Buscar

Trabalho de Fisioterapia Respiratória

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trabalho de Fisioterapia Respiratória
6º Semestre - Diurno
Professor: Thalis Henrique Silva
Aluna: Sarah Emanuelly Fróes Tostes
Jéssica de Souza Novo
Flávia Carolaine Ferreira de Oliveira
- O trabalho se define em apresentar as técnicas passadas em sala, e explicar suas funções e como são realizadas. 
- Técnicas a serem citadas neste estudo: Bag Squeezing; Drenagem Autógena; Ciclo ativo da respiração; Exercícios respiratórios- Freno-labial e Tracionamento ou compressão do gradil costal. 
- Todo conteúdo estudado para realização deste material, foi retirado dos artigos encontrados na plataforma do SciELO e Google Acadêmico. 
Bag Squeezing 
A palavra Bag Squeezing vem do inglês e significa: bag (bolsa) e squeezing (espremer, apertar). Nesta manobra serão necessários: um ambú, uma sonda traqueal, luva estéril, soro fisiológico, seringa de 10 ml. A presença de dois profissionais torna a técnica mais rápida e eficiente, o primeiro fisioterapeuta administrará um volume gasoso com a bolsa, maior que o volume corrente utilizado pelo paciente, se possível, chegando próximo ao limite da capacidade pulmonar total; e o segundo sincronizará a manobra de vibrocompressão após a hiperinsuflação. 
Ocorrerá a aceleração do fluxo expiratório gerando o fluxo turbulento e estimulando o mecanismo da tosse, o que facilitará o deslocamento das secreções impactadas na periferia pulmonar, colocando-as mais próximas das vias aéreas superiores onde serão mais facilmente eliminadas. Na presença de secreções espessas, recomenda-se a instilação (introduzir um liquido, gota a gota) prévia de soro fisiológico em quantidades adequadas antes da insuflação do pulmão. 
Descrição da Técnica: O paciente é posicionado em decúbito dorsal, o primeiro passo da técnica consiste em instilar cerca de 1-5 ml de soro fisiológico no TOT (Tubo Orotraqueal) ou TQT (Traqueostomia), em seguida acopla-se o ambú administrando um volume de ar nas vias aéreas de três a cinco vezes, enquanto isso, outro profissional realiza técnicas de compressão torácica manual na fase expiratória, podendo associar ás vibrações torácicas. Para finalizar, realiza-se uma aspiração traqueal.
Esta manobra é realizada apenas em pacientes intubados ou traqueostomizados, com o objetivo de desobstruir as vias aéreas. Dentre as manobras de desobstrução brônquica e expansão pulmonar, a hiperinsuflação manual (bag squeezing ou bagging), tem como objetivo aumentar a ventilação alveolar, mobilizar secreções brônquicas, reverter áreas colapsadas, além de melhorar a complacência estática.
Porém, estudos apresentam que, está técnica nem sempre é a mais recomendada, pois ela realmente pode deslocar as secreções brônquicas para regiões mais profundas das VA, contaminando outras áreas do pulmão, entretanto, em caso de rolhas de secreção sua utilização é extremamente eficiente. Alguns estudos relatam que há melhora na complacência pulmonar, de pacientes intubados devido à insuficiência respiratória aguda. Essa manobra está contraindicada nos casos de instabilidade hemodinâmica, hipertensão intracraniana, hemorragia peri-intraventricular grave, osteopenia da prematuridade, distúrbios hemorrágicos e graus acentuados de refluxo gastroesofágico. 
Hiperinsuflação manual: superdistender áreas já infladas, mas deixam outras áreas colapsadas = risco de pneumotórax.
CUIDADO: asma e bronquite = condições que causem hiperinsuflação. 
Ciclo Ativo da Respiração (CAR)
O Ciclo Ativo da Respiração (CAR) é utilizado para mobilizar e eliminar secreções brônquicas, ele serve para melhorar a função pulmonar. É um método flexível de tratamento, onde não se importa a idade do paciente, caso agudo ou crônico, se é um caso clinico ou cirúrgico, pois ele pode ser adaptado para suprir as necessidades de cada paciente, haja visto a presença exorbitante de secreção brônquica. Porém, alguns autores indicam a técnica para pacientes acima de 8 ou 9 anos com auxilio e acima de 12 ou 13 anos com independência, porém a técnica pode ser introduzida de forma lúdica a partir dos 2 anos, lembrando que o CAR jamais deverá ser desconfortável ou causar fadiga ao paciente. 
Manobras do ciclo ativo da respiração (CAR) são técnicas que associam de manobras de expansão torácica, controle da respiração e expiração forçada, para promover a eliminação de secreções de modo a evitar o colabamento precoce da via aérea, aumentando a ventilação colateral consequentemente prevenindo a hipoxemia e broncoespasmo.
Método de execução: O paciente pode estar sentado, em decúbitos ou em posições específicas de drenagem. A sequência da combinação compreende: relaxamento e controle da respiração, três a quatro exercícios de expansão torácica, relaxamento e controle respiratório, repetir três a quatro exercícios de expansão torácica, repetir o controle da respiração e relaxamento, executar uma ou duas técnicas de expiração forçada, terminar com o controle da respiração e relaxamento. 
Exercícios diafragmáticos: O paciente em posição confortável, e, sedestação ou em decúbito lateral elevado, realiza de três a quatro respirações tranquilas, inspirando pelo nariz e deslocando a porção superior do abdômen. A expiração pode ser realizada com os lábios franzidos. Durante o exercício o paciente mantém ambos os braços relaxados e pode-se realizar o estímulo manual na região abdominal. 
Exercícios de Expansão Pulmonar: São realizadas três a quatro inspirações profundas com predomínio do componente torácico, podendo ser acompanhado por estímulo manual. De acordo com o estado clínico do paciente pode ser acrescentado um período de sustentação da inspiração e a expiração é realizada de modo suave e prolongado pela boca. É possível a associação das manobras de percussão e vibração.
Técnica de expiração forçada: São realizadas duas a três expirações forçadas (huffing), com eliminação da secreção. A seguir retoma-se o ciclo das técnicas iniciando pelo exercício diafragmático.
Referências Bibliográficas
Célio Sabino Souza dos Santos; Dayana Priscila Maia Mejia - Os benefícios obtidos com a fisioterapia respiratória em pacientes adultos na unidade de Terapia Intensiva.
Denise Moreira Lima Lobo; Liv Albuquerque Cavalcante; Daniela Gardano Bucharles Mont’Alverne - Aplicabilidade das técnicas de bag squeezing e manobra zeep em pacientes submetidos à ventilação mecânica. 
EBSERH – Técnicas de fisioterapia respiratória em pacientes adultos.
Jefferson Veronezi; Daiane Scortegagna – Artigo de revisão - FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NA FIBROSE CÍSTICA

Outros materiais