Buscar

ad1 linguistica 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro - Curso de Licenciatura em Letras- UFF / Disciplina: Linguística III Coordenadora: Prof.ª Silmara Dela Silva Tutora a distância: Fernanda Cerqueira de Mello AD1 - 2018/2 - Monique Araujo Malva – matrícula: 16213120088 
a) Ao longo de seu artigo, Luiz Felipe Ribeiro, expõe alguns dos conceitos sobre Makhail Bakhtin, mostrando também, alguns dos conceitos de Saussure. De acordo com Saussure, temos acerca da língua e da linguagem, respectivamente: “(…) para nós, ela [a língua] não se confunde com a linguagem, ela é apenas uma parte dela (…) já a linguagem, não se deixa classificar em nenhuma categoria dos fatos humanos, e é por isso que não sabemos como determinar sua unidade.” Assim, podemos dizer, segundo o autor do nosso artigo: “Isto, em absoluto, não desqualifica a estudo da linguística que, de todo modo, é fundamental. Apenas declara que ela não foi construída para entender a linguagem humana, mas seu instrumental técnico, a língua.” Agora, indo para o objeto de estudo deste artigo, nosso autor afirma que, para Bakhtin, o único objeto real e material de que dispomos para entender o fenômeno da linguagem humana é o exercício da fala em sociedade, seja ela em qualquer lugar. Para Bakhtin, a unidade básica não pode ser um signo mas um enunciado. Um signo no dicionário não é e não pode ser enunciado, pois pra isso precisaria de um enunciador e um receptor. A grosso modo, é possível fazer uma analogia em que o signo seria a palavra “pura” que para ter “significado”, necessita de um enunciador e um receptor. Ela pode se repetir várias vezes e até mesmo em uma mesma sentença, que terá um enunciado diferente, dependendo de quem é receptor e a circunstancia histórica, social, cultural, etc. em que estiver inserida e. Assim, o que é relacionado à língua (cada palavra que usamos nela, cada signo com seus fonemas e letras) é o que é repetível, recorrente, reprodutível, todo esse domínio da língua, está dentro do objeto de estudo de Saussure. Já o objeto de estudo de Bakhtin : a fala, que, em suas palavras: cada enunciado é um ato histórico, novo e irrepetível. Como nos mostra Felipe, o enunciado é a unidade básica do conceito de linguagem em Bakhtin. 
b) A partir da afirmativa feita por Felipe, analisando Bakhtin em “ aquilo que diz respeito à língua é o que é repetível, o que é recorrente, o que é reprodutível” poderíamos usar como exemplo o signo “mouse” que, automaticamente nos remete ao cursor que usamos em nosso computador, mas, para alguém com algum conhecimento da língua inglesa, o signo também remeteria à palavra “rato”. Assim, um mesmo signo, proferido da mesma maneira, terá um enunciado diferente para cada receptor.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais