Buscar

ALCEMIR HORACIO ROSA - 2019 - O que é o Pedagogo?

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMUS - ISEPRO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EAD 
ALUNA: ALINE VERÔNICA DE SOUSA MACHADO
TRABALHO: MERCADO DE TRABALHO
PARNAÍBA
2018
O pedagogo tem um papel fundamental na formação de nossas crianças. Ele é o responsável por apresentar as primeiras experiências de aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental do primeiro ao quinto ano.
O pedagogo pode tanto assumir a função de professor ou como pedagogo de uma instituição. E a procura por esses profissionais é muito grande tanto para dar aula e assessorar na rede privada quanto na rede pública. Os pedagogos não são requisitados apenas em sala de aula, de escolas comuns, mas também para presta apoio no planejamento e execução de ações pedagógicas e educacionais. A formação prepara, portanto, o profissional para atuar em diversas áreas da educação, eles podem atuar, por exemplo, em cargos de consultorias, coordenadores educacionais, órgãos públicos, secretarias de ensinos, museus, brinquedotecas e assim entre outros lugares. 
O mercado de trabalho para o pedagogo é um campo bastante amplo, mas o que faz a diferença do maior ou menor sucesso será a qualificação e o comprometimento do profissional. Pois o que a gente vê em nossa atualidade é uma grande quantidade de pessoas se formando anualmente nas universidades públicas e particulares. E isso faz com que o mercado de trabalho fique com um excesso de mão de obra. 
É por isso que faz toda diferença o maior ou menor preparo do profissional pedagogo, porque é a busca de maior qualificação que fará com que este profissional esteja preparado para as mudanças que ocorrem com tanta velocidade no mundo contemporâneo. E dentro desta busca por qualificação esta as especializações que possibilitam a pessoa formada em pedagogia buscar o desempenho de funções especificas na área pedagógica, como por exemplo, a psicopedagogia, que possibilita ao pedagogo ir muito além no desempenho de suas funções.
O que fica claro neste trabalho é que embora o mercado de trabalho esteja cheio de pessoas formadas na área de pedagogia, mas a real diferença quem faz é a própria pessoa, ela é que vai estabelecer se será apenas mais uma pessoa formada ou se irá buscar se qualificar e procurar ir muito além de suas meras atribuições.
O mercado é grande e tem oportunidades para todos aqueles que tenham interesse de buscar oferecer algo a mais para a área. Mas não se pode deixar de lado a dedicação do pedagogo, pois não basta estar qualificado, é preciso ter dedicação e amor para o mercado da pedagogia.

Continue navegando