Buscar

Simulado Av1 Estacio Processo Civil III 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201602010138)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(XLIV Concurso para Magistratura do TJ/RJ) Sobre o princípio do duplo grau de jurisdição, é correto afirmar que:
		
	
	é garantia constitucional expressa que assegura à parte o direito de ter a decisão judicial revista e que veda a edição de lei ordinária que venha a suprimir recursos previstos no sistema.
	
	não é garantia constitucional, mas a previsão expressa desse princípio, na Carta Magna, no sentido de propiciar a revisão da decisão judicial, impede a supressão, por lei ordinária, de qualquer recurso.
	 
	não é garantia constitucional expressa na Carta Magna, pelo que é perfeitamente possível a edição de lei ordinária que venha suprimir algum recurso previsto no sistema.
	
	é garantia constitucional expressa, constituindo cláusula pétrea, que garante aos jurisdicionados o direito de recorrer, através dos meios recursais previstos no sistema, que não podem ser suprimidos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604461425)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Para que o mérito de uma demanda seja julgado, o juiz precisa anteriormente analisar os pressupostos processuais e as condições da ação, considerados genericamente como pressupostos de admissibilidade do julgamento de mérito. No âmbito recursal, existe o mesmo fenômeno, devendo o órgão julgador fazer uma análise de aspectos formais do recurso para só então, superada positivamente essa fase, analisar o mérito recursal. Sobre o juízo de admissibilidade e o juízo de mérito dos recursos, assinale a opção incorreta:
		
	
	Admitido o recurso pelo órgão a quo, o órgão ad quem faz novo exame da admissibilidade do recurso. Proferida a admissibilidade do recurso pelo órgão ad quem, apenas se viabiliza o juízo de mérito, sendo preliminar a este, sem significar que, quando da análise do mérito, a parte terá seu pleito reconhecido.
	
	O julgamento dos recursos encontra-se dividido em duas fases. Na primeira, denominada juízo de admissibilidade, verifica-se a existência dos requisitos de admissibilidade dos recursos, isto é, verificam-se as condições impostas pela lei para que o órgão possa apreciar todo o conteúdo da postulação.
	
	O juízo de admissibilidade será sempre preliminar ao juízo de mérito, pois, caso o recurso seja considerado inadmissível, não será conhecido o mesmo e, consequentemente, não existirá a segunda fase do julgamento.
	 
	O efeito substitutivo dos recursos será observado mesmo no caso de o juízo de admissibilidade ser negativo.
	
	O juízo de mérito pressupõe e é dependente do juízo de admissibilidade.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604340431)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Considere as disposições do código de processo civil e assinale a alternativa correta sobre os efeitos do recurso de apelação. 
		
	
	A apelação interposta da sentença que não confirmar a antecipação dos efeitos da tutela não será recebida no efeito devolutivo.
	
	A apelação interposta da sentença que julgar procedente o pedido de instituição de arbitragem será recebida no efeito suspensivo.
	
	A apelação interposta da sentença que homologar a divisão ou a demarcação será recebida no efeito suspensivo.
	 
	A apelação interposta da sentença que rejeitar liminarmente embargos à execução não será recebida no efeito suspensivo.
	
	A apelação será sempre recebida no efeito suspensivo.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604469968)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	(Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Sorocaba - SP Prova: VUNESP - 2018 - Prefeitura de Sorocaba - SP - Procurador do Município) A Procuradoria do Município, após ser derrotada em primeira instância em uma ação em que era ré, apelou, alegando que a decisão de primeira instância contrariava lei federal. O Tribunal de Justiça não deu provimento à apelação, bem como não se pronunciou expressamente sobre a suposta alegação de violação da lei federal. Face ao exposto, considerando a Jurisprudência dos Tribunais Superiores, bem como a disciplina constante do Código de Processo Civil, deverá a Procuradoria do Município:
		
	
	apresentar embargos de declaração para prequestionar a alegação de violação da lei federal. Se o Tribunal não se manifestar nos embargos, será necessária a apresentação de recurso especial, sob o argumento da violação do dispositivo do Código de Processo Civil que prevê os embargos de declaração. Se o Superior Tribunal de Justiça conhecer e prover o recurso especial, deve o caso voltar para o Tribunal de Justiça, para que se pronuncie sobre a questão.
	 
	apresentar embargos de declaração para prequestionar a alegação de violação da lei federal. Se o Tribunal não se manifestar nos embargos, poderá ser apresentado recurso especial, sob o fundamento da violação ao dispositivo da lei federal e violação ao dispositivo do Código de Processo Civil que prevê os embargos de declaração. Reconhecendo a existência da omissão quanto à alegação de violação da lei federal, poderá o Superior Tribunal de Justiça também reconhecer a violação da lei federal.
	
	apresentar diretamente o recurso especial. A alegação de violação à legislação federal, por ter sido alegada, considera-se fictamente prequestionada, não sendo necessário pronunciamento da instância ordinária, cabendo ao Superior Tribunal de Justiça aplicar o direito ao caso concreto.
	 
