Buscar

Simulado Av1 Estacio Processo civil II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702979617)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em eventual ação de cobrança, antes de discutir o mérito, incumbe ao réu alegar, em preliminar de contestação:
		
	
	Novação
	
	Prescrição
	
	Pagamento
	
	Decadência
	 
	Carência de ação
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703051456)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO No procedimento comum tratado pelo Novo Código de Processo Civil, uma vez ausentes as hipóteses que determinam o julgamento antecipado da lide ou a extinção do processo, poderá o juiz designar a audiência de conciliação e mediação. Sobre essa etapa procedimental, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A sentença judicial que homologa acordo de conciliação ou transação em sede de audiência preliminar não será dotada de eficácia de título executivo judicial
	 
	Se, por qualquer motivo, não for obtida a conciliação e mediação, o juiz fixará os pontos controvertidos, decidirá as questões processuais pendentes e determinará as provas a serem produzidas, designando audiência de instrução e julgamento, se necessário.
	
	O juiz não poderá, em quaisquer hipóteses, dispensar a realização da audiência preliminar
	
	É obrigatória a presença das partes na audiência preliminar regularmente designada, sob pena de extinção do processo, caso a falta seja do autor, ou de decretação da revelia, quando o réu não comparecer.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703358633)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Se o pedido contrariar enunciado de súmula do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça, o juiz
		
	 
	poderá julgar liminarmente improcedente o pedido, sem a citação do réu, desde que a causa dispense a fase instrutória. Desta decisão caberá apelação.
	
	mandará citar o réu e procederá ao julgamento antecipado da lide se a causa dispensar a fase instrutória. Desta decisão caberá agravo de instrumento.
	
	poderá julgar liminarmente improcedente o pedido, depois de citado o réu, ainda que a causa não dispense a fase instrutória. Desta decisão caberá apelação.
	
	poderá julgar liminarmente improcedente o pedido, depois de citado o réu, desde que a causa dispense a fase instrutória. Desta decisão não caberá recurso.
	
	indeferirá a petição inicial. Desta decisão não caberá recurso.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703043554)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	João é citado em ação proposta por Pedro e realiza contestação alegando falta de pagamento para não cumprir com sua parte em contrato firmado pelas partes. Além disso, também aproveitou e está cobrando de Pedro determinada soma em dinheiro, oriundo do mesmo negócio jurídico. Marque a opção que indica as respostas apresentadas por João nos autos do processo.
		
	
	somente reconvenção.
	 
	contestação e reconvenção na mesma peça processual.
	
	reconvenção e exceção de contrato não cumprido.
	
	apenas contestação, mas sem reconvenção ou qualquer exceção.
	
	contestação e reconvenção em petições distintas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703027584)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em se tratando dos procedimentos em processo podemos afirmar que:
		
	
	O CPC 2015 excluiu a existência do procedimento sumaríssimo.
	
	O procedimento sumário recebeu adaptação legislativa passando a corresponder ao teto de 40 salários mínimos em sede de sua composição de valor máxima criando assim maior assertividade processual.
	
	Os procedimentos especiais passaram a ser disciplinados por legislação extravagante, dada a natureza jurídica dos institutos envolvidos.
	 
	O procedimento sumário foi extinto pelo CPC 2015.
	
	Todas as alternativas estão erradas.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201705364253)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Maria comprou um apartamento da empresa Moradia S/A e constatou, logo após sua mudança, que havia algumas infiltrações e problemas nas instalações elétricas. Maria consultou seu advogado, que sugeriu o ajuizamento de ação de produção antecipada de prova, com o objetivo de realizar uma perícia no imóvel, inclusive com o objetivo de decidir se ajuizaria, posteriormente, ação para reparação dos prejuízos. Diante desse contexto, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A produção antecipada de provas é incabível, porque apenas pode ser ajuizada quando há urgência ou risco de que a verificação dos fatos venha a se tornar impossível posteriormente, o que não foi demonstrado na hipótese concreta.
	
	A produção antecipada de provas é obrigatória, uma vez que Maria não poderia ingressar diretamente com ação para reparação dos prejuízos.
	 
