Buscar

FLORESTA AMAZÔNICA

Prévia do material em texto

Floresta amazônica
	Também conhecida como hiléia, recobre cerca de 40% do território nacional, estendendo-se pela Amazônia e parte das regiões Centro oeste e nordeste. Ela constitui a mais extensa área florestal do mundo. Ela também é notoriamente destacada por abrigar a maior biodiversidade do planeta, possuindo em seu habitat mais espécies vegetais e animais que qualquer outra formação vegetal do planeta.
	Muita densa e fechada, com variedade de espécie, a Floresta Amazônica caracteriza-se por uma grande umidade, elevadas temperaturas e pequena amplitude térmica. O nome latifoliada deriva do latim e indica a predominância e espécies de espécies vegetais de folhas largas. Acompanhado essa floresta há uma estranha rede de rios, que correm um relevo onde predominam terras baixas. Os solos são, em ge4ral, pouco férteis. Apesar de sua aparente uniformidade a floresta amazônica abriga três tipos de associações, assim divididas:
Mata de igrapó: constantemente inundada, é formada principalmente por palmeiras e arvores não muito altas, emaranhadas por cipós e lianas. É bastante rica em espécies vegetais.
Mata de várzea: mais compacta sofre inundações periódicas (cheias). Apresenta arvores maiores, sobressaídos às seringueiras, por seu valor econômico. 
Mata de terra firme: pouco inundada, é a que apresenta arvores mais altas. Nela são comuns o castanheiro, o guaraná e o caucho.
	As queimadas para a abertura de pastos, instalação de fazendas para criação de gado e plantações de diversos produtos agrícolas, os desmatamentos para retirada de madeira de4 madeira e a mineração são os principais impactos provados pela ocupação humana na Amazônia.

Continue navegando