Buscar

Direito e Legislação AVA

Prévia do material em texto

Para muitos empregados a jornada de trabalho serve para mensurar em que momento estes passam a receber horas extras e engordar os seus vencimentos no final do mês. Por outro lado, este não é o objetivo da Lei, a mesma está preocupada em evitar abusos por parte do empregador e exposição do empregado a uma carga horária que possa prejudicar sua saúde e o próprio convívio familiar e social. Trilhando este raciocínio a função da legislação que trata da jornada de trabalho é impor limites e compensar financeiramente através dos adicionais a sobre jornada, que também é permitida desde que obedeça limites quanto a sua extensão.
 
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
 
I – A CLT, norma hierarquicamente inferior à Constituição Federal, prevê em seu art. 58 o limite da jornada diária como sendo de oito horas.
II – A CLT, em seu art. 59,  prevê a possibilidade de jornada diária de oito horas ser prorrogada por, no máximo, três horas, desde que haja previsão expressa neste sentido no contrato de trabalho ou em Convenção ou Acordo Coletivo.
III – É facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As afirmativas I e III estão corretas
Questão 2
Correto
Na seara trabalhista, os intervalos podem ser definidos como determinados períodos que objetivam retomar as energias do colaborador, o que contribui para a conservação de sua saúde física e mental, evitando, dessa forma, o surgimento de doenças ocupacionais e também de acidentes de trabalho. Nesse sentido, embora apresentem nomenclaturas semelhantes, os intervalos intrajornada e interjornada diferenciam-se, estando este previsto no artigo 66 e aquele no artigo 71 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).O primeiro (intervalo intrajornada) se refere ao período designado à alimentação ou ao repouso no decorrer da jornada de trabalho.
De acordo com o texto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para Verdadeiro e F para Falso.
 
(  ) Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas. 
(   ) Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 3 (três) horas. 
(   ) Os intervalos de descanso serão computados na duração do trabalho.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
c. V – F – F. 
Questão 3
Correto
Texto da questão
Para o Direito do Trabalho é importante que o contrato seja perene, de modo que a relação contratual se prolongue até a aposentadoria, por ser a fonte de subsistência do empregado. Sendo assim, quando se fala em duração de trabalho, é relevante falar da duração da jornada de trabalho. A jornada é o lapso temporal diário em que o empregado se coloca à disposição do empregador em virtude do respectivo contrato. Mede a principal obrigação do empregado no contrato (obrigação de fazer) e a principal vantagem empresarial.
 
De acordo com o texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I – Pode-se definir jornada de trabalho como o tempo diário em que o empregado tem que se colocar em disponibilidade perante o empregador, em decorrência do contrato, mas não o tempo que o empregador pode dispor da força de trabalho de seu empregado em um dia delimitado. Em suma, caracteriza-se exclusivamente trabalho executado.
PORQUE
II - O horário de trabalho nada mais é do que a hora em que se inicia a atividade laboral e a hora em que ela cessa.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
e. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
 
Em regra, as cláusulas contratuais não podem ser objeto de alteração unilateral pelo empregador e nem acarretar prejuízo, direto ou indireto, ao trabalhador, a teor do que dispõe o art. 468 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A alteração da jornada de trabalho (duração do trabalho) também está sujeita a essa regra do art. 468, da CLT.
 
De acordo com o texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I – A modificação do horário de trabalho caracteriza alteração do contrato de trabalho, mas só terá validade se formalizado, isto é, há necessidade de que tenha sido elaborado aditivo sobre o tema.
PORQUE
II - No Direito do Trabalho vigora o princípio da primazia da realidade, segundo o qual se houver divergência entre o que está descrito nos documentos e o que emerge na realidade dos fatos, esta última não deve ser considerada.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma: 
c. As asserções I e II são proposições falsas.
 
Questão 3
Correto
Texto da questão
Nas sociedades de economia de capital, o salário é o preço oferecido pelo empregador ao empregado pelo aluguel de sua força de trabalho por um período de tempo determinado. Assim, o trabalho pode ser executado por unidade de produção, horas, dias, semanas, quinzenas, um mês ou meses, ou por tempo indeterminado, desde que as partes empregado e empregador estejam de acordo. O termo salário deriva do latim salarium argentum, "pagamento em sal" – forma primária de pagamento oferecida aos soldados do Império romano (27 a.C. - 192 d.C.).
De acordo com o texto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para Verdadeiro e F para Falso.
 
