A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
apol ética e estética da educação

Pré-visualização | Página 2 de 2

a seguir e assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A ética é imposta pelo aspecto cultural externo e por isso se assemelha aos costumes ou hábitos culturais.
	
	B
	Os costumes ou hábitos são estabelecidos via tradição da cultura.
Você acertou!
A alternativa correta é a opção B, pois, a ética é uma autoimposição e por isso se distingue dos costumes ou hábitos culturais, das regras sociais e de etiqueta e do direito. Os costumes ou hábitos são estabelecidos via tradição da cultura. O conceito de cultura é oposto ao que é biológico, pois o biológico já vem programado, como acontece com os instintos dos animais, ao passo que a cultura é produzida ou adquirida na comunidade social (livro-base, p. 33).
	
	C
	O conceito de cultura se aproxima do que compreendemos por biológico, pois o biológico já vem programado, assim como a cultura.
	
	D
	A cultura é produzida ou adquirida de forma biológica, distante da comunidade social.
	
	E
	Ética e cultura se aproximam devido seu aspecto instintivo e biológico, são inatas.
Questão 5/5 - Ética e a Estética na Educação
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Uma questão fundamental à compreensão da crise ética da contemporaneidade em MacIntyre diz respeito à perda da historicidade que ainda estava presente na ética anterior (aristotélica), perda essa que se deveu, especificamente, ao advento da modernidade.  E é justamente nesse aspecto que no pensamento do filósofo a moral moderna estava fadada à falência. E isso constituía diretamente um reforço à proposta de retorno a Aristóteles. Pode-se dizer, em suma, que é a partir da crítica ao iluminismo quando do seu fracasso que MacIntyre opera sua crítica a modernidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COIMBRA, Fábio. A crise da ética no pensamento contemporâneo: um debate entre Alasdair MacIntyre e Habermas. Revista Húmus, São Luiz, v. 5, n.15, abr. 2015. p. 13. http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/download/4252/2310. Acesso em 12 de junho de 2019. p. 14. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a crise dos valores e a destruição do dualismo metafísico,  assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A crise de valores iniciou o dualismo metafísico estabelecendo referências e significações tradicionais.
	
	B
	A crise do dualismo metafísico confirmou a revitalização dos princípios morais da contemporaneidade, dando ênfase à vida e à criação.
	
	C
	O dualismo metafísico consolidou as hierarquias e os dogmas cristalizados, afirmando a vida, a criação e a evolução.
	
	D
	A crise de valores e o fim do dualismo metafísico suprimiram todos os pontos de referências e as significações tradicionais estáveis.
A alternativa correta é a opção D, pois, a crise de valores e a destruição do dualismo metafísico são liberadores e angustiantes. Angustiantes haja vista desesperadores na medida em que suprimem todos os pontos de referências e as significações tradicionais estáveis, deixando apenas o vazio e o non-sens e a anarquia dos princípios, e revelando o nada (o “nihil” é libertadores na medida em que elas sacodem as hierarquias e os dogmas cristalizados, esclerosados, abafando a vida, a criação e a evolução (livro-base, p. 26).
	
	E
	A formulação de valores e as significações tradicionais combateram a anarquia dos princípios, revelando a ética como fundamento da vida.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.