Buscar

Diferenças entre Imunidade Inata e Adquirida

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios – Módulo I 
Cite e explique pelo menos 4 diferenças entre a imunidade inata e a imunidade adquirida. 
Imunidade Inata:
Resposta é imediata: é a primeira resposta aos microrganismos que previne, controla ou elimina a infecção do hospedeiro por muitos patógenos. 
Para moléculas compartilhadas por grupos de micro-organismos relacionados e moléculas produzidas por células do hospedeiro lesionadas.
Padrões moleculares associados aos patógenos PAMP: reconhece estruturas Especificidade moleculares que são características de patógenos microbianos, mas não e células mamíferas.
Padrões moleculares associados a danos DAMP: reconhece moléculas endógenas que são produzidas ou liberadas por células danificadas ou mortas.
Imunidade Adaptativa:
Especificidade: Reatividade específica a um antígeno e não a um padrão molecular.
Diversidade: Reatividade a uma grande variedade de antígenos.
Expansão clonal: Aumento do número de linfócitos específicos contra um antígeno.
Memória: Aumenta a eficiência ao combater infecções repetidas.
O que é sistema complemento? Como ocorre a ativação do complemento? Citar três consequências desta ativação para a resposta aos agentes infecciosos.
O complemento é um sistema de proteínas do plasma que fornecem defesa inicial contra patógenos que estão do lado de fora das células do hospedeiro. Podem se ligar aos patógenos, e agir como opsoninas, favorecendo a fagocitose. 
Reconhecimento de moléculas nas superfícies microbianas, mas não nas células do hospedeiro, que ocorre de três maneiras, cada uma se referindo a uma via distinta da ativação do complemento:
Via Clássica - detectam anticorpos ligados a superfície do microrganismo ou outra estrutura.
Via alternativa - C3 reconhece diretamente certas estruturas da superfície microbiana.
Via da lectina - iniciada pela ligação de proteínas ligadoras de carboidratos ao arranjo de carboidratos da superfície dos patógenos. 
As consequências biológicas da ativação do complemento são principalmente a defesa contra infecções piogênicas, a interação entre imunidade inata e adaptativa e a remoção de complexos-imunes e produtos da injúria tecidual.
3. Sobre as imunoglobulinas assinale a alternativa correta: 
a. A porção Fc é a mais variável sendo responsável pela ligação com o antígeno. 
b. As cadeias leves não apresentam regiões constantes. 
c. As diferentes classes de anticorpos são resultantes de diferenças na estrutura das regiões constantes da cadeia pesada.
 d. A porção Fab está presente somente na cadeia leve.
4. Cite as diferentes classes de imunoglobulinas e descreva as funções de cada uma delas.
IgA – Imunidade em mucosas. 
IgD – Receptor de antígeno em linfócito B virgem. 
IgE – Defesa contra helmintos, hipersensibilidade imediata. 
IgG – Opsonização, Ativação do complemento, ADCC, imunidade neonatal, autoinibição do linfócito B. 
IgM – Receptor de antígeno em linfócito B virgens, ativação do complemento. 
 5. Verdadeiro ou Falso? Justifique as falsas. 
• C. A resposta imune inata possui receptores de reconhecimento de padrões e reconhecem estruturas como manose, lipopolissacarídeos da parede celular bacteriana. Verdadeira
• D. Macrófagos, células dendríticas e neutrófilos são APCs clássicas, responsáveis por capturar e transportar os antígenos microbianos que se originam do ambiente externo e se dirigem para os órgãos linfoides, para, em seguida, apresentar esses antígenos a células específicas. R: APCs clássicas: macrófago, células dedríticas e células B. 
• O IFN- γ é a principal citocina de ativação clássica dos macrófagos dos macrófagos importante na destruição de microrganismos fagocitados. Verdadeira
• A IL-2 secretada pelos macrófagos aumenta a citotoxicidade mediada pela célula NK. Em contrapartida essas células NK estimulam a ação dos macrófagos através da produção de INF-γ. Verdadeira
 • Os receptores de reconhecimento padrão (PRRs), presentes nas membranas dos patógenos, são estruturas especializadas em reconhecer PAMPs e DAMPs. R: PRRs estão nas nossas células e reconhecem PAMPs e DAMPs que estão no patógeno. 
• Os macrófagos apresentam grânulos (perforina e granzima) e quando ativados desencadeiam uma sequência de eventos de sinalização que levam a morte das células-alvo. R: São as NK que apresentam peforina e granzina.
6. As vias de processamento de antígenos convertem antígenos de proteínas presentes no citosol ou internalizadas a partir do meio extracelular em peptídios e ligam estes peptídios a moléculas do MHC para apresentação aos linfócitos T. Explique com detalhes todas as etapas do processamento e da apresentação de antígenos aos linfócitos TCD4+ e TCD8+.
O TCD8+ (citotóxico) = Verifica o MHCI das células. A célula que está infectada com algum patógeno não expressa o MHCI fazendo com que o TCD8+ mate a célula. 
O TDC4+ (auxiliar) = É ativado pelo MHCII, por isso, precisa das APCs, elas mostram para o TCD4+ o antígeno, fazendo com que ele ataque. 
7. A estrutura da placenta determina o grau do contato do sangue materno com o fetal. Humanos No caso dos bovinos, a placenta é do tipo sindesmocorial e não permite a passagem de imunoglobulinas do soro da vaca para o feto. Portanto o colostro, rico em imunoglobulinas, é essencial para a primeira imunidade do bezerro. O colostro representa qual tipo de imunidade? Justifique sua resposta.
Imunidade passiva. Sem trabalho, para individuo secundário.

Continue navegando