(   ) Salário ou remuneração é o que é pago ao trabalhador em retribuição ao trabalho efetivamente prestado ou ao tempo em que ficou à disposição do empregador, nos termos do art. 4º, da CLT. 
(   ) As gorjetas, embora pagas por terceiros e não sendo pagas pelo empregador, caracterizam-se como salário.
(  ) A CLT, dispõe que, além do “pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário, ou outras prestações ‘in natura’ que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
e. V – F – V
. 
Maria trabalha na empresa X, sob a modalidade home office. Seu horário diário de trabalho é das 9:00 horas às 18:00, de segunda a sexta-feira.  Seu chefe, Pedro, utiliza a ferramenta Whatsapp para repassar os telefones e dados dos clientes à Maria, bem como recebe muitas informações  dela, relativas aos clientes, fora do horário comercial e, inclusive, aos finais de semana.
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
e. No caso de Maria, ela estava recebendo ordens pelo “Whatsapp”, fora do horário de trabalho. Desta forma, o tempo gasto na leitura e resposta das mensagens podem configurar hora extra.
 
Questão 2
Correto
Texto da questão
Teletrabalho ou home office, como é popularmente conhecido, é a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo. A Lei nº 13.467/2017 apresentou o conceito legal do teletrabalho ou home office e definiu as condições para sua execução. Tal regulamentação foi importante por trazer segurança jurídica, na medida em que esta modalidade se encontra cada vez mais presente no cotidiano das relações de trabalho.
 
Considerando o contexto, analise as afirmativas a seguir:
 
I – A CLT  não diferenciava o empregado que realizava o trabalho a distância ou na sede da empresa, razão pela qual as normas da CLT aplicavam-se da mesma maneira aos trabalhadores submetidos a ambos os regimes.
II – A Lei n. 13.467/17 inseriu na CLT o art. 75-D que preceitua que o contrato de trabalho deve prever se empregado ou empregador será o responsável por arcar com os custos para “aquisição, manutençãoou fornecimento dos equipamentos tecnológicos e da infraestrutura necessária e adequada à prestação do trabalho remoto”.
III – A Lei nº 13.467/17 manteve a previsão do direito do teletrabalhador de receber horas extras.
Agora assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
e.As afirmativas I e II estão corretas.
 
Questão 3
Correto
Texto da questão
O poder nas relações entre capital e trabalho somente pode ser estudado a partir do conceito de subordinação jurídica. A relação de emprego reconhece a subordinação jurídica como elemento intrínseco do contrato de trabalho, uma vez que a todo poder corresponde um necessário dever de subordinação jurídica do empregado em face do empregador. É através da relação de emprego que nasce para o empregador o poder empregatício e, por consequência, para o empregado, o dever de obediência, que se exterioriza por intermédio da subordinação jurídica.
 
De acordo com o texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I – O poder do empregador não é sobre a pessoa e sim sobre toda a conduta do empregado, além da força produtiva que o empregado coloca à disposição do empregador por meio do contrato de trabalho.
PORQUE
II – O “poder empregatício” engloba o poder diretivo, conhecido também como poder organizativo ou poder de comando, o poder regulamentar, o poder fiscalizatório, também denominado poder de controle e, por último, poder disciplinar.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:Escolha uma:
d. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira
Para existir relação de emprego é fundamental que se encontrem presentes os requisitos da não eventualidade; da pessoalidade; da remuneração e da subordinação. Este último diz respeito ao poder diretivo do empregador, que corresponde ao dever de obediência do empregado. Porém, há limites para este poder.  O certo é que o poder diretivo do empregador não é absoluto e, portanto, se o empregador ultrapassar determinados limites estará cometendo abusos em seu direito, o que gerará algumas consequências.
 
