Buscar

MEDULA ÓSSEA VERMELHA E AMARELA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Faculdade Independente do Nordeste
Farmácia 1º semestre
Talisson Almeida e Bruno Almeida
A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso rico em nutrientes localizado principalmente no interior de ossos tais como o esterno e os ossos do quadril. Existem dois tipos de medula óssea: medula óssea vermelha e medula óssea amarela. A medula óssea amarela possui uma quantidade muito maior de células de gordura que a medula vermelha. Ambos os tipos de medula óssea contêm vasos sanguíneos. 
A medula óssea vermelha é responsável pela produção das células do sangue, enquanto que a medula óssea amarela é formada apenas por gordura e não produz células sanguíneas.
A medula óssea vermelha é constituída por um tipo de tecido conjuntivo especial denominado tecido hematopoiético ou hemocitopoético. Ela é rica em células-tronco medulares, capazes de formar tipos celulares sanguíneos distintos: hemácias, plaquetas e os leucócitos ( globulos brancos ). Estes componentes dos sangue são renovados continuamente e a medula óssea é quem se encarrega desta renovação. Trata-se portanto de um tecido de grande atividade evidenciada pelo grande número de multiplicações celulares.
 A medula óssea vermelha é também constituída por uma população de células fixas, presas às fibras reticulares que são: as células reticulares, os macrófagos fixos e os vasos capilares, de um tipo especial, chamados capilares sinusóides; e por uma população de células livres que são as células precursoras dos elementos figurados do sangue.
A medula óssea amarela é constituída pelas mesmas células fixas, porém, as células livres são substituídas por células adiposas. Na criança toda a medula óssea é vermelha. No adulto apenas a crista ilíaca, costelas, vértebras e esterno possuem medula vermelha, portanto, produtores de elementos figurados do sangue. Nos outros ossos só há medula amarela, e portanto, em condições normais, são incapazes de produzir sangue. Quando há uma necessidade maior, como no caso de anemias ou em hemorragias muito intensas, a medula amarela é capaz de se converter em medula vermelha e passar a produzir glóbulos sanguíneos. No entanto, há casos em que tal comportamento da medula é insuficiente para promover seu bom funcionamento, sendo necessário que a pessoa receba um transplante de medula óssea. 
Referências : 
https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/medula-ossea/
https://www.mds-foundation.org/wp-content/uploads/2014/06/Blood-Marrow-Booklet_Portuguese_eBook_5.27.2014.pdf
https://www.portalsaofrancisco.com.br/corpo-humano/medula-ossea
https://www.infoescola.com/anatomia-humana/medula-ossea/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Medula_%C3%B3ssea