Buscar

Atuação Fonoaudiologica na DTM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Ciências da Saúde
Curso de Fonoaudiologia
Disciplina: FON7601 Módulo XII: O Processo Terapêutico II
Aluna: Isadora Buffon Costa
Intervenção Fonoaudiológica na Disfunção Temporomandibular
Plano Terapêutico:
Orientações e retirada de hábitos: Levar à terapia vídeos e imagens que ilustrem as estruturas envolvidas na articulação temporo-mandibular e os músculos que ali atuam. Além disso, é interessante motivar o paciente, mostrando casos em que houve melhora, pontuando sobre os ganhos que o paciente irá ter com a terapia. Dar ao paciente uma tabela para que ele preencha com dados sobre sua alimentação diária e hábitos orais deletérios, a partir das informações obtidas, poderá ser formulado opções para relembrar o paciente de não permanecer com os hábitos orais. 
Termoterapia: Fazer o uso de compressa quente por 20 minutos na região dos músculos elevadores da mandíbula, pescoço e ombros. Instruir o paciente de massagear a face e o pescoço sob a água morna do chuveiro.
Massagem: Massagear a musculatura facial com alongamento no sentido das fibras musculares e amassar a região de ombros com as palmas da mão. Relaxar a musculatura cervical com movimentação lenta e suave dos ombros e da cabeça, com movimentos de ‘’sim’’ e ‘’não, ‘’talvez’’ e ‘’mais ou menos’’.
Terapia Miofuncional Orofacial: Fazer alongamento e distensão da musculatura labial, relaxamento e alongamento dos lábios, aumento de tônus do lábio inferior. Exercícios de língua para melhora da flacidez, seguido de relaxamento dos elevadores da mandíbula. Exercícios para diminuir rigidez das bochechas relaxando a região, ou para aumentar o tônus fazer massagem no sentido póstero-anterior e ascendente. As assimetrias faciais serão diminuídas com o uso do garrote com ciclo mastigatórios do lado que se pretende aumento de força muscular e relaxamento e alongamento do lado oposto.
Trabalho específico das ATMs: Podemos realizar a abertura e fechamento com a língua na papila, fazer o fortalecimento dos músculos pterigóideos laterais, realizar contra-resistência do lado oposto ao desvio, fortalecendo o pterigóideo do lado contralateral e melhorando os desvios mandibulares. Aumentar a lateralidade, utilizar um garrote colocado entre os incisivos centrais superiores e inferiores e pedir ao paciente que “role” esse garrote de um lado ao outro, lentamente, até onde ele conseguir sem dor. 
Terapia das funções estomatognáticas: Respiração- Realizar limpeza das narinas com soro fisiológico: - aplicar o soro fisiológico em temperatura ambiente nas narinas, aspirando aos poucos; em seguida, assuar o nariz suavemente, usando uma narina de cada vez. Realizar massagem digital na região das asas nasais, mantendo os dois dedos indicadores na região da asa do nariz, com movimentos circulares de cima para baixo e de frente para trás. Solicitar a vedação de uma das narinas seguida de inspiração profunda. Alternar a vedação da narina e solicitar expiração. Solicitar ao paciente deitado, com as mãos apoiadas sobre o abdômen, a inspiração nasal com expansão da região diafragmática, seguida de expiração profunda e lenta.
Mastigação- Solicitar o monitoramento da função dos músculos orbicular da boca, mentual e/ou bucinador durante a mastigação, bem como da velocidade empregada para o desempenho da função. Solicitar mastigação bilateral simultânea: morder o alimento com os dentes anteriores (com a liberação do cirurgião), iniciar a mastigação no lado de preferência mastigatória, distribuir o alimento na face oclusal dos dentes posteriores bilateralmente e realizar a trituração dois lados ao mesmo tempo, com velocidade de um ciclo por segundo. Solicitar mastigação bilateral alternada (na ausência de interferências oclusais, sinais e sintomas de DTM): realizar incisão com os dentes anteriores, iniciar a mastigação no lado de preferência mastigatória e alternar o lado de trituração de modo sistemático, com velocidade de um ciclo por segundo.
Deglutição- Alimento sólido: solicitar a deglutição de alimentos sólidos sequencialmente ao treino mastigatório, orientando a manutenção da estabilidade mandibular, a oclusão labial e o posicionamento da língua contra o palato durante a deglutição. Realizar o treino durante uma refeição do dia. 
Alimento líquido: Deglutição dirigida: solicitar que coloque um gole de água na boca e mantenha a mandíbula estável, os lábios ocluídos, com movimentos de língua em contato com o palato. Deglutição habitual: solicitar a deglutição da água de modo sequencial, controlando o posicionamento e a movimentação da língua. Inicialmente utilizar copo pequeno (café) e aumentar o copo de acordo com o desempenho do paciente. 
Utilizar outros líquidos além da água, como sucos de variados sabores. Realizar o treino com um copo de água 3 vezes ao dia. Saliva: solicitar o controle voluntário do posicionamento da língua no palato durante a deglutição de saliva.
Fala- Solicitar a produção de fones isolados, seguidos de sílabas, palavras e frases. Solicitar o monitoramento da produção do fone alvo em atividades de fala dirigida. Utilizar bioffedback auditivo (quando houver distorções) e visual (para monitoramento do recrutamento da mímica e expressão facial).
Referência: 
MIGLIORUCCI, Renata Resina; PASSOS, Dannyelle Christinny Bezerra de Oliveira Freitas; BERRETIN-FELIX, Giédre. Programa de terapia miofuncional orofacial para indivíduos submetidos à cirurgia ortognática. Revista Cefac, [s.l.], v. 19, n. 2, p.277-288, mar. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620171921317
INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR Profa. Dra. Fabiane Miron Stefani Prof. Adjunto do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Continue navegando