Buscar

Processamento Auditivo Central- Biofísica

Prévia do material em texto

Trabalho- Biofísica
 (professora Meire Portela)
Processamento Auditivo Central
1 - O Processamento Auditivo Central é a capacidade que o cérebro tem para usar a informação que chega pelos ouvidos, ou seja, “é aquilo que o cérebro faz com aquilo que o ouvido ouviu”. Ele representa habilidades auditivas desenvolvidas desde o nascimento (localizar o som, focar a atenção em um som e ignorar outros, discriminar um som do outro, memorizar sons sequenciais etc.).
Algumas pessoas têm dificuldade em realizar estas habilidades, o que provoca desatenção, dificuldade de concentração, compreensão e aprendizagem em qualquer idade. Isso é chamado de Transtorno de Processamento Auditivo Central. Ele pode estar presente mesmo em quem escuta bem!
A boa notícia é que estas dificuldades podem ser revertidas se forem treinadas adequadamente.
2- O QUE É O PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL? 
Processamento auditivo se refere aos processos envolvidos na detecção, na análise e na interpretação de eventos sonoros. Estes processos acontecem no sistema auditivo periférico e no sistema auditivo central. É desenvolvido nos primeiros anos de vida, portanto é a partir da experienciação do mundo sonoro que aprendemos a ouvir. 
QUAIS SÃO AS HABILIDADES AUDITIVAS CENTRAIS? 
* Localização sonora: habilidade de localizar auditivamente a fonte sonora; 
• Síntese binaural: habilidade para integrar estímulos incompletos apresentados simultaneamente ou alternados para orelhas opostas;
* Figura-fundo: identificar mensagem primária na presença de sons competitivos.
 * Separação binaural: habilidade para escutar com uma orelha e ignorar a orelha oposta; 
* Memória: habilidade de estocar e recuperar estímulos; 
* Discriminação: habilidade para determinar se dois estímulos são iguais ou diferentes; 
* Fechamento: habilidade para perceber o todo quando partes são omitidas; 
* Atenção: habilidade para persistir em escutar sobre um período de tempo
 * Associação: habilidade para estabelecer correspondência entre um som não linguístico e sua fonte.
Habilidades auditivas mediadas por estruturas do SNC
Sensação: habilidades para identificar a presença de som;
Discriminação: processo usado para discriminar sons de diferentes frequências, durações ou intensidades (grave/agudo, curto/longo, fraco/forte);
Localização: habilidade de determinar a localização de um som em relação a posição do ouvinte no espaço.
Figura-Fundo: habilidade de identificar um som linguístico, ou não, na presença de ruído de fundo. 
Fechamento Auditivo: termo usado para descrever a habilidade de entender palavra ou mensagem por inteiro, quando falta uma parte.
Associação Auditiva: habilidade de atribuir significado ao som.
3-Processamento Auditivo Central (PAC) está inserido em um conjunto de habilidades auditivas realizadas pelo Sistema Nervoso Central (SNC) considerando a interpretação das informações que chegam por meio da audição.
O Sistema Auditivo é constituído por três componentes:
COMPONENTES CONDUTIVO (orelha externa e orelha média) – tem função de conduzir o som do meio externo (aéreo) ao meio interno (líquido) perdendo um mínimo de energia, e de proteger a cóclea de sons fortes que poderiam causar danos físicos.
O COMPONENTE SENSORIAL (cóclea) tem a função de transformar o impulso sonoro em impulso elétrico. É na cóclea que se inicia a primeira separação do estímulo sonoro em seus componentes de frequência e de intensidade. A partir da cóclea as informações sensoriais são transmitidas separadamente por frequência até o córtex. (WOBACK, 1985)
O COMPONENTE NEURAL tem a função de receber, analisar e programar a resposta. Este componente não está totalmente pronto ao nascimento, somente a partir da experiência sonora é que se completa a mielinização e novas conexões neurais se estabelecem para transmitir a informação sonora. Existem vários centros de processadores entre a cóclea e o córtex auditivo núcleo coclear, complexo olivar superior, lemnisco lateral, colículo inferior e corpo geniculado medial. (BOOTHROYD, 1996)
Prevenção: 
realizar o teste da orelhinha até o terceiro mês;
4- Processamentos auditivos centrais é a maneira que o sistema auditivo recebe, analisa, organiza e interpreta todos os sons que ouvimos. O som percorre um longo caminho, desde a orelha externa até chegar ao cérebro. Para que este caminho seja percorrido sem intercorrências, dependemos de um conjunto de habilidades especificas que interpretam os estímulos sonoros.

Continue navegando