Buscar

Ead 04 Pratica profissional 1

Prévia do material em texto

Ead 04 Pratica profissional 1
1) Quais são as características do empreendedor?
1- iniciativa 
Colocar em prática uma ideia de negócio quando muitas pessoas tentam te convencer a não fazer é muito difícil. 
2-capacidade de planejamento
Ter metas e monitorar as informações de uma empresa são atitudes necessárias para quem deseja crescer de maneira planejada. Para Leite, montar um plano de negócios no começo da empreitada e depois deixar de lado não é recomendável.
“O empreendedor precisa saber o quanto ele precisa vender para dar certo, o quanto precisa para ter de lucro. Tem que ter indicadores para acompanhar o negócio dele”, completa Saade.
3-autoconfiança
Confiar em suas próprias opiniões e transmitir confiança para sua equipe são comportamentos essenciais para quem almeja ter sucesso no mundo do empreendedorismo.
4-liderança
Mesmo um profissional tendo trabalhado durante muito tempo como subordinado é possível que ele seja o líder de sua empresa. 
5-perseverança
Desistir com facilidade não faz parte do dia a dia de nenhum empreendedor de sucesso. E é o empreendedor que tem perseverança para continuar que pode se destacar no mercado. 
2) Dentre as características do empreendedor, quais ficaram mais evidentes em relação às iniciativas do Frederic Llordachs i Marques apontados no texto?
.Ele soube aproveitar uma carência existente no âmbito de consultas médicas, enxergou a oportunidade. O empreendedor deve ter a capacidade de raciocinar de forma lógica e ele assim o fez. 
3) Quais são os desafios de empreender no Brasil?
Segundo o Sebrae, a probabilidade de fechamento de uma empresa é maior entre os empreendedores que estavam desempregados antes de abrir o negócio, que tinham pouca experiência no ramo, que abriram o negócio por necessidade (ou exigência de cliente/fornecedor).
As causas também estão relacionadas a ter menos tempo para se planejar, não conseguir negociar com fornecedores, não aperfeiçoar produtos ou serviços, como também a falta de investimento na capacitação da mão-de-obra. Outro fator apontado é que muitos não faziam o acompanhamento rigoroso de receitas e despesas, não diferenciavam seus produtos e não investiam na sua própria capacitação em gestão empresarial.
A pesquisa realizada pelo Sebrae em 2016, com empresas criadas em 2011 e 2012, evidenciou as dificuldades no primeiro ano de atividade, e elas são:
Falta de clientes (16%);
Falta de capital (16%);
Falta de conhecimento (12%);
Mão de obra (10%);
Imposto/ tributos (10%);
Inadimplência (6%);
Concorrência (4%);
Burocracia (4%).

Mais conteúdos dessa disciplina