PROVA DE PORTUGUES
5 pág.

PROVA DE PORTUGUES


DisciplinaProva de Lingua Portuguesa370 materiais957 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1.
	A comunicação, principalmente nos dias de hoje, possui papel de destaque nas relações. Precisamos nos comunicar com várias pessoas e esta comunicação precisa se efetivar de maneira rápida e eficaz. Podemos lançar mão de várias formas quando desejamos comunicar, a palavra oral é uma delas. Na concepção bakhtiniana, a palavra é uma espécie de ponte lançada entre os falantes. Com base nesse pensamento, analise as sentenças a seguir:
I- A palavra oral é flexível e se constitui em um instrumento que altera e estrutura as possibilidades da ação dos sujeitos que dela fazem uso.
II- Os usuários de uma língua, ao fazer uso dela, treinam sua habilidade de estruturar e transmitir ideias e informações com o mundo e com as pessoas. 
III- Para Bakhtin, nenhuma fala é nova, toda a enunciação é impregnada da fala do outro. Para o autor, a presença do interlocutor, quando este participa ativamente do discurso, é tão importante quanto a presença do locutor.  
IV- Para o pensador, o diálogo se restringe à conversa face a face e dispensa o discurso exterior e interior.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	2.
	A televisão, o vídeo, o cinema, o computador, a internet fazem uso da palavra associada à imagem e ao som. Em decorrência dessas possibilidades, a escola poderia se valer da tecnologia como ferramentas que favoreçam o dinamismo das aulas, a interatividade, a autonomia e a crítica. De acordo com essa ideia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A escola que possuir computador poderá dispensar outras tecnologias e os projetos pedagógicos.
	 b)
	Os jovens são atraídos pelas tecnologias de informação e comunicação porque possibilitam a dinamicidade e, no caso da internet, interação em tempo real.
	 c)
	O computador abarca ferramentas cujo uso pode ser dispensado em sala de aula.
	 d)
	A informática é incapaz de favorecer situações de aprendizagem, sendo que somente o livro didático dispõe dessa capacidade.
	3.
	O conceito de dialogismo foi elaborado pelo linguista russo Mikhail Bakhtin, que explica como o mecanismo de interação textual muito comum na polifonia processa um texto e revela a existência de outras obras em seu interior, as quais lhe causam inspiração ou algum influxo. O dialogismo está presente tanto nas obras impressas como na própria leitura, esferas nas quais o discurso não é observado em um contexto de incomunicabilidade, mas, sim, em constante ação recíproca com textos semelhantes e/ou imediatos. Para Bakhtin (1997), a linguagem e o pensamento assumem uma unidade dialética, mediando a relação do homem com o mundo. Assinale a alternativa CORRETA que caracteriza o dialogismo:
FONTE: BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.
	 a)
	O dialogismo impede a interação entre os sujeitos. Por meio dele, o sujeito que fala pratica ações individuais, ou seja, que independem do outro.
	 b)
	No dialogismo não se faz necessária a troca de papéis entre emissor e receptor.
	 c)
	O dialogismo, no exercício da fala, dispensa a interlocução, a sua circulação; assim, o diálogo é irrelevante.
	 d)
	O dialogismo faz menção à linguagem em sua relação com o outro e no estudo do discurso de outrem - em outras palavras, uma enunciação sobre a enunciação.
	4.
	Cada vez mais, é preciso utilizar diferentes estratégias didáticas para auxiliar no desenvolvimento da escrita e desenvolver as inúmeras habilidades dos alunos. Compreendendo a existência dessas estratégias, analise as seguintes sentenças:
I- A revisão textual é incentivada nos Parâmetros Curriculares Nacionais como estratégia de escrita que se atenta aos elementos linguísticos, ortográficos e de pontuação.
II- Como estratégia de escrita, é relevante que se faça o fichamento das informações de uma determinada pesquisa. Neste fichamento, é preciso selecionar os trechos mais importantes.
III- A pesquisa, como estratégia de escrita, possibilita a seleção de variadas fontes e informações sobre o tema pesquisado. Após a verificação da confiabilidade dos conteúdos, é possível registrar os dados pesquisados.
IV- A criação de textos a partir de oficinas de produção pode ser uma alternativa para trabalhar a escrita a partir de um gênero textual. O professor pode apresentar textos de diferentes autores para, posteriormente, solicitar a escrita dos alunos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Todas as afirmativas estão corretas.
	5.
	Observe a seguinte gravura. A partir da imagem, percebemos a presença de uma das funções da linguagem listadas por Jakobson (1974). Agora, assinale a alternativa CORRETA que se refere a essa função:
	
	 a)
	Metalinguística.
	 b)
	Emotiva ou expressiva.
	 c)
	Referencial.
	 d)
	Conativa ou apelativa.
	6.
	Concebe a linguagem como um meio de interação. Esse tipo de leitura comunica, informa e realiza ações sobre o leitor. É uma leitura sistemática que pretende selecionar as unidades de sentido importantes para o processo de análise. Tomando como base os conceitos apresentados, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o tipo de leitura ao qual se refere o enunciado:
	 a)
	Leitura emocional.
	 b)
	Leitura intelectual.
	 c)
	Leitura autônoma.
	 d)
	Leitura crítica.
	7.
	A crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e, por muitas vezes, identifica-se com as ações tomadas pelas personagens. Sobre a crônica, analise as afirmativas a seguir:
I- Descreve fatos da vida cotidiana.
II- Pode ter caráter humorístico, crítico, satírico e/ou irônico.
III- Uso da norma culta sempre na fala das personagens.
IV- Segue um tempo cronológico determinado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	8.
	O leitor, no contato com o texto, resgata conhecimentos, os quais interferem no seu diálogo com o texto de maneira a determinar o tipo de leitura que o mesmo fará num determinado momento. Sobre o conhecimento prévio, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É o conhecimento que o leitor tem sobre o assunto que lhe permite fazer inferências e relacionar diferentes partes do texto.
	 b)
	O conhecimento prévio é improdutivo, uma vez que desfavorece a relação do leitor com o texto.
	 c)
	O conhecimento prévio é um elemento desnecessário para a interpretação da leitura.
	 d)
	O conhecimento de mundo é ativado somente quando da elaboração da escrita.
	9.
	Os gêneros textuais se estruturam em situações comunicativas. Eles se apresentam em distintas formas, podendo ser: romance, crônica, conto, bilhete, bulas de remédio, entre outros. Os falantes da língua se utilizam de suportes diferentes dependendo do efeito que desejam provocar em seus interlocutores. Sendo assim, destacamos o texto literário, que se caracteriza por transformar a realidade e construir uma ponte entre o leitor e a obra. Sobre as características do texto literário, analise as sentenças a seguir:
I- Possui função estética e é capaz de auxiliar na construção do sujeito leitor. 
II- Utiliza-se do jogo de palavras, oximoros e outros recursos que ampliam as formas de visão do mundo. 
III- Sensibiliza e desperta no leitor a ampliação dos horizontes, novas relações de sentido e formas de se construir como sujeito leitor.  
IV- Segue a norma culta e passa apenas informações de cunho