De acordo com o texto, avalie as seguintes afirmativas:
 
I – O poder diretivo pode ser conceituado como o conjunto de prerrogativas concedidas ao empregador, decorrentes do contrato de trabalho, desde que não violadas as disposições legais e constitucionais.
II – O poder diretivo do empregador é absoluto, e pode ser, portanto, exercido de forma ilimitada.
III – Por intermédio do poder diretivo, o empregador tem a faculdade de controlar o horário dos empregados, de atribuir remuneração que considere justa ao trabalho exercido e dispor das energias da mão de obra do empregado.
Agora, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
b.
As afirmativas  II e IIII estão corretas.
c.
As afirmativas I e III estão corretas. 
d.
A afirmativa II está correta.
e.
As afirmativas I e II estão corretas.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Pedro promoveu seu funcionário Joaquim, dentro do Departamento de Informática da empresa ABC. Com a promoção, Joaquim poderá trabalhar home office, desde que cumpra a meta estabelecida semanalmente. Para o trabalho, Joaquim necessitará de um novo número de celular, exclusivo para fins comerciais, um plano de internet veloz e um novo computador, para atender a demanda do trabalho.
Considerando o contexto, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
Joaquim deverá arcar com o equivalente a 1/3 (um terço) dos custos das aquisições tecnológicas, haja vista sua promoção e a comodidade de poder trabalhar de sua residência.
b.
A empresa ABC deverá arcar exclusivamente com os custos das aquisições tecnológicas, haja vista ter promovido o funcionário e ser o responsável pelo trabalho do funcionário, de sua residência.
c.
O contrato de trabalho entre Joaquim e a empresa ABC deve prever se empregado ou empregador será o responsável por arcar com os custos das aquisições tecnológicas. 
d.
A empresa ABC e Joaquim deverão dividir as despesas com os custos das aquisições tecnológicas, haja vista a alteração na modalidade de trabalho.
e.
Joaquim deverá arcar exclusivamente com os custos das aquisições tecnológicas, haja vista sua promoção e a comodidade de poder trabalhar de sua residência.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Gerente “... É um empregado como outro qualquer, mas que, dada a natureza da função desempenhada, existente em todo contrato de trabalho, assume especial relevo, não se beneficia da proteção legal com a mesma amplitude atribuída aos demais empregados...”[Délio Maranhão]. Desta forma pode-se ter qualquer pessoa como um gerente, seja decorrente de promoção, designação ou registro na função, que por diversas vezes não cumprem os requisitos legais.
 
De acordo com o texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I – Para que o trabalhador seja de fato considerado como exercente de cargo de confiança é necessário que tenha autonomia, que tenha poderes amplos de gestão, ou seja, somente aqueles limitados à organização da prestação de serviços.
PORQUE
II – Ao contrário do que muitos pensam, não basta que o trabalhador exerça função que demande  confiança do empregador para que não lhe sejam aplicadas as normas relativas à duração do trabalho, constantes na CLT. Não é suficiente que o cargo que ocupe seja de gerente para que não tenha direito ao recebimento de horas extras.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da I.
b.
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa da I.
d.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
e.
As asserções I e II são proposições falsas.
Parte superior do formulário
Aduz o art. 2º da CLT, que é considerado empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço. O empregador tem o direito de fiscalizar, controlar, disciplinar, organizar suas atividades, decorrente do seu poder diretivo e garantido pela legislação, pois é ele quem contrata seus empregados e assume os riscos da atividade econômica. O empregado, por sua vez, tem obrigação de obedecer as normas da empresa e do contrato de trabalho por existir um vínculo empregatício, que possui como uma de suas características a subordinação.
 
Considerando o contexto, analise as afirmativas a seguir:
 
I - O poder de direção do empregador deve sofrer limitações sem nenhuma dúvida, e isto deverá ser observado em cada caso sob pena de ter o contrato rescindido por culpa do empregador, e ainda ter de suportar eventual indenização por danos materiais e morais.
II - O poder empregatício engloba o poder diretivo, conhecido também como poder organizativo ou poder de comando, entre outros.
III - Se  uma pessoa labora no turno da manhã, por exemplo, e constar no contrato de trabalho que ele também se obriga a prestar serviços à tarde, ainda assim não poderá o empregador, caso assim deseje, modificar o turno de trabalho, a qualquer tempo, sem que o trabalhador possa opor-se.
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
As afirmativas I e III estão corretas.
b.
A afirmativa III está correta.
c.
As afirmativas  II e III estão corretas.
d.
As afirmativas I e II estão corretas.
e.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A ajuda de custo é o pagamento feito pelo empregador para cobrir despesas do empregado para o desempenho da sua atividade.  Esse pagamento tem a finalidade de proporcionar condições para a execução do serviço. Não tem a finalidade de contra prestacionar o trabalho realizado. Normalmente tratam-se de valorespara cobrir despesas de deslocamento ou transferência do funcionário.
 
