A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
apol 02 Oficinas Psicopedagógicas

Pré-visualização | Página 2 de 2

https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/43280.pdf. Acesso em: 28 jun. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Arteterapia e formação de professores: possibilidades de resgate do potencial criativo, sobre a arteterapia, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A arteterapia propicia a criação, a qual facilita o homem se relacionar, formar, ordenar, configurar, significar.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “E, ao criar, o homem relaciona, forma, ordena, configura, significa. Desta forma, o ser humano passa a ser o ponto focal, o ponto de referência, [...] através das nossas sensações buscamos os significados, nos motivamos para criar. [...] as nossas sensações internas, vinculadas ao inconsciente, são elaboradas através da percepção, a qual ordena seletivamente os estímulos, chegando ao consciente de forma organizada” (texto-base Arteterapia e formação de professores:..., p. 7).
	
	B
	Na arteterapia, o ser humano deixa de ser o ponto focal, o ponto de referência da experiência.
	
	C
	Pela arteterapia, percebe-se que ao usarmos as sensações ignoramos os significados, e perdemos a motivação para criar.
	
	D
	As nossas sensações internas, vinculadas ao consciente, são elaboradas através da percepção com a ajuda da arteterapia.
	
	E
	A percepção ordena seletivamente os estímulos, chegando ao consciente de forma desorganizada.
Questão 5/5 - Oficinas Psicopedagógicas
Leia a passagem de texto:
"Para Feuerstein a falta de mediadores intencionais que selecionem e organizem os significados culturais provoca uma síndrome denominada de 'síndrome de privação cultural' [...] Segue assim, a importância dos critérios de intencionalidade e reciprocidade [...] transcendência [...] e significado [...], essenciais para uma efetiva EAM (Experiência de Aprendizagem Mediada)."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MÖLLER, Cristina Almeida. Mediar a aprendizagem. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17452_11092.pdf. Acesso em: 28 jun. 2019.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base: Desenvolvimento da função mediadora do professor em oficinas de jogos, relacione corretamente os critérios propostos para qualificar uma relação mediada às suas respectivas caracterizações:
1.   Intencionalidade/reciprocidade
2.   Transcendência
3.   Significação
( ) Manifesta-se pela ampliação do aprendido para além da experiência imediata, via representação mental e reflexão.
( ) Ocorre quando as intervenções do mediador destacam as implicações de valor e as atitudes que podem estar presentes numa atividade de ensino-aprendizagem.
( ) Expressa-se quando o mediador busca mobilizar o mediado para a atividade e consegue compartilhar com ele um foco comum.
Agora, selecione a alternativa que representa a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	1 – 3 – 2
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	2 – 3 – 1
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 2 – 3 – 1. Segundo o texto-base: “[...] [1] A intencionalidade/reciprocidade se expressa quando o mediador busca mobilizar o mediado para a atividade e consegue compartilhar com ele um foco comum. [...] [2] A transcendência se manifesta pela ampliação do aprendido para além da experiência imediata, via representação mental e reflexão. [...] [3] A significação, por sua vez, ocorre quando as intervenções do mediador destacam as implicações de valor e as atitudes que podem estar presentes numa atividade de ensino-aprendizagem" (texto-base Desenvolvimento da função mediadora do professor em oficinas de jogos, p. 213).
	
	E
	3 – 1 – 2