Buscar

Teoria da contração muscular em 11 etapas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria da contração muscular em 11 etapas
A contração muscular é iniciada no neurônio pré-sinápticoatravés da geração de um Potencial de Ação (P.A) que ocorre porque os canais de Na²+ ligantes dependentes foram abertos, está entrada de Na+ gerou o P.A que neste caso é excitatório.
O P.A será conduzido da região dos dendritos em direção ao terminal do axônio, passando efetivamente pelo axônio. No axônio o P.A é isolado pela bainha de mielina até chegar nos nodos de ranvier e promover a abertura dos canais de Na²+ voltagem dependentes e permitindo a entrada de Na+ e manutenção do impulso elétrico até alcançar a próxima bainha de mielina. Evento este chamado de condução saltatória.
Com a chegada do P.A no terminal do axônio, os canais de Ca+ voltagem dependentes presentes no terminal do axônio são abertos. A entrada de Ca+ promove a liberação das vesículas contendo os neurotransmissores (acetilcolina) na fenda sináptica por um evento denominado exocitose.
A acetilcolina liberada na fenda sináptica ira se ligar aos receptores específicos no musculo estriado esquelético promovendo a abertura dos canais de Na+ ligantes dependentes, a abertura desses canais promove a entrada de Na²+ gerando um P.A da fibra muscular.
O P.A gerado na fibra muscular será encaminhado rapidamente para o interior da fibra muscular através de estruturas denominadas de TUBULO T, que são invaginações da membrana da fibra muscular.
O túbulo T apresenta uma estrutura denominada de receptor DHP, que está ligado diretamente ao reticulo sarcoplasmático que são os canais de Rianodina.
Quando o P.A alcança os receptores DHP no túbulo T, estes receptores promovem a abertura dos canais e rianodina presentes no reticulo sarcoplasmático.
Com a abertura dos canais de rianodina o Ca+ é liberado de dentro do reticulo sarcoplasmático aumentando sua concentração sarcoplasmática.
O Ca+ liberado ira se ligar a troponina C que desloca a tropomiosina liberando os sítios de interações entre a actina e miosina ou seja a contração muscular.
Para que ocorra a relaxamento muscular é necessário a ligação do ATP na cabeça da miosina, que irá degradar o ATP para fornecer energia para os eventos de contração
A contração muscular será finalizada quando não tiver mais Ca+ disponível. O Ca+ é receptado para dentro do reticulo sarcoplasmático através de uma bomba de Ca²+Atpase presente no próprio reticulo.

Continue navegando

Outros materiais