De acordo com o texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I – Acerca da ajuda de custo, o texto celetista estabelece que ela não integrará a remuneração (salário) desde que não exceda a 50% do salário recebido pelo trabalhador.
PORQUE
II - Trata-se de presunção do legislador. A ajuda de custo tem por objetivo ressarcir o trabalhador dos custos que teve com sua atividade laboral e que devem ser suportados pelo empregador.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da I.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa da I.
c.
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras. 
e.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Um dos requisitos para o trabalhador ser considerado empregado, chama-se subordinação, ou seja, o empregado deve seguir as ordens impostas pelos seus superiores hierárquicos. São as normas que o empregador estipular, mas é claro, existem certos limites e nem tudo os empregados são obrigados a fazer. O empregador pode cometer abuso de seu direito e arcar com as consequências. Rodrigo Garcia Schwarz assevera que compete, portanto, ao empregador decidir como utilizar a força de trabalho que o empregado coloca à sua disposição. Pode, nesse contexto, organizar o seu empreendimento, decidindo a atividade que será nele desenvolvida, o número de empregados que serão admitidos e o local e o horário de trabalho, por exemplo, inclusive editando o regulamento da empresa.
 
De acordo com o texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
I - Se uma pessoa celebrou contrato de trabalho em que não se compromete a realizar horas extras, ainda assim ele não pode recusar a trabalhar além do limite previsto no contrato, desde que receba por isso, podendo o empregador aplicar a penalidade que for conveniente à situação.
PORQUE
II - O “poder empregatício” engloba o poder diretivo, conhecido também como poder organizativo ou poder de comando, o poder regulamentar, o poder fiscalizatório, também denominado poder de controle e, por último, poder disciplinar.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
b.
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. 
c.
As asserções I e II são proposições falsas.
d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da I.
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa da I.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Teletrabalho é uma maneira de trabalhar que consiste em se utilizar da internet, redes de telefonia e outras formas de telecomunicação e comunicação à distância para prestar um serviço, com ou sem vínculos empregatícios, para uma ou mais pessoas ou empresas. Mais conhecido como trabalho Home Office, o teletrabalho é uma prática que vem se disseminando tanto entre as empresas, como entre profissionais, sejam diretamente contratados ou autônomos.
 
Considerando o contexto, analise as afirmativas a seguir:
 
I - A prestação de serviços na modalidade de teletrabalho não precisa constar de forma expressa no contrato individual de trabalho.
II - Poderá ser realizada a alteração entre regime presencial e de teletrabalho desde que haja mútuo acordo entre as partes, registrado em aditivo contratual.
III - Poderá ser realizada a alteração do regime de teletrabalho para o presencial por determinação do empregador, garantido prazo de transição mínimo de quinze dias, com correspondente registro em aditivo contratual.
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
As afirmativas I e III estão corretas.
b.
As afirmativas  II e III estão corretas. 
c.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
d.
As afirmativas I e II estão corretas.
e.
A afirmativa I está correta.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Salário In Natura, ou Salário Utilidade, é o pagamento, em bens ou serviços, feito ao empregado em contraprestação ao trabalho realizado. Essa modalidade de pagamento está prevista pela Consolidação das Leis do Trabalho, em seu artigo 458. Porém, nem todo fornecimento de bem ou serviço feito pelo empregador ao empregado será considerado salário utilidade.
 
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
 
I – Quando o fornecimento da utilidade é feito pelo trabalho executado, em retribuição à prestação de serviços, indubitavelmente caracteriza salário, eis que este é o seu conceito.
II - O empregador deve mensurar o quanto vale a utilidade fornecida.
III – O salário utilidade, trata-se, portanto, de salário, mas não repercutirá nas demais verbas ou em caso de rescisão.
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
As afirmativas I e III estão corretas.
b.
A afirmativa III está correta.
c.
As afirmativas  II e IIII estão corretas.
d.
As afirmativas I e II estão corretas.
e.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Parte inferior do formulário
TERMINAR REVISÃO

Continue navegando