Buscar

AVALIANDO CIVIL 3 II



Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201706600162)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No contrato de troca ou permuta, podem ser aplicadas, de forma subsidiária, as regras de que outra espécie contratual?
		
	
	empréstimo
	 
	compra e venda
	
	comodato
	
	locação
	
	doação
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705781893)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FCC - 2011 - TJ-PE - Juiz) Indo-se mais adiante, aventa-se a ideia de que entre o credor e o devedor é necessária a colaboração, um ajudando o outro na execução do contrato. A tanto, evidentemente, não se pode chegar, dada a contraposição de interesses, mas é certo que a conduta, tanto de um como de outro, subordina-se a regras que visam a impedir dificulte uma parte a ação da outra. (Contratos, p. 43, 26ª edição, Forense, 2008, Coordenador: Edvaldo Brito, Atualizadores: Antonio Junqueira de Azevedo e Francisco Paulo de Crescenzo Marino). Pode-se identificar o texto acima com o seguinte princípio aplicável aos contratos:
		
	 
	da boa-fé.
	
	do consensualismo.
	
	da relatividade das obrigações pactuadas.
	
	da intangibilidade.
	
	da força obrigatória.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705783024)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Nos termos do Código Civil, a liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato sendo que os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé. Assim, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta: I - Em regra, a proposta de contrato obriga o proponente, salvo se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso. II - A liberdade de forma é princípio contratual básico que não admite exceções, vez que assegurada pela autonomia da vontade. III - A boa-fé objetiva é princípio contratual com várias funções, não se limitando à interpretação do negócio jurídico. IV - Pelo princípio da liberdade contratual, é lícito às partes estipular contratos atípicos, desde que sua escolha recaia sobre um dos previstos no Código Civil. V - O princípio do pacta sunt servanda não admite exceções, uma vez que qualquer revisão do contrato atentaria contra o princípio da boa-fé.
		
	
	Apenas as assertivas I, II e III são verdadeiras.
	
	Apenas as assertivas I, III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas as assertivas I, II e IV são verdadeiras.
	
	Apenas as assertivas II e V são verdadeiras.
	 
	Apenas as assertivas I e III são verdadeiras
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201705783019)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A alternativa correta, de acordo com os novos princípios contratuais, é:
		
	
	A boa-fé objetiva é um preceito que, embora previsto no Código Civil, pode ser afastado pela vontade das partes, desde que expressamente convencionado.
	
	O princípio do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos impede qualquer mínimo desequilíbrio porventura existente nas relações contratuais, criando, assim, um equilíbrio objetivo no tráfego jurídico de massas.
	
	Ao revogarem os princípios clássicos, os novos princípios exigem uma relação contratual mais clara, transparente e equilibrada, com a tutela da parte mais fraca.
	 
	A função social dos contratos possui, segundo posição majoritária da doutrina e jurisprudência, dois principais efeitos: mitiga a autonomia da vontade e atenua o princípio da relatividade dos efeitos dos contratos.
	
	É possível que as partes, a qualquer momento, desistam das negociações preliminares, ainda que se tenha criado a legítima expectativa na outra parte de que o contrato seria celebrado, independentemente de perdas e danos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201706600102)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O contrato pode ser considerado um negócio jurídico e, por isso, segue a teoria da "Escada Ponteada" quanto aos seus elementos essenciais, que são:
		
	 
	condição, termo e encargo
	
	validade, eficácia e termo
	
	existência, validade e finalidade
	 
	existência, validade e eficácia
	
	condição, validade e encargo