Buscar

O espaço escolar como ambiente multicultural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O espaço escolar como ambiente multicultural
PRÁTICA PEDAGÓGICA III
1- Formação
Licenciatura Plena em Letras/Português e Especialização em Docência do Ensino Superior 
2- Há quantos anos atua na docência?
16 anos
3-A Base Nacional Comum Curricular - BNCC estabelece 10 competências gerais que devem ser contempladas no ensino para proporcionar o desenvolvimento global do aluno. Entre essas competências, está desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. Na sua opinião, a sua escola valoriza as diversas culturas? Explique.
Sim. A escola onde trabalho valoriza as mais diversas culturas, uma vez que, além de respeitar, aceitar e estimular as mais diferentes manifestações dos alunos e profissionais nesse âmbito, através da convivência e de atividades e projetos pedagógicos, ainda proporciona o estudo e o conhecimento de expressões culturais de outros povos e de outros tempos. 
4-Como você avalia a relação da cultura popular e da literatura no espaço da escola?
No espaço escolar, ainda predomina o estudo da história da literatura, buscando conhecer e entender as produções e os contextos de épocas anteriores à nossa, o que, por consequência, conecta a arte literária à cultura daquele período, mas, por outro lado, a desconecta da cultura atual, na qual o aluno está inserido. No entanto, algumas iniciativas têm conseguido ― e muito bem ― levar elementos da cultura de massa para o universo da literatura escolar e vice-versa. 
5- A escola tem ou já realizou algum projeto cultural? Qual?
Sim. Nossa escola promove projetos de valorização cultural, dentre os quais posso destacar o Litearte, que, unindo diferentes formas de expressão artística encabeçadas pela Literatura, envolve toda a comunidade escolar na produção e reprodução de objetos culturais (peças teatrais, poesias, danças, músicas, pinturas) para sua apresentação ao público interno e externo, sempre inserindo elementos da nossa identidade.
6- A comunidade onde está inserida a sua escola tem alguma manifestação cultural? (grupo de dança, de música, repentista, poeta, artista plástico, grupo de teatro, entre outros)?
Em nossa comunidade existem algumas manifestações culturais, mas de forma ainda tímida, sem muita visibilidade. 
7- Você professor(a) se reconhece como um(a) agente cultural? Explique.
Sim. Todo cidadão é inevitavelmente um agente cultural e, sobretudo, o professor (em especial o de Literatura) contribui não apenas apresentando aos alunos uma variedade de culturas, mas também criando situações para a produção, reprodução e propagação dessas marcas de identidade.

Outros materiais