Buscar

INTESTINO DELGADO


Continue navegando


Prévia do material em texto

INTESTINO DELGADO
O intestino delgado é um órgão do sistema digestório, com cerca de 6cm, divididos em três grandes partes denominadas de duodeno, jejuno e íleo. Este órgão é concretizado a etapa final da digestão com absorção dos nutrientes seu principal papel.
A parede típica do intestino delgado é de órgãos do tudo digestivo, que apresentam mucosa, submucosa, muscular e serosa. 
MUCOSA- caracterizada por vilosidades intestinas, a presença de microvilosidades e pregas para que exista um aumento na superfície de contato, assim, favorecendo absorção. Sua projeção alongada e revestida por um epitélio cilíndrico simples, nelas são contidas células absortivas e células caliciformes, que aparecem somente no intestino.
Á tipos de células caracterizadas chamadas de célula absortivas: dotada de grandes quantidades de microvilosidades.
Função: internalizar nutrientes e moléculas produzidos durantes o processo de digestão, produz enzimas pelas células absortivas e pode também fazer parti da membrana plasmática das microvilosidades.
Células Caliciformes: sua distribuição é entres as células absortivas, produzem mucina que hidrata e se ligam entre si formando o muco, protegendo e lubrificando o revestimento intestinal.
SUBMUCOSA- separada da mucosa pela musculatura lisa fibrilar. Sua constituição é de tecido conjuntivo denso, secretam muco alcalino pelos gânglios tubulares. Encontra-se vasos sanguíneos e linfáticos.
MUSCULAR- composta de camada interna e externa de musculatura lisa.
A cada duas camadas musculares entre elas encontra-se pericárdio de neurônio que formam o plexo mioentérico.
SEROSA- possui uma fina camada de tecido conjuntivo, recoberta por epitélio pavimentoso simples.