Buscar

História da África Pré-Colonização

Prévia do material em texto

Disc.: HISTÓRIA DA ÁFRICA PRÉ-COLONIZAÇÃO   
	Aluno(a): 
	
	Acertos: 10,0 de 10,0
	10/09/2019
	
	
	1a Questão (Ref.:201802727733)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A África possui uma característica natural que faz com que ela seja chamada "continente espelho". essa característica é:
		
	
	O tipo de solo, especialmente o do Deserto do Saara que reflete a luz solar provocando uma claridade muito grande durante o dia.
	 
	A relação entre as diferentes vegetações com os diferentes climas, que cortam o continente de forma horizontal, ordenados a partir da linha do Equador.
	
	O formato do continente que se espelha ao formato da América do Sul
	
	A aparência da água de seus rios e mares, muito cristalina.
	
	Além das florestas características da zona equatorial, seus outros cinco tipos de vegetação.
	Respondido em 10/09/2019 19:21:26
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201803561471)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	¿Eu tinha 19 anos. Minha colega de quarto americana ficou chocada comigo. Ela perguntou onde eu tinha aprendido a falar inglês tão bem e ficou confusa quando eu disse que, por acaso, a Nigéria tinha o inglês como sua língua oficial¿. ADICHIE, C. Os Perigos de uma História Única. A reação mencionada no texto esconde uma característica presente no imaginário do senso comum sobre a África. Sobre isto, assinale a alternativa correta.
		
	
	A reação da amiga americana é reflexo de uma visão nacionalista de que sua língua deveria ser restrita aos países anglófilos.
	
	A confusão da colega de quarto, mencionada no texto, está ligada à valorização da multiplicidade de línguas nativas no continente africano.
	 
	O texto representa, de forma anedótica, o senso comum estereotipado acerca do continente africano.
	
	A citação é expressiva dos perigos de uma história única, neste caso, daquela que os africanos contaram sobre si mesmos.
	
	A confusão relatada no texto refere-se à dificuldade em entender a adoção do inglês como língua oficial em um continente marcado por lutas fratricidas e guerras civis.
	Respondido em 10/09/2019 20:03:48
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201802719946)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	QUAL FATOR GEOGRÁFICO POSSIBILITOU O DESENVOLVIMENTO DA CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA NA ANTIGUIDADE?
		
	
	A EXISTÊNCIA DE CIDADES QUE JÁ APRESENTAVAM UM CERTO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, FACILITANDO O CONTROLE DE DETERMINADOS FENÔMENOS DA NATUREZA.
	
	O CLIMA SUBTROPICAL E O ALTO ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO (ÍNDICE DE CHUVAS) O TERRITÓRIO EGÍPCIO, FAVORECENDO A AGRICULTURA NA REGIÃO.
	 
	A EXISTÊNCIA DO RIO NILO QUE POSSIBILITOU A PRÁTICA DA AGRICULTURA EM SUAS MARGENS, A PESCA E O USO DE SUAS ÁGUAS PARA DIVERSAS FINALIDADES.
	
	A EXISTÊNCIA DE UMA DENSA FLORESTA TROPICAL NO NORDESTE DO CONTINENTE AFRICANO.
	
	A PRESENÇA DO DESERTO DO SAARA QUE FAVORECEU O ESTABELECIMENTO DE ALDEIAS NA REGIÃO.
	Respondido em 10/09/2019 20:03:55
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805718702)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito da organização econômica e social do Egito Antigo foi estabelecido de forma convencional o uso do conceito de modo de produção asiático, que, a despeito do Egito ser africano, foi considerado para a análise dessa sociedade. A respeito desse modo de produção, pode-se afirmar que
		
	 
	as terras eram do Estado e a base da mão de obra era servil, formada por camponeses.
	
	as terras eram dos nobres que usavam a mão de obra camponesa para construir seus palácios e templos.
	
	que as terras pertenciam aos nomarcas e o comércio e a pecuária eram o sustento do Império.
	
	a mão de obra mais comum era a de escravos, geralmente obtidos por compras em caravanas do deserto, como no caso dos hebreus.
	
	o líder era escolhido por um conselho de anciãos e ficava responsável pelo comércio marítimo, base da economia egípcia.
	Respondido em 10/09/2019 20:04:01
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201802514271)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A dificuldade do entendimento da expansão banta está relacionado em primeiro lugar aos motivos que geraram seu movimentos. Entre as principais linhas são:
		
	 
	É complexo definir o grupo formador e sua origem, no entanto, eram grupos de caçadores e coletores que conseguem uma expansão graças ao desenvolvimentos tecnológicos do grupo.
	
	Os grupos bantos partiram do norte em direção ao sul em uma violênta expansão militar.
	
	Não pode se afirmar que exista uma expansão banta, é um termo inventado pela historiografia para grupos que a linguística identifica como próximos, em especial pela linha religiosa hebraica.
	
	Grupos que saem do saara durante o período de seca e partem para as savanas para ocupar a região.
	
