Buscar

SIMULADO AV1 PROCESSO CIVIL 2

Prévia do material em texto

SIMULADO AV1 PROCESSO CIVIL 2
Não esqueça e curtir e salvar para me ajudar!
	
	1a Questão (Ref.:201701942832)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(NCPC)"A moveu ação separação litigiosa em face B. A ação foi distribuída para a 2ª Vara Cível da comarca de Salvador. Ao receber a exordial o juiz se declarou incompetente enviando de ofício, a ação, para a 13ª Vara de Família Sucessões e Órfãos.Com relação ao exposto, a decisão do julgador está
		
	
	B) incorreta pois se trata de competência originária competindo as partes arguirem a incompetência;
	
	C). correta pois se trata de competência relativa podendo o julgador declarar de oficio sua incompetência.
	 
	A) correta pois se trata de competência material podendo o julgador declarar de oficio sua incompetência;
	
	D) incorreta pois somente poderia ter sido declarada a incompetência se o réu arguisse tal matéria em contestação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201701941888)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	01. O prazo para resposta do réu inicia-se (termo inicial), segundo o NCPC:
		
	
	se não for designada audiência de conciliação/mediação porque inviável a autocomposição de direitos indisponíveis, e a citação ocorrer pelos correios (com AR) para mais de um réu (litisconsortes), o prazo inicia-se separadamente para cada um, com a juntada de cada AR.
	 
	se não for designada audiência de conciliação/mediação porque inviável a autocomposição de direitos indisponíveis, e a citação ocorrer por oficial de justiça, inicia-se a partir da juntada do mandado cumprido aos autos do processo.
	
	da data da audiência de conciliação ou mediação, quando autor e réu manifestam desinteresse pela autocomposição.
	
	da data da publicação do edital, quando o réu for incerto.
	
	da data do despacho que designa a audiência de conciliação ou mediação.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702384273)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Quanto à petição inicial e seus requisitos, pode se afirmar correto, exceto:
		
	
	O pedido indeterminado gera a inépcia da inicial, exceto quando se tratar de hipótese de pedido genérico.
	
	Pelo CPC é requisito da petição inicial, entre outros, a apresentação de cadastro de pessoas físicas, se for o caso, além de endereço eletrônico das partes.
	 
	A opção pela realização ou não da audiência de conciliação ou de mediação é requisito da petição inicial que deve estar manifesto na peça inaugural, pois seu descumprimento leva ao indeferimento.
	
	A lei expressamente fala em pedido certo e determinado.
	
	O enquadramento normativo dos fatos não é requisito da petição inicial e, mesmo existente, não vincula ao órgão julgador.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704234111)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Analise as seguintes assertivas e marque a verdadeira
		
	
	A parte será representada em juízo por advogado regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil. Assim, é necessário que a parte outorgue poderes a quem tem capacidade postulatória, por meio de procuração geral para o foro, instrumento que uma vez assinado pela parte, habilitando o advogado a praticar todos os atos do processo, inclusive receber citação, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, receber, dar quitação, firmar compromisso e assinar declaração de hipossuficiência econômica, que devem constar de cláusula específica.
	
	Apenas em raras exceções é lícito à parte postular em causa própria quando tiver habilitação legal, pois é muito difícil o advogado não se envolver emocionalmente nas causa em que for parte, situação que pode comprometer sua postura profissional. Quando postular em causa própria, incumbe ao advogado: declarar, na petição inicial ou na contestação, o endereço, seu número de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil e o nome da sociedade de advogados da qual participa, para o recebimento de intimações; comunicar ao juízo qualquer mudança de endereço.
	 
	Os honorários constituem direito do advogado e têm natureza alimentar, com os mesmos privilégios dos créditos oriundos da legislação do trabalho, sendo vedada a compensação em caso de sucumbência parcial.Por essa razão, a concessão de gratuidade não afasta a responsabilidade do beneficiário pelas despesas processuais e pelos honorários advocatícios decorrentes de sua sucumbência.
	
