Buscar

AD1 CRIT TEXTUAL

Prévia do material em texto

Gabriela Gouvêa de Castro Nunes – Nova Friburgo – 18113120010
1. Nos textos da aula 5, enfatizou-se a importância de trabalhar com textos fidedignos. Releia estes textos e, em cerca de 15 linhas, aponte as consequências que as adulterações dos textos, nos livros didáticos, possam acarretar para o processo de aprendizagem do aluno de língua portuguesa (4 pontos).
R: Uma das bases para aulas de linguagens são os textos, eles servem de instrumentos fundamentais no aprendizado e de comunicação. Todo e qualquer problema que envolva a autenticidade dos textos afetam os alunos, que consequentemente acabam traçando um contato com textos que não são fidedignos. Quando o texto sofre alterações equivocadas que se distanciam completamente do original. Com a supressão, substituição e mutilação de fragmentos, por muitas vezes, faz com que a expressividade se perca. Vejamos nas referências bibliográficas, muitas vezes há falhas ao identificar o autor, editora e afins, as referências são escassas e mal colocadas na maioria das vezes. No caso da prosa, há alteração de títulos e fragmentações. Nos poemas, alterações nas estrofes originais, supressões de versos e desdobramentos. Isso tudo afeta ao aluno que acaba tendo contato direto com um texto que não representa sua versão original, e principalmente, não correspondem ao que o autor escreveu e quis expressar.
2- . Distinga transcrição diplomática e transcrição crítica 
R: A transcrição diplomática consiste na transição fiel e que deve manter todos os caracteres do original. Enquanto a transcrição crítica corrige os erros que são cometidos por terceiros.
3- Os manuscritos podem se apresentar de formas diferentes. Caracterize-as. (2 pontos).
R: Os manuscritos possuem formas diferentes que se caracterizam por: autógrafo, que consiste no texto que é escrito diretamente pelo o autor, ou seja, pelo seu próprio punho. Apógrafo é uma cópia feita de outra cópia. O idiógrafo é uma cópia feita com a supervisão do autor. Por fim, o apócrifo é o manuscrito que não é possível ter sua autoria determinada. 
4. Qual o tipo de edição mais relevante para a Crítica Textual? Justifique a resposta (2 pontos).
R: As edições que mais interessam para a Crítica Textual são aquelas baseadas em como o texto é estabelecido. Entre elas, a que mais relevante para a Crítica Textual é a edição crítica. Esse tipo consiste em colocar ao alcance do leitor um texto mais fidedigno, sendo mais próximo do que foi feito pelo autor. E é por esse objetivo que ela é relevante para a Crítica Textual.

Continue navegando