Buscar

Anatomia do Aparelho Reprodutor

Prévia do material em texto

Anatomia do Aparelho Reprodutor
Anatomia do aparelho reprodutor feminino 
A pelve é formada pelo osso ilíaco (ílio, ísquio e púbis), sacro e cóccix. Sua função é de sustentação, sentar e deambulação (auxilia na marcha)
	Existe a pelve verdadeira e a falsa:
Verdadeira: onde está localizado o assoalho pélvico.
Falsa: constituída pela parte óssea
Assoalho Pélvico
Na pelve está o assoalho pélvico que é composto por músculos, fáscias e ligamentos, sua função é de dar sustentação ao órgãos reprodutores femininos, bexiga vesical e o reto (parte final do intestino). Nele também encontramos o peritônio que é uma camada membranosa que reveste a parede abdominal e pélvica.
No assoalho pélvico está o diafragma pélvico que é composto por 4 músculos, sendo três dele levantadores do ânus.
M. Puborretal Levantadores
M. Pubococcígeo do ânus
M. Íliococcigéo
M. Coccígeo
OBS: O m. Puborretal faz a sustentação e contração do reto. Sua inserção é no púbis, mas ele dá uma volta no reto.
Períneo
É responsável pela continência urinaria e fecal, suporte dos órgãos pélvicos, função sexual e parte da função obstétrica É constituído desde o monte púbico até o canal anal. Nessa região há dois Trígonos:
Trígono superior ou Urogenital: composto pela vulva, vagina e clitóris
Trígono inferior ou Anal: composto pelo canal anal
Períneo é a região ginecológica da mulher
Músculos
Possuem a função de sustentação das vísceras, continência fecal e urinária e função sexual. O músculos genitais femininos são dividos em três planos:
Plano Profundo: responsáveis principalmente pela sustentação do assoalho pélvico, portanto, são os músculos do diafragma pélvico.
M. Puborretal Levantadores do ânus
M. Pubococcígeo 
M. Íliococcigéo
M. Coccígeo 
Plano Médio
M. Transverso profundo do períneo
M. Esfíncter externo da uretra → fica em volta da uretra e é responsável pelo controle dos movimentos voluntários e involuntários.
Plano Superficial
M. Transverso superficial do períneo
M. bulboesponjoso: próximos aos lábios da vagina
M. isquiocavernoso: está na lateral
M. esfíncter externo do ânus: em volta do ânus
OBS: O músculo transverso do abdome não faz parte do assoalho pélvico, mas é importante na saúde da mulher. Sua ação muscular é de flexão do tronco, ao contrair há o aumento da pressão intra-abdominal vai fazer com que tenha uma compressão das vísceras e uma distribuição dessa pressão para o assoalho pélvico, o aumento dessa pressão afeta indiretamente a pressão sobre a bexiga urinária. Então se houver alguma disfunção no músculo transverso do abdome pode haver alterações na resposta muscular do assoalho pélvico.
ATENÇÃO: o músculo Puborretal não está no plano superficial, ele faz parte do plano profundo que são os músculos do diafragma pélvico→ pode confundir com o m. bulboesponjoso
Ligamentos
	Durante a gravidez há o aumento na síntese e liberação do hormônio relaxina para aumentar a extensibilidade com a função de preparar a mulher para o parto vaginal, facilitando o encaixe do bebê e abertura pélvica. Todas as articulações vão ter hiperflexibilidade o que causa lesões, por exemplo, o tornozelo que é comum gravidas terem entorse. Os ligamentos são:
Ligamentos Sacroilíacos
Ligg. Sacroilíacos posteriores 
Ligg. Sacroilíacos interósseos
Ligg. Sacroilíacos posteriores
Ligamentos Sacroisquiais
Sacroespinhal
Sacrotuberal
Ligamentos Sacrococcígeos
Ligg. Sacrococcígeo superficial
Ligg. Sacrococcígeo profundo
Ligamentos Púbicos
Ligg. Púbico inferior
Órgãos Genitais Femininos
▲ Ovários
	A mulher possui dois ovários (direito e esquerdo), eles tem ligação direta com o útero porém não são ligados com a tuba uterina. Tem como função a produção dos hormônios estrogênio e progesterona e também são responsáveis pela produção e armazenamento de óvulos.
Os óvulos são liberados a cada mês e recolhidos pelas tubas uterinas. O estimulo folicular acontece nos ovários após o início da puberdade.
▲ Tubas Uterinas
	São duas tubas uterinas (direita e esquerda). São responsáveis pelo transporte do óvulo fecundado até o útero (óvulos quando são liberados pelo ovário é captado pelas fimbrias das tubas uterinas) e é nas tubas uterinas que acontece a fecundação, que é a entrada do espermatozoide no óvulo.
	Fecundado ou não o óvulo é mandado para o útero.
 	Os tubos são compostos por músculos que possuem uma grande mobilidade e é através dos movimentos feitos pela tuba que o óvulo é mandado para o útero.
▲ Útero
	É um órgão fibromuscular onde na parte superior estão ligadas as duas tubas uterina e na inferior encontra- se a vagina.
	É composto por:
Colo do útero → onde pode ter câncer
Corpo do útero
Fundo do útero 
	O útero possui 3 camadas musculares:
Endométrio: é a camada interna e a menstruação é a descamação dessa parede
Miométrio: é a camada que fica entre o endométrio e o perímétrio. É uma parede muscular que faz a contração para expulsar a criança na hora do parto.
Peritônio/perímétrio: é a camada externa do útero.
▲ Vagina
A vagina tem um formato de funil e possui ondulações/depressões e é interiormente é revestida por uma túnica mucosa. Na vagina há as glândulas de Bartholin, que são responsáveis pela lubrificação do canal vaginal. A lubrificação e as ondulações servem para facilitar a chegada do espermatozoide até o útero.
*As ondulações são chamadas de rugas vaginais
▲ Vulva
 	É a parte externa do corpo da mulher.
	A vulva se localiza abaixo do monte púbico e é constituída pelos lábios menores, lábios maiores, clitóris e vagina.
▲ Mama
	As mamas são formadas por um conjunto de glândulas que tem como função principal a produção e armazenamento de leite.
	É constituída por lobos mamários, que é onde o leite maternal é armazenado, também há ductos lactíferos, no momento de amamentação o leite vai para esses ductos.
	Na mama encontra-se uma cadeia linfática, é uma região ricas em gânglios, sendo os de cadeia axilar os principais que drenam.
Linfonodos da cadeia axilar
Linfonodos da cadeia mamária interna
Linfonodos da cadeia supraclavicular
Parede torácica 
Músculos peitorais 
Lobo mamário 
Mamilo/papila mamária
Aréola 
Ductos lactíferos 
Tecido adiposo
Pele

Continue navegando