Buscar

John Locke: O Pai do Liberalismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

John Locke foi um filósofo inglês conhecido como o "pai do liberalismo", sendo assim, considerado como o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. John, ficou conhecido como o fundador do empirismo. Defendia a liberdade e a tolerância religiosa.
John Locke nasceu no Séc. XVII, no ano de 1632, na aldeia de Somerset, em Wrington, Inglaterra, no dia 29 de agosto ( por ser uma cidade muito pequena locke resolveu então focar em seus estudos).
 Filho de um funcionário do tribunal e capitão do exército parlamenta, John Locke, Esq., De Pensford E Agnes Keene
Também conhecido como:	"Ann Keen, de Wrington". Essa, nasceu 	por volta de 1597, Wrington, Somersetshire, Inglaterra, e veio a falecer por volta de 1635 (30-46) Somersetshire, Inglaterra. 
 Seu pai, por por sua vez, nasceu dia 29 de abril de 1606 na cidade de 	Pensford, Somersetshire, Inglaterra; onde viveu seus 52 anos. Seu falecimento ocorreu em 13 de fevereiro de 1659, Mastigar Magna, Wrington, Somersetshire, Inglaterra. 
 Onde, naquela época e também pela posição de seu pai, influenciou John Locke, a ter suas teorias política deixando grande contribuição ao desenvolvimento do liberalismo, principalmente a noção de Estado de direito.
 John, foi um filósofo inglês, o principal representante do empirismo. Ele foi educado na Westminster School. No ano de 1652, entrou para a Christ Church College, em Oxford. Recebendo assim, o bacharel em Artes no ano de 1656. Além disso, estudou Medicina, e Ciências Naturais. 
John tendo boas condições e oportunidade de completar sua educação, fez o ensino superior e anos depois, foi admitido na academia científica da Sociedade Real de Londres, onde desenvolveu o interesse pela Filosofia e ampliou seus conhecimentos e cultura.
 Onde também, irá influenciar a revolução francesa, a declaração universal dos direitos humanos, ou seja, toda revolução feita pelo iluminismo, devido o fato de libertade, no qual vai influenciar demais a revolução gloriosa da Inglaterra. Então, quando se fala sobre a ideia de liberdade, obviamente se fala de um processo em que John está fazendo de crítica ao modelo vigente da época. 
 A maior parte de sua obra se caracteriza pela oposição ao autoritarismo, em todos os níveis: individual, político e religioso.
 A sua principal obra de filosofia política escrita, tinha como objetivo contestar a doutrina do direito divino dos reis e do absolutismo real.
E um ponto mais polêmicos é a propriedade privada, o direito à ter propriedade. Não é que todos tenham que ter, mas sim, caso naquela época o cidadão tenha, ninguém venha a se retirar ou a tomar. 
Naquela época era muito difícil conquistar uma propriedade com as revoluções e situações em que a Inglaterra estava passando, nada mais, nada menos, John passava que o ser humano que é livre, dotado de direito e que possui possibilidade de estar livre, tem condições por si próprias, com o trabalho, adquirir seu trabalho. No caso que ele adquira, ninguém possa retirar, por ser um direito natural desses indivíduo. 
A função básica para o John locke é garantir esses direitos, porque segundo John, se tivermos vida, liberdade e propriedades, temos condições de buscar a felicidade. Locke vai compreender, durante seus desenvolvimentos e criações de teorias, que a função do estado não é de oferecer uma série de serviço para o indivíduo, mas sim, garantir direitos naturais, proteção interna e externas e consequentemente resoluções de conflitos de maneira imparcial: é o famoso estado liberal. Exercendo uma enorme influência sobre todos os pensadores de seu tempo, John foi uma das principais referências teóricas para os líderes das revoluções que, a partir do final do século 18, transformaram a sociedade ocidental.
Sendo assim, John locke será conhecido como o pai do liberalismo.
Foram essas as bases da ideia de uma sociedade sem a interferência governamental, um dos princípios básicos do capitalismo liberal.
Baseando sua crença no poder da educação como transformadora do mundo. 
John, Faleceu em High Laver, Inglaterra, no dia 28 de outubro de 1704. Seu corpo foi sepultado no cemitério da Igreja de Laver, onde residia desde 1691.

Outros materiais