	impetrar mandado de segurança, tendo em vista a inexistência de previsão legal de recurso contra decisão que se mantém omissa, a despeito da interposição dos embargos de declaração. Ao se manter omisso, o Tribunal de Justiça acaba impedindo o acesso às instâncias superiores, configurando-se em um ato ilegal e abuso, passível de ser cassado mediante o mandamus.
	
	apresentar recurso extraordinário perante o Supremo Tribunal Federal, em razão da negativa de acesso jurisdicional. O Tribunal de Justiça, ao não se pronunciar sobre a alegação da lei federal, ofendeu diretamente a Constituição Federal, devendo sua omissão ser reprimida pelo Supremo Tribunal Federal, guardião da Constituição Federal.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602027527)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Na teoria dos recursos:
		
	
	o prazo para interposição só pode ser interrompido na hipótese de falecimento de um dos advogados constituídos pela parte perdedora.
	 
	pelo princípio da unirrecorribilidade para cada decisão deve haver um único recurso adequado.
	
	são recorríveis todos os despachos, decisões interlocutórias e sentença.
	
	segundo o princípio da taxatividade, somente serão recursos aqueles expressamente determinados e regidos pelo Código de Processo Civil;
	
	o interesse constitui um dos pressupostos objetivos de admissibilidade.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201604338990)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Pedro ajuizou ação indenizatória em face de sociedade de economia mista estadual, pleiteando a condenação desta a lhe pagar verba correspondente a mil salários mínimos. Finda a fase instrutória, o juiz julgou parcialmente procedente o pedido, condenando a ré a pagar ao autor a verba equivalente a setecentos salários mínimos. Inconformada, a sociedade de economia mista interpôs recurso de apelação, pugnando pela reforma integral do julgado, vindo Pedro a fazer o mesmo, embora por meio de apelo adesivo, em que postulou a majoração da verba indenizatória. Ocorre que, na sequência, a ré desistiu de sua apelação. Nesse contexto:
		
	
	o recurso da ré não deverá ser conhecido, embora deva sê-lo o de Pedro;
	
	o recurso de Pedro não deverá ser conhecido, embora deva sê-lo o da ré;
	
	ambos os recursos deverão ser conhecidos; 
	 
	nenhum dos recursos deverá ser conhecido, operando-se o imediato trânsito em julgado da sentença;
	
	nenhum dos recursos deverá ser conhecido, impondo-se a subida dos autos ao tribunal, mercê do reexame.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201602374769)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Considerando oque dispõe o CPC a respeito de recursos, assinale a opção correta:
		
	
	Apenas a parte vencedora possui interesse recursal.
	
	A desistência do recurso interposto pelo recorrente depende da concordância do recorrido.
	
	A procuração geral para o foro, conferida por instrumento público, habilita o advogado a desistir do recurso.
	 
	Havendo sucumbência recíproca e sendo proposta apelação por uma parte, será cabível a interposição de recurso adesivo pela outra parte.
	
	O MP tem legitimidade para recorrer somente no processo em que é parte.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201602027522)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O recurso adesivo é comportável:
		
	
	No recurso especial, no recurso extraordinário somente.
	
	No recurso extraordinário, no recurso especial, na apelação e no recurso ordinário;
	 
	No recurso especial, no recurso extraordinário e na apelação;
	
	Nos embargos infringentes, na apelação, no recurso especial e no recurso ordinário
	
	No agravo regimental, na apelação, no recurso especial e no recurso ordinário;
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201602027280)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação ao preparo recursal, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado pessoalmente para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.
	
	É dispensado o recolhimento do porte de remessa e de retorno no processo em autos eletrônicos, salvo nas cartas precatórias.
	
	No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, sob pena de deserção, com exceção do porte de remessa e retorno.
	 
	São dispensados de preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela União, pelo Distrito Federal, pelos Estados, pelos Municípios, e respectivas autarquias, e pelos que gozam de isenção legal.
	
	A insuficiência no valor do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, implicará deserção se o recorrente, intimado na pessoa de seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de 10 dias.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201602258978)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	No sistema recursal do Código de Processo Civil pode-se afirmar o seguinte:
		
	 
	Na primeira instância, da sentença cabe apelação e recurso ordinário, da decisão interlocutória é cabível agravo de instrumento e embargos de declaração.
	
	Na primeira instância, da sentença cabe apelação e embargos de declaração, da decisão interlocutória é cabível agravo de instrumento e embargos de divergência, e dos despachos cabe agravo de instrumento.
	 
	Na primeira instância, da sentença cabe apelação e embargos de declaração, da decisão interlocutória é cabível agravo de instrumento e embargos de declaração, e dos despachos segundo disposição do CPC/15 não cabe recurso.
	
	Quando as decisões dos Tribunais se sobrepõe às decisões de 1ª instância é correto tecnicamente afirmar que houve ¿reforma¿ (ex: ¿a sentença foi reformada¿), sendo que o julgamento proferido pelo tribunal não substituirá a decisão impugnada no que tiver sido objeto de recurso.
	
	Se numa ação com pedidos cumulados, o juiz sentenciar os dois pedidos improcedentes o autor somente poderá apelar se recorrer de ambos.

Outros materiais