Buscar

Distúrbios Renais e Tratamentos

Prévia do material em texto

Questão 01. Qual o distúrbio do equilíbrio acidobásico pode desenvolver um indivíduo com diminuição da taxa de filtração glomerular? Caso as dificuldades renais não possam ser devidamente corrigidas, qual a forma de tratamento adequada?
Este distúrbio se dá pela acidose metabólica, uma vez que com a diminuição da filtração glomerular, o rim, sendo parte fundamental da eliminação de ácidos gerados, fica limitado a esta excreção. Desta forma, o tratamento adequado seria mediado com bicarbonato de sódio oral, de maneira a manter a associação de menor velocidade da queda da filtração glomerular, consequentemente, mantendo o bicarbonato sérico (dosado em sangue venoso) acima de 22 mEq/L. 
http://www.scielo.br/pdf/ramb/v56n2/a28v56n2
Questão 02.  O que é a microalbuminúria? Qual a sua utilidade clínica? 
O termo microalbuminúria é utilizado quando a quantidade de albumina urinária está acima do normal, porém que seja detectável nos testes de proteinúria total, que por sua vez, se dá pela excreção urinária da albumina. Considera-se microalbuminúria elevação persistente da excreção urinária de albumina entre 20 e 200µg/min. Dentre sua utilidade clínica, apesar de ser considerada um marcador precoce de lesão glomerular em indivíduos diabéticos, também ocorre em indivíduos não-diabéticos, valendo ressaltar a importância mediante esta patologia, para prevenção da instalação e progressão da nefropatia diabética. Sendo determinante ainda, especialmente em casos de hipertensão arterial sistêmica (HAS) e em associação com doenças cardiovasculares, bem como fator de risco para aterosclerose. Desta forma, a medida precisa e acurada da excreção urinária de albumina reveste-se de grande importância clínica.  
http://www.scielo.br/pdf/%0D/jbpml/v41n2/a07v41n2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ramb/v56n2/a28v56n2 
Questão 03. Como se espera encontrar a concentração plasmática de cálcio em um paciente com doença renal crônica? Explique.
Espera-se encontrá-la balanceada, perante monitoramento, uma vez que  função renal normal é fundamental na manutenção do balanço do cálcio. A diminuição da filtração glomerular se associa com hipocalcemia, alteração que exerce papel fisiopatológico na doença óssea e calcificação vascular nesses pacientes. Com a perda da capacidade funcional renal, diminui a 1,25-dihidroxivitamina D (calcitriol), forma ativa da vitamina D. A deficiência da produção de calcitriol determina hiperplasia das glândulas paratireoides, seguida de hiperparatireoidismo secundário.29. Desta forma, a monitorização do cálcio deve ser realizada obrigatoriamente em todos os pacientes com DRC estágios 4 e 5 e nos pacientes no estágio 3 que apresentam perda progressiva da filtração glomerular.
http://www.scielo.br/pdf/ramb/v56n2/a28v56n2
Questão 04. Qual o mecanismo responsável pela presença de anemia em pacientes com doença renal crônica?
A anemia surge precocemente no curso da DRC e sua prevalência aumenta à medida que ocorre diminuição da função renal, bem como a condição inflamatória presente na DRC (aumento da produção hepática de hepcidina, que interfere na ação da eritropoetina. A anemia na DRC é caracteristicamente normocrômica, normocítica e com contagem de eritrócitos na medula óssea normal ou diminuída, devido ao seu caráter hipoproliferativo. Desta forma, o mecanismo responsável pela presença de anemia é a deficiência de eritropoetina, devido à perda de massa renal, sítio principal de produção da mesma.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842010000800016
http://www.scielo.br/pdf/ramb/v56n2/a28v56n2
Questão 5. O que é a terapia renal substitutiva indicada aos pacientes em último estágio da doença renal? Explique sucintamente o mecanismo de funcionamento.
A Terapia renal substitutiva é o tratamento que exerce as funções dos rins que, quando doentes, não conseguem mais executar. As opções de tratamento incluem hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal.
http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v63n4/0047-2085-jbpsiq-63-4-0354.pdf
Questão 6. Qual o motivo em haver a necessidade de ajuste de dose dos medicamentos administrados aos pacientes com diminuição da filtração glomerular?
Os fármacos devem ser administrados com precaução, a fim de evitar o acúmulo excessivo no organismo. Deve-se reduzir a dose do medicamento, aumentando o intervalo entre as administrações, ou ambos, dependendo do perfil farmacocinético e da gravidade da insuficiência renal. 
http://www.scielo.br/pdf/ramb/v56n2/a28v56n2
Questão 7. Manipular o rim farmacologicamente é um artifício muito utilizado clínicamente no tratamento de diversas mazelas. Um paciente que faz uso indiscriminado do fármaco Furosemida, um diurético de alça. Com o você espera encontrar (aumentado, diminuído ou inalterado) o pH urinário? Justifique.
Um ph aumentado, pois são os que mais aumentam a eliminação de sódio, carregando mais água com eles. Deixando a urina mais diluída.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842010000800016
Questão 8. Monte uma gasometria (com pH, bicarbonato e pCO2) arterial compatível com o caso descrito na questão anterior.
pH: 7,35 PCO2:43 pO2:32 HCO3:23 BE:-2
http://www.jornaldepneumologia.com.br/PDF/Suple_138_45_1212%20Gasometria%20arterial.pdf

Continue navegando