Buscar

Aluna 2019 Fund Biol

Prévia do material em texto

Aluna: Francielle Da Silva Queiroz RA:8027320
Ciências Biológicas
Fundamentos e Métodos do Ensino de Biologia Animal
Orientador: Prof. Marco Antonio Gomes Souto
Claretiano Centro Universitário
São Miguel Do Guaporé /RO
	2019
Francielle Da Silva Queiroz RA: 8027320
Ciências Biológicas
Fundamentos e Métodos do Ensino de Biologia Animal
	Atividades Apresentada na disciplina de Fundamentos e Métodos do Ensino de Biologia Animal, como requesito pra obtenção de notas desse 1º Semestre de 2019, na Faculdade Claretiano / RO
São Miguel Do Guaporé/ RO
2019
Portfólio
Anelídeos e moluscos são dois filos que nós, a espécie humana, tem pouco contato em nosso cotidiano. Entretanto, estes dois filos possuem importância em várias atividades humanas. Dessa forma, responda as seguintes perguntas:
1) Apresente as principais características morfológicas e ecológicas dos anelídeos e dos moluscos.
Os moluscos são animais marinhos, de água doce ou terrestres, invertebrados, que recebem esse nome por possuírem o corpo mole ou mucoso, geralmente protegidos por uma concha de calcário.Grande parte deles vive no mar e são exemplos deles: lula, polvo e mariscos. Ecológicamente os moluscos se dá por conta de muitos exemplares serem animais aquáticos filtradores, ou seja, que filtram a água que passa por dentro de suas conchas, absorvendo nutrientes e toxinas, além de boa parte servir de alimento para animais maiores, como pássaros.
Anelídeos alguns são aquáticos Marinhos ou dulcícolas, mas a maioria das espécies é de vida livre terrestre. O sistema digestório é completo com a boca, faringe, esôfago, papo (digestão química com ação enzimática), na maioria das espécies, as trocas gasosas ocorrem por difusão através da pele, com auxílio de pigmentos que transportam oxigênio. Ecológicamente dos anelídeos se dá pelo fato de alguns exemplares, como as minhocas, serem decompositores de matéria orgânica, produzindo húmus e fertilizando o solo, além de também areá-lo.
2) Qual a importância das espécies dos dois filos para os sistemas naturais?
Muita gente acha que a minhoca - um anelídeo - é uma criaturinha nojenta e inútil. Bem, nojenta, ela até pode ser. Agora, inútil a minhoca não é de jeito nenhum, muito pelo contrário. Fique sabendo que ela é de suma importância, pois por ser detritívora, alimenta-se de detritos ou restos orgânicos de vegetais e animais, Além disto, ao escavar o solo, as minhocas formam túneis, favorecendo a aeração das raízes das plantas e a penetração das águas das chuvas.
Os bivalves são um classe de moluscos que tem como principal característica a presença de duas peças de concha Eles não possuem cabeça e nem rádula, obtendo seu alimento por meio da filtração da água. A respiração é branquial e a reprodução é sexuada com fecundação externa.
3) Qual a importância econômica das espécies dos dois filos para o homem?
Ainda hoje os moluscos são extremamente importantes na economia de muitos países, como fonte de alimento rico emproteínas, sendo coletados diretamente da natureza ou mesmocultivados. Em muitos países, possibilitam até a existência deuma indústria de pérolas e de adornos de madrepérola. Apresentam interesse médico-sanitário, pois muitas espéciessão vetores de doenças, enquanto outras, aparentemente,podem ser usadas no controle destas.
Com excepção das sanguessugas, das minhocas-da-terra e de alguns poliquetas usados como isca na pesca, os anelídeos são pouco conhecidos. Constituem, no entanto, um grupo extremamente importante. Finalmente, as sanguessugas, já importantes em cirurgia (plástica e de reconstrução), poderão vir a demonstrar ainda mais o seu interesse no combate a doenças, nomeadamente cardiovasculares.

Continue navegando