Buscar

Resposta Caso Concreto 01 Direito Civil II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 01 Direito Civil II
Leia ao caso concreto narrado abaixo e responda, de forma objetiva e fundamentada, às questões formuladas de acordo com os temas abordados no plano de aula:
Matheus é dono de um renomado restaurante no Bairro do Leblon, na Cidade do Rio de janeiro. A especialidade do estabelecimento e a produção de pratos confeccionados com batatas como ingrediente principal de seus pratos. Para a manutenção dessa qualidade, precisa reabastecer a cada oito dias sua dispensa.
Luccas é proprietário de um grande hortifrúti na mesma região do restaurante de Matheus e dele recebe um email propondo acordo que por determinado preço, Luccas forneça a cada oito dias, duas arrobas de batatas. Luccas responde dando o aceite e na primeira data aprazada para a entrega, faz a entrega da seguinte maneira: uma arroba de batata doce e outra arroba de batata inglesa.
Você consegue visualizar obrigações entre Luccas e Matheus?
Resposta: Sim, OBRIGAÇÃO DE DAR COISA INCERTA Art. 243 do Código Civil, princípio do “genus nunquam perit” A coisa incerta, indicada pelo gênero e quantidade, antes da escolha, não pode ser declarada como perdida, pelo devedor, A escolha é o ato de seleção das coisas constantes da espécie, isto é, a identificação quanto à qualidade da coisa a ser entregue. E através dela que será definida a qualidade do objeto. O devedor, naturalmente, é o titular do direito de escolha. 
Matheus pode reclamar da entrega mista feita por Luccas?
Resposta: Não. A obrigação de dar coisa incerta, determinadas pelo gênero e quantidade, a escolha da qualidade pertence ao devedor, só não poderá da coisa pior, nem será obrigado da a melhor Art. 244 do Código Civil. No caso em tela, Lucas poderia escolher entre vários tipos de batatas, (doce, inglesa) etc.
Questão objetiva.
João contrata Pedro para realizar durante o feriado próximo de 7 de Setembro pintura de seu apartamento. Pedro aceita e João diz que pagará 5 mil reais pelo trabalho.
I Estamos falando de obrigações por ambas as partes
II Existe nesse caso, obrigação de fazer.
 III Nesse caso, não podemos falar de obrigações.
IV Obrigações podem ser bilaterais ou plurilaterais.
As assertivas I, II e IV estão corretas.
As assertivas II, III e IV estão corretas.
As assertivas I e III estão corretas.
As assertivas II e III estão corretas.

Outros materiais