Buscar

1 teste

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Como característica do Positismo, entende-se que o conhecimento deve buscar
		
	 
	A certeza, a precisão e a ordem.
	
	Todas as respostas acima.
	
	A relatividade, a precisão e a incerteza.
	
	A fenomelogia, a certeza e a relatividade.
	
	O caos, a organização e a fenomenologia.
	Respondido em 23/08/2019 16:25:11
	
Explicação:
No pensamento positivista existem três estados de evolução histórica do conhecimento: estado teológico, metafísico e positivo.
O estado teológico seria o ponto de partida da inteligência adquirida pelos seres humanos.  O metafísico que seria uma transição entre o teológico e o positivo, 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia líquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação microeletrônica, começou a ocorrer a diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho. Revista Eletrônica de Geografia Y Ciências Sociales. Universidad de Barcelona. Nº 170(9), 1 ago. 2004. A utilização de novas tecnologias tem causado inúmeras alterações no mundo do trabalho. Essas mudanças são observadas em um modelo de produção caracterizado:
		
	
	pelo uso intensivo do trabalho manual para desenvolver produtos autênticos e personalizados.
	
	pela manutenção de estoques de larga escala em função da alta produtividade.
	 
	O trabalho atual baseia-se na qualificação do trabalhador, ou seja, estimula-se a formação de mão de qualificada.
	
	pelo aumento na oferta de vagas para trabalhadores especializados em funções repetitivas.
	
	pelo ingresso tardio das mulheres no mercado de trabalho no setor industrial.
	Respondido em 23/08/2019 16:59:53
	
Explicação:
O trabalho atual baseia-se na qualificação do trabalhador, ou seja, estimula-se a formação de mão de qualificada.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Para Comte , a Lei dos 3 Estados representa a base científica em que se dá o desenvolvimento das sociedades. Esses três estados são denominados:
		
	
	positivo / teocêntrico / teológico
	
	metafísico / positivo / teocêntrico
	
	teológico / científico / metafísico
	 
	teológico / metafísico / positivo
	
	teocêntrico / metafísico / científico
	Respondido em 23/08/2019 17:02:59
	
Explicação:
 
Para Auguste Comte, criador da teoria positivista, ...
O positivismo era visto por Comte como uma evolução inevitável da natureza humana. Para ele, todas as sociedades - de diferentes épocas e territórios - passariam necessariamente por três estados consecutivos. Cada um caracterizado por uma forma de pensar predominante. No primeiro estado, o teológico, os fenômenos sociais e da natureza seriam explicados enquanto resultados das ações divinas. No segundo estado, o metafísico, a busca por explicações recorreria a uma reflexão sobre a essência e o significado abstrato das coisas. Por fim, no estado positivo, as explicações sobre o mundo natural e social seriam fabricadas através da observação dos fenômenos, da elaboração de hipóteses e da formulação de leis universais. Ou seja, basicamente utilizando as regras do método científico.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	(UFAP) A sociologia nasce e desenvolve-se com o mundo moderno. Reflete as suas principais épocas e transformações [...]. O mundo moderno depende da Sociologia para ser explicado, para compreender-se. A sociologia não nasce do nada. Surge em um dado momento da história do mundo moderno.¿ As condições que propiciaram o surgimento da sociologia devem ser vistas em um contexto abrangente (surgimento do mundo moderno), em que se destacaram inúmeros fatos históricos importantes. No entanto, foi somente no século XIX, de forma conservadora, através da filosofiapositivista e do funcionalismo, que ela conquista o reconhecimento como ciência de fato, com objeto de estudo e método próprio. (IANNI, Octávio., A sociologia e o mundo moderno. Tempo Social: USP, 1989). Sobre o contexto histórico do surgimento da Sociologia, podemos afirmar que:
		
	 
	As condições que propiciaram o surgimento da sociologia devem ser vistas em um contexto abrangente (surgimento do mundo moderno), em que se destacaram inúmeros fatos históricos importantes. No entanto, foi somente no século XIX, de forma conservadora, através da filosofia positivista e do funcionalismo, que ela conquista o reconhecimento como ciência de fato, com objeto de estudo e método próprio.
	
	A sociologia nasce no século XX, principalmente, devido à Segunda Revolução Industrial, que modificou radicalmente as relações de trabalho na sociedade europeia.
	
