Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

RELATÓRIO PRÁTICO
AULA 02 – MÉTODOS EXTRATIVOS
1) Diferencie extração por percolação da realizada por maceração. Exemplifique.
PERCOLAÇÃO: na extração por percolação, inicialmente o solvente passa através da camada porosa do material em leito fixo e extrai as substâncias solúveis (Figura 2.1). O requisito básico para este processo é que o leito possua boas propriedades de percolação para que o solvente possa passar facilmente no material contínuo. Como, em geral uma passagem apenas pela matriz não é suficiente para obter um bom rendimento, é necessário reciclar o solvente por mais vezes para enriquecer ao máximo a solução extrato nos compostos extraíveis (NAVIGLIO et al., 2007). A vantagem deste método é que o tratamento mecânico do material sólido é baixo pela ausência de mobilidade e durante a passagem do solvente ocorre uma filtragem que retêm o material fino resultando em um índice mínimo de partículas finas na solução do extrato. Este efeito é visível no caso da extração de sólidos Revisão Bibliográfica 13 solúveis do café torrado e moído. Um maior rendimento na extração é favorecido pela diminuição do tamanho das partículas, isto é, para uma determinada razão de sólido/solvente o tempo de extração requerido para um rendimento desejado diminui. 
2) Cite como deveria ser preparada uma tintura (1:5), sabendo-se que o volume final deve ser de 1000 mL, por maceração de 10 dias.
A tintura pode ser considerada um produto final quando disponível para uso (medicamento rotulado pronto para ser dispensado) e também matéria-prima quando utilizada para ser incorporada em formulações de uso tópico (pomadas e cremes). É a preparação alcoólica ou hidroalcoólica resultante da extração de drogas ou da diluição dos respectivos extratos. São obtidas por extração a líquido usando 1 parte em massa de droga vegetal e 10 partes de solvente de extração, ou 1 parte em massa de droga vegetal e 5 partes de solvente de extração. A relação pode ser m/m ou m/v. Alternativamente, eles podem ser obtidos utilizando tanto 1 parte em massa de droga vegetal e quantidade suficiente do solvente de extração para produzir 10 partes de massa ou volume de tintura ou 1 parte em massa de droga vegetal e quantidade suficiente de solvente de extração para produzir 5 partes, em massa ou volume, de tintura. Outras proporções de droga vegetal e solvente de extração podem ser utilizadas. É classificada em simples ou composta, conforme preparada com uma ou mais drogas
Inicialmente deve-se colocar 200g da planta seca e triturada em um vidro de boca larga e escuro. Adicionar 1000ml da mistura hidroalcoólica (solvente). Fechar bem o frasco e agitar. Macerar por 10 dias, agitando todos os 10 dias e filtrar.
3) Diferencie infusão de decocção. Como são denominados os extratos obtidos a partir destes processos extrativos? Em que casos devem ser usados o método de infusão? Justifique.
INFUSÃO:
DECOCÇÃO:
4) O que são extratos secos? Como são preparados? Qual sua importância em formulações de fitoterápicos?
Extratos secos são preparações sólidas obtidas por evaporação do solvente utilizado na sua preparação. O extrato pode ser preparado por percolação, maceração ou outro método adequado e validado, utilizando como líquido extrator álcool etílico, água ou outro. Na planta fresca há uma certa quantidade de água e isso interfere negativamente no tempo dea validade. Com a planta seca, há uma redução de até 90% da atividade intrínseca de água na planta, 
5) É possível realizar uma extração seletiva para algumas classes de metabólitos especiais utilizando a adição de ácido ou base? Se sim, quais as classes de metabólitos poderiam ser extraídos com estas condições?

Mais conteúdos dessa disciplina