Buscar

EXERCÍCIO DISCURSIVO ANÁLISE DE VANTAGEM COMPETITIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SE O MATERIAL TE AJUDOU, ME AJUDE TAMBÉM!!!
Questão 1/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Para que a estratégia seja desenvolvida de maneira consciente, é necessário que alguns elementos sejam definidos, para nortear o estrategista, indicando os objetivos e resultados pretendidos de maneira clara, embasando a tomada de decisão estratégica. Esses elementos compreendem a definição de missão, visão e valores organizacionais e institucionais, além dos objetivos, propostas de resultados, dentre outros.
Explique a definição de visão, e como ela contribui para o processo estratégico.
	A visão de uma empresa é uma declaração de propósito (ou de propósitos) que irão nortear as atividades por ela a serem desenvolvidas, inclusive aquelas representadas na missão organizacional, para que ela projetar sua imagem no futuro com a qual ela deseja ser reconhecida pelos seus clientes internos e externos.
A visão “estabelece uma identidade comum referente aos propósitos da empresa em relação ao futuro, de modo a orientar o comportamento das pessoas quanto ao destino que organização quer alcançar” (CHIAVENATO, 2005 p.66).
Ainda Costa (2007, p. 35), define como “conceito operacional que tem como objetivo a descrição da autoimagem da empresa: como ela se enxerga, ou melhor, a maneira como ela gostaria de ser vista”. (Aula 1, pg. 8-9)
Questão 2/5 - Análise de Vantagem Competitiva
A administração do ciclo de vida de um produto, e suas diversas implicações, é tarefa das mais importantes, não só pela necessidade de mantermos sempre atualizadas as propriedades e características intrínsecas e extrínsecas dos produtos que oferecemos ao mercado, como, e principalmente, por precisarmos considerar que o sucesso do produto (ou produtos) é, no âmbito global da organização, a mola propulsora para a consecução de seus objetivos. Por exemplo, temos a fase em que o produto já é aceito pela maior parte dos compradores.
Faça um texto explicando qual é a fase referida no texto acima, e o que difere ela das outras fases do ciclo de vida.
	No caso do exemplo, é a fase de Maturidade que é o período de redução do crescimento de vendas porque o produto foi aceito pela maioria dos compradores potenciais. O lucro estabiliza-se ou entra em declínio em função do aumento de despesas de marketing para defender o produto contra a concorrência; Assim, se diferencia das demais, onde a fase de Introdução é o período de crescimento lento das vendas, à medida que o produto é introduzido no mercado. O lucro é inexistente neste estágio porque as despesas de lançamentos são grandes; já a fase de Crescimento se caracteriza como sendo um período de rápida aceitação de mercado e de melhoria substancial do lucro; e por fim, a fase em que as vendas mostram forte queda e o lucro desaparece é a fase do declínio (Aula 3, pg. 7-8)
Questão 3/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Segundo a teoria sobre os stakeholders, diz respeito a todas as partes interessadas que legitimam as ações de uma organização. O sucesso da organização depende da interação e participação de todos os interessados para que as expectativas e necessidades sejam atingidas. Martins e Guindani (2013, p. 21) explicam que a "teoria dos stakeholders se opõe a visão tradicional, e que o objetivo da corporação é servir a todos aqueles que interagem com a organização sejam eles acionistas ou não”.
Com base nessas informações, cite exemplos de stakeholders e sua relação estratégica com a organização.
	 São exemplos de stakeholders acionistas, fornecedores, investidores, ONG’s e concorrentes. Os gestores no dia a dia da organização se deparam com questões de interesses diferentes e muitas vezes contraditórios, mas que devem convergir para os interesses gerais da organização com foco no resultado final. Por meio da coordenação das comunicações com todos os grupos interessados é possível atingir melhores níveis de desempenho e performance pois, esse é um modelo que visa o equilíbrio social por meio da satisfação de todos os participantes. Martins e Guindani (2013).  
Questão 4/5 - Análise de Vantagem Competitiva
O conceito de vantagem competitiva diz respeito a uma posição vantajosa de uma organização que apresenta caráter temporário. Segundo Porter (1999) é a conquista de uma posição que possibilitaria ganhos acima da média. O mesmo autor também considera que a vantagem competitiva deve ser sustentável, ou seja, deve ser a base para um desempenho acima da média no longo prazo.
Com base nessas informações, discorra sobre o conceito de vantagem competitiva:
	A vantagem competitiva é resultado da habilidade que a organização tem de lidar com as cinco forças competitivas. Ela é temporária e precisa ser trabalhada para que se torne sustentável. O recurso ou habilidade que uma organização possui hoje pode ser adquirida pelos seus concorrentes no curto prazo. Sendo assim, a forma como a organização emprega os seus recursos estrategicamente para sobreviver a instabilidade do mercado em que se encontra é o que vai determinar o seu sucesso ou fracasso.
Questão 5/5 - Análise de Vantagem Competitiva
De acordo com Porter (1980) a organização precisa escolher entre três tipos de estratégias.  A liderança em custo, diferenciação e enfoque que podem ser usadas separadamente ou em conjunto de forma a criar uma posição considerada como sustentável. Essas estratégias podem ser ofensivas e defensivas que criam uma posição vantajosa para a organização.
Em relação ao exposto acima, explique como se dá a estratégia de diferenciação de uma organização: 
	A estratégia de diferenciação ocorre quando uma organização investe em tecnologia, imagem, pesquisa, qualidade, serviços, buscando diferenciais aos olhos dos consumidores. Para ser considerado como um diferencial é preciso que os consumidores o reconheçam como tal, ou seja, caso a empresa opte por lançar novos modelos é preciso que ofereça características que diferenciem dos outros produtos existentes no mercado. Por outro lado, os consumidores podem chegar em um estagio em que não necessitem mais de tanta diferenciação e os custos tornam-se mais altos em virtude da manutenção desses diferenciais e a menor absorção do mercado.

Continue navegando