	A sociologia surge a partir da Revolução Industrial e Francesa, no século XVIII, e sua primeira corrente teórica foi o marxismo.
	
	A sociologia se consolida como ciência de fato no século XIX, em resposta às graves crises provocadas pelo capitalismo e sua primeira corrente teórica foi o interacionismo simbólico.
	
	A sociologia nasce no século XVI motivada pelo surgimento do capitalismo e das contradiçõesentre capital e trabalho.
	Respondido em 30/08/2019 09:48:41
	
Explicação: A sociologia surge em um contexto social específico, no século XIX, e foi fortemente influenciada pelo pensamento positivista da época. São autores positivistas como Augusto Comte e Émile Durkheim que inicialmente definem o campo de estudo e os métodos da pesquisa para essa ciência.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O nascimento da Sociologia é atribuído tanto a SaintSimon (1760-1825) quanto a Augusto Comte (1798-1857), ambos franceses, que procuravam uma ¿física social¿ com métodos baseados nas ciências:
		
	
	Humanas uma vez que sempre compreendeu as especificidades e a subjetividade desta ciência.
	
	Antropológicas, pois buscava compreender as sociedades primitivas de maneira evolucionista.
	
	Naturais, uma vez que sempre compreendeu as especificidades e a subjetividade desta ciência.
	
	Exatas, pois a sociologia buscava a compreensão exclusiva dos fatos físicos da sociedade.
	 
	Naturais, como forma a encontrar leis universais que regessem os fenômenos sociais e desta forma se consolidar como ciência.
	Respondido em 30/08/2019 10:00:24
	
Explicação:
A Sociologia surgiu sob as condições das mudanças profundas na sociedade. Sobretudo as revoluções industriais e a revolução francesa. As ciências existentes nesta época não apresentavam explicações convincentes nem mesmo o instrumental necessário para a compreensão de todas essas mudanças. Necessitava-se, então, de uma nova ciência. Surge o pensamento Positivista de Auguste Comte, considerado um dos fundadores da Sociologia. Ele utilizou-se o referencial das ciências naturais para garantir que a nova Ciência se configurasse como verdade científica e não apenas como opiniões especulativas.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Segundo o antropólogo inglês Edward B. Taylor (1832-1917), trata-se de um conceito muito amplo, e é um conjunto complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral e direito, além de costumes e hábitos adquiridos pelos indivíduos em uma sociedade:
		
	
	Antropologia.
	 
	Cultura.
	
	Ideologia.
	
	Sociologia.
	
	Capitalismo.
	Respondido em 30/08/2019 10:11:06
	
Explicação:
 Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
	
	
	 
	
	 7a QuestãoQual das alternativas abaixo não é uma justificativa de que o homem é um ser social para a sociologia?
		
	
	Porque o homem passa, desde que nasce, pelo processo de socialização e aprende as normas sociais.
	
	Porque o homem depende de outro homem para desenvolver suas características humanas.
	 
	Porque ele age guiado apenas por instintos que são naturalmente sociais.
	
	Porque o homem, quando nasce até seus primeiros anos de vida, precisa de outro homem para sobreviver.
	
	Porque o homem é capaz de obter cultura.
	Respondido em 30/08/2019 10:16:50
	
Explicação:
Porque ele age guiado apenas por instintos que são naturalmente sociais.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Diante das transformações sociais que ocorriam no século XIX observadas e criticadas pelos positivistas era necessário uma "ciência positiva" que resgatasse os princípios conservadores, e fizesse uma ampla reforma social. O filósofo Augusto Comte dividia a filosofia positiva em cinco ciências: astronomia, física, química, fisiologia e física social. Segundo ele:
 I. O "físico social", do mesmo modo que nas ciências naturais, deveria buscar leis universais que explicassem a natureza dos fenômenos sociais.
II. Todos os fenômenos estudados deveriam ser observados, experimentados, comparados e classificados, para serem considerados verdadeiros e científicos.
III. Rejeitando o princípio da neutralidade científica, valorizava a relação entre ciência e política, e defendia que cientista deveria ter um forte compromisso ideológico e político com o seu trabalho.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	As alternativas I e II estão corretas
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	As alternativas I e III estão corretas

Outros materiais