	A produção antecipada de provas é cabível, porque visa a obter prévio conhecimento dos fatos e da situação do imóvel, para justificar ou evitar o ajuizamento de ação de reparação dos prejuízos,
	
	A produção antecipada de provas é incabível, vez que o seu ajuizamento apenas pode ocorrer mediante pedido conjunto de Maria e da empresa Moradia S/A.
	
	todas as alternativas estão incorretas.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201703297090)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação ao procedimento comum tratado no Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/15), analise as assertivas a seguir: I. A audiência de conciliação ou mediação não será realizada somente se ambas as partes expressamente manifestarem o desinteresse ou quando a causa não admitir autocomposição. II. Na fase de saneamento e organização do processo, se a causa apresentar complexidade em matéria de fato ou de direito, deverá o juiz designar audiência para que o saneamento seja feito em cooperação com as partes, oportunidade em que o juiz, se for o caso, convidará as partes a esclarecer suas alegações. III. Iniciada a audiência de instrução e julgamento, o juiz tentará conciliar as partes, independentemente do emprego anterior de outros métodos de solução consensual de conflitos, como a mediação e a arbitragem. Quais estão corretas?
		
	
	Apenas I e II.
	
	Apenas II.
	
	Apenas II e III.
	 
	I, II e III.
	
	Apenas III.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201703027873)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(NCPC)"A moveu ação separação litigiosa em face B. A ação foi distribuída para a 2ª Vara Cível da comarca de Salvador. Ao receber a exordial o juiz se declarou incompetente enviando de ofício, a ação, para a 13ª Vara de Família Sucessões e Órfãos.Com relação ao exposto, a decisão do julgador está
		
	 
	A) correta pois se trata de competência material podendo o julgador declarar de oficio sua incompetência;
	
	D) incorreta pois somente poderia ter sido declarada a incompetência se o réu arguisse tal matéria em contestação.
	
	C). correta pois se trata de competência relativa podendo o julgador declarar de oficio sua incompetência.
	
	B) incorreta pois se trata de competência originária competindo as partes arguirem a incompetência;
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703424964)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Considere as seguintes afirmativas sobre o tema da petição inicial no âmbito do Código de Processo Civil. Assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Indeferida a petição inicial, o autor poderá apelar, facultado ao juiz, no prazo de 15 (quinze) dias, retratar-se.
	 
	Compreendem-se no principal os juros legais, a correção monetária e as verbas de sucumbência, inclusive os honorários advocatícios.
	
	Quando, para cada pedido, corresponder tipo diverso de procedimento, será admitida a cumulação se o autor empregar o procedimento comum, sendo absolutamente vedado o emprego das técnicas processuais diferenciadas previstas nos procedimentos especiais a que se sujeitariam um ou mais pedidos cumulados.
	
	É licita a cumulação, em um único processo, contra o mesmo réu, de vários pedidos, desde que entre eles haja necessária conexão.
	
	Na obrigação indivisível com pluralidade de credores, somente aquele que participou do processo receberásua parte, deduzidas as despesas na proporção de seu crédito.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201705364255)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em razão da realização de obras públicas de infraestrutura em sua rua, que envolveram o manejo de retroescavadeiras e britadeiras, a residência de Daiana acabou sofrendo algumas avarias. Daiana ingressou com ação judicial em face do ente que promoveu as obras, a fim de que este realizasse os reparos necessários em sua residência. Citado o réu, este apresentou a contestação. Contudo, antes do saneamento do processo, diante do mal-estar que vivenciou, Daiana consultou seu advogado a respeito da possibilidade de, na mesma ação, adicionar pedido de condenação em danos morais. Considerando o caso narrado, assinale a afirmativa correta.
		
	
	É possível o aditamento, uma vez que, até o saneamento do processo, é permitido alterar ou aditar o pedido sem o consentimento do réu.
	
	Não é possível o aditamento, uma vez que o réu foi citado e apresentou contestação.
	
	todas as alternativas estão incorretas.
	 
	É possível o aditamento, eis que, até o saneamento do processo, é permitido aditar ou alterar o pedido, desde que com o consentimento do réu,
	
	É possível o aditamento, porquanto, até a prolação da sentença, é permitido alterar ou aditar o pedido, desde que não haja recusa do réu.

Continue navegando