Buscar

APS 2 - TERMO, CONDIÇÃO E ENCARGO

Prévia do material em texto

FACULDADE DOCTUM DE JOÃO MONLEVADE
REDE DE ENSINO DOCTUM
	
	Disciplina 
	Direito Civil 
	Curso 
	Direito 
	Período 
	2º
	Turma 
	B
	Professor 
	Tenório Moreira da Silva
	Valor: 10,0
	APS: 5 horas 
	Aluno(a)
	
	Nota 
	
Termo, Condição e Encargo
As cláusulas que estabelecem alguma condição, termo ou encargo a um negócio jurídico são meramente acidentais, ou seja, estarão presentes nos contratos somente se as partes optarem por utilizá-las. Ou seja, tais elementos são introduzidos facultativamente pela vontade das partes e não são necessários à essência do negócio jurídico.
Termo:
O termo é uma cláusula que subordina a eficácia do negócio jurídico a um evento futuro e certo, ou seja, que ainda não ocorreu, mas temos certeza que vai ocorrer. Quando sabemos quando vai ocorrer, chamamos de termo certo, e quando não sabemos quando vai ocorrer, chamamos de termo incerto. É o momento em que começa ou se extingue a eficácia do negócio jurídico.
Espécies:
Termo convencional, termo de direito e termo de graça;
Termo inicial (dies a quo) e final (dies a quem);
Termo certo e incerto;
Termo impossível (art.135);
Termo essencial e não essencial: é essencial quando o efeito pretendido deva ocorrer em momento bem preciso, sob pena de, verificado depois, não ter mais valor.
Efeitos:
Termo Inicial (dies a quo): que inicia a eficácia do negócio jurídico.
Art. 131. O termo inicial suspende o exercício, mas não a aquisição do direito.
Termo Final (dies ad quem): Resolve os efeitos do negócio jurídico, ou seja, põe fim à eficácia do negócio jurídico. É o momento (data) em que o negócio jurídico deixará de surtir efeitos (diferente de prazo).
Obs.: Prazo é o intervalo entre o termo inicial e o final (arts.132 a 134). Na contagem dos prazos, exclui-se o dia do começo e inclui-se o do vencimento.
Condição:
Condição é uma cláusula que pode ser inserida no negócio jurídico pela vontade das partes, e que subordina a eficácia do negócio jurídico a um evento futuro e incerto, ou seja, que não sabe quando vai ocorrer e se vai ocorrer (Art.121 do CC). Só são consideradas condição, portanto, as convencionais, e não as legais (condiciones iuris: impostas pela lei).
Elementos:
Voluntariedade;
Futuridade; e 
Incerteza.
Espécies:
Quanto à licitude: lícitas e ilícitas (art. 122, 1ª parte).
Quanto à possibilidade: possíveis e impossíveis. Estas podem ser: a) fisicamente impossíveis; e b) juridicamente impossíveis.
Quanto à fonte de onde promanam: casuais, potestativas (puramente potestativas e simplesmente potestativas) e mistas. 
Quanto ao modo de atuação: suspensivas e resolutivas:
Condição suspensiva: suspende a eficácia do negócio jurídico. Na condição suspensiva, enquanto não se realizar a condição, não haverá a aquisição do direito, e o negócio jurídico (ou parte dele) não surtirá efeitos (eficácia). (Arts. 125 e 126 do CC).
Condição Resolutiva: põe fim à eficácia do negócio jurídico (ou parte dele). Na condição resolutiva, enquanto não se realizar a Condição, o negócio jurídico (ou parte dele) produzirá efeitos, podendo-se exercer os direitos provenientes do negócio desde a sua conclusão (Arts. 127 e 128 do CC).
Efeitos: As condições impossíveis invalidam os negócios jurídicos que lhes são subordinados, quando suspensivas, assim como as ilícitas, incompreensíveis e contraditórias (art.123). Têm-se por inexistentes as condições impossíveis, quando resolutivas (art. 124).
Encargo:
Encargo é uma restrição imposta a uma liberalidade. O encargo é uma obrigação ou um ônus imposto, ao beneficiário, em negócio jurídico gratuito ou benéfico, tais como: doação; comodato; testamento; promessa de recompensa; e etc.
Efeitos: O encargo não suspende a aquisição nem o exercício do direito (art. 136). Sendo ilícito ou impossível, considera-se não escrito (art. 137).
Encargo e condição: o encargo difere da condição suspensiva, porque esta impede a aquisição do direito. E da resolutiva porque não conduz, por si só, à revogação do ato. O instituidor do beneficio poderá ou não propor a ação revocatória, cuja sentença não terá efeito retroativo.
REFERÊNCIAS
Direito Civil - Aula 106 - Resumo de Condição; Termo e Encargo - Art. 121 ao 137 do CC. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qLDNN3pIcfM>. Acesso em: 14 Out. 2018.
Condição, termo e encargo: qual é a diferença? Disponível em: <https://direitodiario.com.br/condicao-termo-encargo/>. Acesso em: 14 Out. 2018.
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2014.
Código Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm>. Acesso em: 14 Out. 2018.
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil 1 Esquematizado. São Paulo: Saraiva, 2011.

Continue navegando