Página123