A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
9 EX METODOLOGIA CIENTÍFICA

Pré-visualização | Página 1 de 1

METODOLOGIA CIENTÍFICA
CEL0476_A9_201804126861_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: NATALY MENDES SANTANA 
	Matr.: 201804126861
	Disc.: METODOLOGIA CIENTÍF.  
	2019.3 EAD (G) / EX
	 
		
	
		1.
		A palavra Universidade provém do latim universitate e significa universalidade, totalidade, conjunto, corpo, companhia, corporação e comunidade. Porém, seu significado se expandiu e também serve para indicar o lugar de construção do conhecimento e da cultura. Configurando, assim, uma instituição que tem a tarefa de promover a
	
	
	
	sociedade entre os professores
	
	
	reflexão crítica da sociedade
	
	
	reflexão dos alunos
	
	
	reflexão dos reitores
	
	
	sociedade burguesa
	
		2.
		O termo universidade provem do latim universitate e significa entre outros aspectos universalidade, totalidade, conjunto, corpo,. Esta concepção original evoluiu através dos tempos e na atualidade representa: I. Lugar de construção do conhecimento e da cultura , II. Instituição que tem a tarefa de promover a reflexão crítica da sociedade III. Local de formação privilegiada de recursos humanos para ciência e tecnologia
	
	
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas
	
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas
	
		3.
		A construção crítica do conhecimento está relacionada a um ensino. Desta forma assinale a opção correta no que diz respeito à construção do conhecimento.
	
	
	
	A preocupação do estudante para a construção do conhecimento deve estar focada no exercício do pensamento crítico, consciente do que vem acontecendo em sua sociedade e no mundo.
	
	
	O estudante não precisa estar atento ao que acontece em sua sociedade e no mundo para construir conhecimento científico.
	
	
	O conjunto de atividades acadêmicas desenvolvidas por docentes e discentes nas instituições de ensino superior são práticas pouco recomendadas para a geração de conhecimento.
	
	
	Um pensamento autônomo não irá contribuir para a criação de conhecimento, pois, diverge das ideias e linha de pensamento dos integrantes de um grupo.
	
	
	O debate entre estudantes, embora pareça uma ação construtiva, não viabiliza a percepção de pontos de vista distintos para a construção do conhecimento.
	
		4.
		O surgimento da Universidade marcou um momento de transição na história da humanidade. A esse respeito, leia as assertivas abaixo e marque a ÚNICA errada:
	
	
	
	Através das ações realizadas no seu interior, a universidade pode demonstrar seu compromisso com a sociedade, com o conhecimento e desenvolvimento da cultura e gerar mudanças sociais significativas.
	
	
	A produção científica estimulada nas universidades tem como objetivo o exercício da nossa capacidade de pensar e discernir, direcionados para análises de ambientes, dados e situações diversas.
	
	
	A universidade teve suas raízes na Europa, na Idade Moderna, por volta do século XX, tornando-se o lugar de debates e polêmicas, sofrendo intervenções reais e eclesiásticas.
	
	
	A universidade surgiu na Europa durante a Idade Média, onde o forte clima religioso, determinado pela Igreja Católica, exercia o domínio intelectual e a imposição de verdades.
	
	
	A universidade tem como função primordial, educar pessoas para trabalhar com o saber para que sejam capazes de utilizar o conhecimento em um mundo complexo. 
	
		5.
		 O surgimento da Universidade marcou um momento de transição na história da humanidade. Com o começo da vida urbana, do pensamento racional e da busca de novos paradigmas foi necessário criar espaços destinados à reflexão.
Marque a alternativa correta em relação ao conceito dado:
	
	
	
	O monopólio intelectual fixado pela Igreja não sofreu profundas transformações até os nossos dias.
	
	
	Com o começo da vida urbana, do pensamento racional e da busca de novos paradigmas foi necessário criar espaços que limitassem esses pensamentos.
	
	
	Na Idade Média, o acesso ao conhecimento científico e ao mundo letrado foram abertos a todos.
	
	
	O surgimento da Universidade marcou um momento de transição na história da humanidade.
	
	
	O surgimento da Universidade fez com que em toda parte do mundo houvesse  um único modelo.
	
		6.
		Podemos entender __________________________como o conjunto de atividades acadêmicas desenvolvidas por docentes e discentes nas instituições de ensino superior. A alternativa que completa corretamente a lacuna acima é:
	
	
	
	Plataforma Lattes
	
	
	Projeto político acadêmico
	
	
	Projeto político pedagógico
	
	
	Produção científica
	
	
	Agências de fomento
	
		7.
		A função primordial da Universidade é educar pessoas para trabalhar com o saber, fornecendo as condições para que estas pessoas sejam capazes de utilizar o conhecimento em um mundo complexo que não raras vezes é pensado de maneira simplificada ou ingênua. 
É nesse aspecto que podemos afirmar que o debate entre estudantes e as pesquisas realizadas e apresentadas em:
	
	
	
	espaços corporativos enfraquecem a sua razão de ser
	
	
	espaços acadêmicos fortalecem a sua razão de ser
	
	
	espaços acadêmicos enfraquecem a sua razão de ser
	
	
	espaços acadêmicos fortalecem a sua forma de ser
	
	
	espaços acadêmicos fortalecem os discentes
	
		8.
		A formação do pesquisador passa por várias etapas e deixa de ser meramente uma formação acadêmica, pois o pesquisador passa a ter que desenvolver novas atitudes e novas posturas intelectuais que envolvem novas tecnologias e desafios. Nesse sentido, o pesquisador deve procurar desenvolver e aprimorar suas habilidades e competências através de agencia de fomento. Assim, é importante para o pesquisador ter:
	
	
	
	Montar um banco de dados com acesso irrestrito as agencias de fomento. 
	
	
	Utilizar métodos que comprometam a veracidade das informações obtidas. 
	
	
	Seu cadastro efetivado em agencias de fomento, entre elas a Plataforma lattes. 
	
	
	Utilizar informações fraudulentas na medida em que os resultados provocarem riscos aos pesquisados. 
	
	
	Sua pesquisa desenvolvida sem a anuência dos pesquisados para garantir a seriedade dos resultados.