	É difícil definir quem são os grupos bantos, mas são claramente ceramistas e tem a origem na África do sul.
	Respondido em 10/09/2019 20:05:04
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201803189762)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A religiosidade era uma das características definidoras das sociedades da África Subsaariana. Com relação as práticas religiosas das sociedades subsaarianas é correto afirmar que:
		
	
	Assim como os as sociedades do Norte da África, os povos subsaarianos viam seus reis como figuras divinas, descendentes em linha direta dos criadores do universo.
	 
	Embora cada comunidade acreditasse em um deus ou em deuses próprios, as formas por meio das quais os membros desses grupos entravam em contato com o divino era muito semelhante.
	
	Até se iniciar o contato com os muçulmanos, todos povos da África Subsaariana não só compartilhavam a crença nos mesmos deuses, como mantinham a prática regular de realizar sacrifícios humanos.
	
	Até a chegada do cristianismo trazido pelos europeus todos os povos subsaarianos compartilhavam as mesmas três divindades: Ogum, Xangô e Oxumaré, aos quais cultuavam em grandes templos construídos no centro das comunidades.
	
	Embora as sociedades da África Subsaariana fossem essencialmente monoteístas e acreditassem numa única divindade, cada uma venerava esse deus de maneira diversa.
	Respondido em 10/09/2019 20:05:16
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201803047112)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a islamização no continente africano, é possível afirmar: I. Com os grandes reinos e cidades, as relações dos muçulmanos se iniciaram por meio do contato direto com os chefes do poder. II. o comércio foi a porta de entrada do islamismo nas cidades de Ifé e Benin. III. A realeza do Império Mali se converteu ao islamismo e sob o governo de Mansa Musa inúmeras mesquitas e escolas muçulmanas foram construídas em todo o império.
		
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	Nenhuma das afirmativas estão corretas.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	AS afirmativas I, II e III estão corretas.
	 
	As afirmativas II e III estão corretas.
	Respondido em 10/09/2019 20:05:30
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201802576886)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Rota Saariana pode ser definida como:
		
	
	uma rota comercial dominada por judeus desde os tempos do velho testamento
	 
	um trajeto comercial que integrava norte e sul africano a Europa e Ásia
	
	um trajeto militar de expasão islâmica
	
	um trajeto em torno do Rio Nilo, única região em que era possível atravessar o Saara.
	
	um trajeto militar gengi e nagô em busca de escravos
	Respondido em 10/09/2019 20:05:47
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201802573353)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Império Mali foi um estado da África Ocidental, perto do rio Níger, que dominou esta região nos séculos XIII e XIV. Sobre tal reino, qual é a alternativa INCORRETA:
		
	 
	dominou a região do Maghreb, até serem derrotados pelos cruzados em 756, por Pepino, o Breve
	
	o império alcançou o auge no início do século XIV, durante o governo de Mansa Musa, que se converteuao Islão. Em sua peregrinação a Meca, esse soberano fez-se acompanhar de uma comitiva com 15 mil servos, cem camelos e expressiva quantidade de ouro
	
	de três impérios consecutivos, este foi o mais extenso territorialmente, comparado com o de Songhai e do Gana
	
	O império controlava as rotas comerciais transaarianas da costa sul ao norte. Os principais produtos comercializados eram: ouro, sal, peixe, cobre, escravos, couro de animais, noz de cola e cavalos
	
	o Império Mali sucumbiu finalmente ante o assalto combinado das tribos tuaregues do Norte e dos Mossinos, do Sul, durante os anos de 1400.
	Respondido em 10/09/2019 20:08:26
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201802723218)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"A coisa mais importante é a família. Após a família é a linhagem ou grande família. Após a linhagem é o clã ou grande conjunto de linhagens. E só depois vem o Estado, seja a cidade-estado, seja o Império, seja o Reino. [...] curiosamente, elas também tinham um deus. E o deus encarnava no chefe." [Alberto da Costa e Silva] Alberto da Costa e Silva oferece uma explicação sem a qual não é possível compreender a história do continente africano. Na passagem acima se refere especificamente a:
		
	 
	Organização social e política, extremamente hierárquica, dos diferentes povos africanos, antes da colonização europeia, na qual o chefe político também exercia o poder religioso, como o Império Monomopata.
	
	Organização social e política das diferentes sociedades africanas, após a chegada dos europeus ao continente, na qual o poder político tendia a ser mais forte nas estruturas familiares, a exemplo das cidades-estado do Índico.
	
	Estruturação econômica das diferentes sociedades africanas, antes da colonização europeia, baseada nas atividades voltadas para subsistência distribuídas entre os diferentes membros das famílias, a exemplo do Império Songhai.
	
	Estruturação sócio-econômica dos diferentes grupos sociais espalhados pelo continente africano, depois da chegada dos europeus, fundamentada no poder dos líderes políticos que também detinham o poder divino, como o Reino do Congo.
	
	Sistematização cultural das sociedades africana, antes da colonização europeia, fundamentada na transmissão oral dos saberes e fazeres entre os membros das famílias de geração para geração.
	Respondido em 10/09/2019 20:14:02
	
	
	Gabarito
Coment.

Continue navegando