Buscar

Resumo expandido

Prévia do material em texto

CAPOEIRA: vivências proporcionadas a alunos dos anos iniciais em uma Escola do Ensino Fundamental.
 
 Alexandre Rogério Vigolo
 	Tamires Souza Nunes
 Silvane Fensterseifer
 Ricardo da Silva Rocha
 Simone Gartner
Contextualização:
Nosso presente resumo, foi feito com base nas vivências construídas, durante as aulas práticas desenvolvidas em uma escola municipal de Anos Iniciais, do Ensino Fundamental, na cidade de Estrela/RS. A oportunidade de trabalhar com os alunos algo até então novo para eles, foi decidido por nós, com o acompanhamento e aprovação do nosso professor preceptor da escola, juntamente com a professora orientadora da Univates. Porém nada disso seria possível sem o programa de Residência Pedagógica criado pelo Governo Federal em parceria com as Universidades, que vêm proporcionando oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento visíveis, tanto para escola, professores preceptores, Universidade também na figura de seu professor orientador, mas principalmente para os Residentes do programa, com a formação de uma bagagem de novas experiências só obtidas no dia a dia da realidade cultural, e no ambiente de cada escola.
Objetivos: Objetivos de aprendizagem em relação aos alunos: conhecer a cultura da capoeira, os golpes básicos e a roda. Objetivos do texto: Apresentar as experiências e os resultados obtidos durante a realização das aulas de Educação Física, trabalhando o conteúdo de capoeira. 
Desenvolvimento: Primeiramente os residentes realizaram o estudo da capoeira, para realizar o planejamento das aulas. Foram realizadas quatro aulas, sendo que nas três primeiras focamos na cultura da capoeira, ginga e movimentos básicos como martelo, aú, bênção, meia lua de dentro, meia lua de fora, negativa e a realização da roda de capoeira. A quarta e última aula foi realizada em um sábado letivo, onde tivemos como proposta trabalhar a capoeira em vários espaços da escola e com todas as turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em parceria com a disciplina de Capoeira do curso de Educação Física da Universidade do Vale do Taquari – Univates. 
A prática da capoeira no ambiente escolar possibilita o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, como cooperação e participação social, combate ao racismo, união. No aspecto do desenvolvimento motor, especificamente, a capoeira contempla para o desenvolvimento de aprendizagem dos aspectos: esquema corporal, lateralidade, equilíbrio, orientação espaço-temporal, coordenação motora.
Resultados alcançados: O trabalho de pesquisa realizado através de livros, e pessoas ligadas diretamente à cultura africana relacionada a Capoeira, como professor e mestre de Capoeira, foram fundamentais para aprofundar, e posteriormente transmitir esse conhecimento para os alunos. Soma-se a isso, a dedicação, interesse, entrega e total comprometimento por parte dos alunos em conhecer e aprender algo que até então, não haviam tido nenhum contato. As atividades desenvolvidas proporcionaram aos alunos um novo conceito de movimento corporal já um tanto avançado, pela idade das crianças, pelo estágio de evolução corporal exigido, alguns dos movimentos tiveram que ser adaptados, pelo grau de dificuldade gerado para seu perfeito desenvolvimento. A conscientização o cuidado e o respeito demonstrados pelos alunos para com seus colegas durante a evolução das aulas, mesmo quando o grau de dificuldade foi elevado através de movimentos e acrobacias aplicados, foram surpreendentes. Outro resultado obtido, foi a procura de pais e alunos junto a escola, questionando sobre a continuidade das aulas de Capoeira em algum contraturno ou aos sábados. A continuidade dos frutos gerados durante as aulas de capoeira, tiveram ainda mais destaque quando da convocação feita aos residentes para realizar uma apresentação para alunos e professores da RP (residência pedagógica), juntamente com PIBID. Decidimos então apresentar algo relacionado a cultura africana, escolhendo a dança do maculelê como atividade a ser ensaiado e apresentado. A dança foi realizada utilizando alunos dos 3° e 4° anos do ensino fundamental, com o desafio de apresentarem uma coreografia com uso de bastões de madeiras, onde novamente o resultado final foi surpreendente e emocionante culminando em uma linda apresentação para todos os presentes.

Continue navegando