	Ocorre intervenção de terceiros quando o processo é composto por duas ou mais pessoas, seja no polo passivo, seja no polo passivo podem litigar. No entanto, para que seja viável e possível o intervenção de terceiros é necessário que haja comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide; que entre as causas haja conexão pelo pedido ou pela causa de pedir; que ocorrer afinidade de questões por ponto comum de fato ou de direito
	
	Incumbe às partes prover as despesas dos atos que realizarem ou requererem no processo, antecipando-lhes o pagamento, desde o início até a sentença final ou, na execução, até a plena satisfação do direito reconhecido no título. No entanto, a pessoa natural brasileira, com exclusividade, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça. Como é um direito, o pedido de gratuidade da justiça pode ser formulado em qualquer momento ou fase do processo pelas partes
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701981632)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	O Novo Código de Processo Civil consagra o princípio do ônus da impugnação específica dos fatos, e sobre o assunto é CORRETO afirmar que
		
	 
	esta regra não se aplica quando a parte estiver representada por defensor público, advogado dativo ou curador especial.
	
	este princípio só se aplica ao órgão o Ministério Público quando ele atua como parte.
	
	este princípio não se aplica ao órgão do Ministério Público.
	 
	esta regra não se aplica quando a parte estiver representada por advogado dativo, somente.
	
	este princípio não se aplica, apenas, ao curador especial e ao órgão do Ministério Público, e, relativamente a este, em qualquer das funções que venha desempenhar no processo.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201701941890)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Marque a opção CORRETA acerca da contestação, segundo o NCPC:
		
	 
	permite alegação de defesa direta e indireta de mérito na mesma peça.
	
	só pode ser peça escrita.
	
	não é peça de defesa adequada para impugnação do valor da causa, devendo ser feito em peça autônoma.
	
	não é peça de defesa adequada para alegação da incompetência relativa, que deverá ser feito em peça autônoma.
	
	deverá ser apresentada na audiência de conciliação/mediação, sob pena de revelia.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201702105615)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	NÃO se refere a um requisito da petição inicial
		
	
	O pedido, com suas especificações;
	
	O valor da causa;
	
	Indicação de CPF das partes.
	 
	O dispositivo legal aplicável ao caso;
	
	O órgão judicial ao qual é dirigida;
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201704160761)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Segundo os postulados do princípio processual da concentração e eventualidade, incumbe ao réu, contestar todos os pontos trazidos pelo Autor na inicial, sob pena de presumir verdadeiros aqueles não impugnados. Já o ônus da impugnação especifica, determina que toda a defesa seja feita de uma forma concentrada em uma única ocasião. É possível então concluir que tratam-se na verdade de ônus processuais. Cujo desatendimento ensejará o pagamento das despesas processuais.
		
	 
	O enunciado está errado, pois o melhor seria: "Segundo os postulados do princípio processual da concentração e eventualidade, incumbe ao réu, contestar todos os pontos trazidos pelo Autor na inicial em uma única oportunidade, pois não poderá fazê-lo posteriormente, salvo em se tratando de fatosnovos, impossíveis de serem articulados no momento da resposta". 
	
	O enunciado não necessita de qualuqer ajuste, pois expressa claramente ambos institutos tratados.
	
	Está parcialmente correto, pois o princípio da concentração tem equivência ao ônus da impugnação especifica. 
 
	
	É indensável que o Autor atente-se para essas regras ao elaborar sua petição inicial. 
	
	Aplica-se somente em se tratando de ações pelo rito ordinário.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201702339923)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Considere as seguintes afirmativas sobre o tema da petição inicial no âmbito do Código de Processo Civil. Assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Indeferida a petição inicial, o autor poderá apelar, facultado ao juiz, no prazo de 15 (quinze) dias, retratar-se.
	 
	Compreendem-se no principal os juros legais, a correção monetária e as verbas de sucumbência, inclusive os honorários advocatícios.
	
	Na obrigação indivisível com pluralidade de credores, somente aquele que participou do processo receberá sua parte, deduzidas as despesas na proporção de seu crédito.
	
	É licita a cumulação, em um único processo, contra o mesmo réu, de vários pedidos, desde que entre eles haja necessária conexão.
	
	Quando, para cada pedido, corresponder tipo diverso de procedimento, será admitida a cumulação se o autor empregar o procedimento comum, sendo absolutamente vedado o emprego das técnicas processuais diferenciadas previstas nos procedimentos especiais a que se sujeitariam um ou mais pedidos cumulados.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201702379286)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Da ação - Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: TRT - 9ª REGIÃO (PR) Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa Se estiverem ausentes as condições da ação, mas o réu nada alegar em contestação, o juiz deve:
		
	
	conhecer da matéria de ofício, em qualquer grau de jurisdição, e extinguir o processo com resolução de mérito
	
	conhecer da matéria, em qualquer grau de jurisdição, mas apenas se a matéria foi alegada pelo réu no curso do processo, extinguindo-o sem resolução de mérito
	
	dar ao processo curso normal, em razão da preclusão.
	 
	conhecer da matéria de ofício, em qualquer grau de jurisdição, e extinguir o processo sem resolução de mérito.
	
	conhecer da matéria de ofício, desde que ainda não tenha ocorrido audiência de instrução, e extinguir o processo com resolução de mérito

Continue navegando