Buscar

Conceitos Fundamentais de Literatura Comparada

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	O título da canção de Caetano Veloso, que usamos como exemplo na primeira aula, faz uma alusão a uma narrativa mitológica da Antiga Grécia. Deste fato, concluir que:
		
	
	É impossível relacionar temas antigos com manifestações recentes.
	 
	           O reaproveitamento de temas da tradição antiga é uma prática indispensável para os novos autores, sendo ela o objeto privilegiado de estudo da Literatura Comparada.
	
	          O reaproveitamento de temas da tradição literária é uma prática que alimenta a criatividade dos autores de hoje, muito embora estes se mostrem incapazes de alcançar o mesmo nível dos clássicos.
	
	           O caso específico da canção de Caetano elucida a realidade de que os temas da antiguidade não podem ser retomados, uma vez que ninguém mais acredita nos mitos da antiguidade.
	 
	            O reaproveitamento de temas da tradição antiga é uma prática que alimenta a criatividade dos autores de hoje, ainda que estes lancem mão, com muita frequência, de recursos próprios, para exprimir novas realidades.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O objetivo central da Literatura Comparada é:
		
	 
	Analisar comparativamente textos de autores da mesma nacionalidade, mas de diferentes épocas.
	
	Nenhuma das opções acima.
	 
	Todas as opções acima se combinam para compor o amplo espectro de objetivos da disciplina.
	
	Analisar comparativamente textos de autores de diferentes épocas e nacionalidades, tendo em vista não somente o universo do livro, mas também o de outras mídias.
	
	Analisar comparativamente textos de autores de diferentes nacionalidades.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Marque, entre as alternativas, abaixo aquela que não corresponde à compreensão de Literatura Comparada.
		
	
	Dialoga com a Linguística, a Semiótica, a História, a Sociologia, a Psicanálise, a Filosofia etc.
	
	É um campo de estudo bem mais do que uma disciplina.
	
	O conceito de Literatura Comparada está exposto ao tempo, ou seja, muda com o tempo, seguindo os rumos da História.
	 
	Seu objeto de estudo é o texto, isolado de todos os outros saberes.
	
	Na Literatura Comparada, a comparação nunca é um fim em si, mas um meio que visa a uma melhor compreensão de nosso objeto de estudo.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Pelo que estudamos acerca do significado da Literatura Comparada, a única alternativa que não corresponde aos fatos é que:
		
	
	Não pode ser concebida como conjunto de práticas voltadas para estabelecer prioridades e hierarquias no que diz respeito à análise de Literatura de diferentes países.
	
	Trata-se de uma disciplina que ganhou novo corpo no contexto de um mundo em descolonização, na segunda metade do século XX, quando novas literaturas buscavam seu espaço nos debates globais.
	 
	Pode ser concebida como conjunto de práticas voltadas para estabelecer prioridades e hierarquias no que diz respeito à análise de Literatura de diferentes países.
	
	Trata-se de uma disciplina que foi concebida de maneiras diferentes ao longo de sua história, estando sujeita às transformações provocadas pelo transcurso do processo histórico.
	
	Trata-se de uma disciplina concebida dentro inicialmente dentro do contexto de uma Europa divida por conflitos nacionais, o que a levou a funcionar como oportunidade para um debate além de fronteiras políticas e culturais.
	
	
	Gabarito
Coment.

Mais conteúdos dessa disciplina