Buscar

Proposta de redação

Prévia do material em texto

1. As reformas políticas e o impacto na população brasileira
O Brasil está passando por três grandes reformas que são, no mínimo, controversas: a trabalhista, a previdenciária e a do ensino médio. Segundo especialistas, elas tiram direitos da população e aumentam o poder dos grandes grupos empresariais.
Será verdade? Será que o Brasil realmente precisava delas? O que muda para nós? Quais são os pontos negativos e os positivos? Não deixe escapar nenhum detalhe.
 2. O problema dos refugiados no Brasil
O Brasil está no mapa dos países que estão recebendo cada vez mais refugiados políticos e de guerra. São pessoas vindas de países da África, do Oriente Médio, da América do Sul e América Central.
Como isso impacta no nosso dia a dia? Quais são as raízes dessa crise? Como essas pessoas se integram à nossa cultura, ao nosso modo de vida? Quais são as reações negativas? Há algum movimento de cunho nacionalista em curso?
4. Luta por igualdade de direitos
No Brasil e no mundo, nunca se discutiu tanto a igualdade de direitos de grupos historicamente estigmatizados, como homossexuais, negros, pessoas gordas, que vivem em periferias, etc. Agora a luta desses grupos está mais forte e o barulho pode ser ouvido em diversas camadas da população.
Analise o histórico, as políticas públicas, os movimentos contrários, o posicionamento do estado e da população em geral.
5. Brasil no mapa da fome
Com o avanço da crise e as novas configurações políticas, os programas brasileiros de amparo à população carente estão sob o risco de desaparecer. Algumas consequências desse triste cenário já podem ser vistas, como o retorno do país ao mapa da fome da ONU – do qual havíamos saído em 2014.
Observe as raízes do problema, o que foi feito para que ele fosse amenizado e o que aconteceu para que voltássemos a ele.
6. O pensamento conservador no Brasil e no mundo
Há uma clara ascensão do pensamento conservador no mundo todo. A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, a saída da Inglaterra da União Europeia (o Brexit), a quase eleição de um líder de extrema direita na França e o fortalecimento da candidatura de figuras ultraconservadoras no Brasil dão pistas do que está por vir.
Analise as origens e entenda por que esse sentimento tem se disseminado tão rapidamente por todo o planeta. Em 2002 a Fuvest abordou um tema similar, o neonazismo e o neofascismo.
7. A corrupção política e a do dia a dia
Por que os políticos acusados de crimes graves não são punidos? Por que a corrupção não tem limites no Brasil? Como ela se incrustou em todas as esferas políticas, econômicas e sociais? Por que mesmo a pessoa mais insuspeita pratica pequenas corrupções diárias? Como mudar esse triste quadro?

Continue navegando