Buscar

ECONOMIA E NEGÓCIOS QUESTÃO DISCURSIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÃO 01:
Crescimento em 2013 será mais robusto, afirma Dilma
A afirmação foi uma resposta à pergunta de Valderice do Nascimento, de 18 anos, estudante de São Luis (MA), sobre a opinião de Dilma em relação ao baixo crescimento econômico do Brasil em 2012 e quais as medidas que ela pretende tomar em 2013 “para que essa realidade mude”. Entre as medidas tomadas, Dilma citou “a redução significativa da taxa de juros e o reposicionamento do câmbio de forma a ajudar a indústria brasileira a resistir à concorrência externa provocada pela guerra cambial”.A presidente cita também a desoneração da folha de pagamento em 42 setores, a redução da tarifa de energia e a ampliação do financiamento ao investimento. Medidas, de acordo com ela, que “já começaram a surtir os efeitos esperados. Por isto, tenho certeza de que 2013 será um ano ainda melhor”.“Em 2012, crescemos menos que no ano anterior, mas geramos 1,3 milhão de novos postos de trabalho. A taxa de desemprego alcançou os mais baixos níveis históricos e a renda real do trabalhador aumentou 4,1%”, justificou.“Outros dados de 2012, como a expansão forte dos financiamentos habitacionais e para aquisição de veículos, que cresceram 38,2% e 8,8% (respectivamente), mostram a continuidade da melhoria das condições de vida dos brasileiros”, completou.Ainda de acordo com a presidente, “hoje, as condições econômicas de nosso País são mais sólidas e temos um mercado interno dinâmico, o que evita que a crise internacional nos paralise, como ocorria na década de 90”, concluiu.
Examine a charge abaixo:
Responda:
A)Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam o texto e a charge?
Fala sobre como a gestão das políticas publicas influenciam a vida das pessoas e apresenta os inúmeros desafios econômicos que devem ser realizados para que haja melhoria na vida das pessoas e como conseguir concretizar os direitos, ou seja, mostra a exclusão social e econômica por falta de investimentos em projetos sociais, Desigualdade econômica, Processo Inflamatório, PIB, Globalização.
B)Há relação de causa-efeito entre a mensagem do texto e a charge? Justifique sua resposta.
Sim. Como podemos observar na manchete que a presidente Dilma, apesar de tentar proteger a economia Nacional, mantem o seu foco na produção de bens de consumo duráveis. A presidente cumpre bem o papel de aliada da globalização, estimula consumo, investe em indústrias, baixa juros com intuito de aquecer o comércio, contribui com a desigualdade social quando não investe na assistência e inclusão dos mais pobres. Pois as medidas tomadas pelo governo, tanto podem minimizar as necessidades sociais como agrava-las e na charge fica evidente o abandono social causado por uma má gestão pública que deveria proporcionar a sociedade direitos tais como: educação, saúde, assistência social, segurança, entre outras, de forma a garantir, através de um instrumento legal, a realização destas ações, visando sempre o melhor para todos. 
QUESTÃO 02:
Explique por qual motivo o problema econômico fundamental origina-se da escassez de recursos produtivos.
O principio da escassez nos diz que a quantidade de bens e consumos disponíveis à sociedade é LIMITADA, não é possível produzir indefinidamente. Os recursos natural, de capital e de trabalho são restritos e quando empregados indiscriminalmente, se esgotam, com isso, há a necessidade de escolher o que e quanto produzir, como produzir e finalmente para quem produzir.
QUESTÃO 03:
A abordagem Industrial não enfatiza apenas a maximização de lucros pura e simples, mas, sim, a maximização do Mark-up. Explique sobre o que repousa a teoria do Mark-up.
A Teoria do Mark-up repousa na constatação empírica de que as empresas não conseguem prever adequadamente por seu produto e, portanto suas receitas, mais conhecem seus custos.
QUESTÃO 04:
A curva de Lorenz é uma ferramenta importante de análise no âmbito da ciência econômica. Explique para que serve essa ferramenta. 
A curva de Lorenz é uma representação gráfica que nos permite descrever e analisar a distribuição de renda em uma sociedade, que tem como objetivo a avaliação do grau de desigualdade em termos de repartição do rendimento de uma economia pelos seus indivíduos. 
QUESTÃO 05:
Tendo em mente que a economia estuda a forma como a sociedade emprega fatores para a produção de coisas úteis, correlacione os fatores de produção a cada uma de sua remuneração.
Terra damos o nome de Aluguel;
Trabalho chamaremos Salário;
O capital recebe sob a forma de juros;
Tecnologia por direito por propriedades;
A capacidade empresária recebe lucros.

Outros materiais