Buscar

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA PARA O PLANEJAMENTO (1)

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA PARA O PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL 
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI ADM (Código da Turma) – Gestão Financeira
Equipe 5
Andrelina Santos Nascimento 
Daiana Reis Freitas Silva 
Erica Borges da Silva
 Mineia Borges dos Reis Lima
 Tutor: Marcosuel Silva
Introdução
 A gestão financeira é uma das funções administrativas mais importantes em uma empresa. Responsável por planejar e controlar o uso dos recursos da organização, a gestão financeira influencia em todos os setores do empreendimento, pois o funcionamento de cada um deles depende do orçamento. É graças à correta aplicação de recursos que as operações conseguem gerar lucro para a empresa. Fica evidente que a gestão financeira é estratégica. 
Objetivo
 O principal objetivo da gestão financeira empresarial é aumentar a riqueza dos proprietários do capital por meio da elevação do valor da empresa. Uma das atividades mais complicadas para se atingir este objetivo é a avaliação de novos projetos de investimento. Apresentar os conceitos e técnicas da Administração Financeira, preparando o para lidar dicersos cenários que envolvem o uso eficiente do dinheiro.
Podemos descrever processo organizacional como o grupo de funções administrativas que se dividem em cinco etapas:
Planejamento
Esta função envolve a transformação dos dados financeiros em uma forma que possa ser usada para orientar a posição financeira da empresa, avaliar a necessidade de aumento da capacidade produtiva e determinar que tipo de financiamento adicional deve ser feito.
Direção
Para que uma empresa seja bem-sucedida, é importante que ela tenha uma estrutura administrativa eficiente e alinhada aos propósitos e objetivos do negócio. Mas como se consegue isso? Por meio do processo organizacional. É ele quem vai direcionar todas as ações para que as metas sejam alcançadas de forma consistente e contínua.
Comunicação
Comunicação Interna é um setor planejado, com objetivos definidos para possibilitar toda a interação entre organização e seus colaboradores. Com ela é possível aprimorar os relacionamentos e aumentar a produtividade, o engajamento e até mesmo os resultados financeiros de uma organização
Controle 
 
“se você não pode medir, não pode gerenciar”. Portanto, não há negócio que prospere e gere receitas que não seja gerenciado em todos os seus aspectos. O mais importante deles, embora não deva ser confundido com a sua razão de existir, é o controle financeiro das contas, tanto a pagar quanto a receber — ou seja, as finanças.
O controle financeiro é o ponto mais sensível do gerenciamento de um negócio. Em pequenas e médias empresas, esse é um aspecto que 
Avaliação 
Ao fazer tal avaliação, ele precisa inspecionar as operações da empresa, procurando áreas que mostrem problemas e áreas que podem ser melhoradas.
Ao administrar a estrutura de ativo da empresa, na realidade ele está determinando a formação do lado esquerdo de seu Balanço. Ao administrar sua estrutura financeira, está elaborando o lado direito do Balanço da empresa.
Finanças Empresariais

Continue navegando