Buscar

atividade de potfólio 3º ciclo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Disciplina: Fundamento e Métodos do Ensino de Língua Portuguesa e Matemática 
Professor/ tutor: Alessandra Correa Farago
Aluna: Gilsilene Silva Costa RA: 8088057
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO 3º CICLO
1ª ETAPA:
Nos três textos pode-se perceber um enredo pequeno e de fácil compreensão, as semelhantes dessas narrativas é que contam a história de sonhadores que ultrapassa suas imaginações, criando ilusões ambiciosas, mas ao mesmo tempo ingênuas, para um empreendimento que ainda nem chegou a dá lucros e nesse contexto os personagens viajam tão profundamente em suas imaginações que esquecem de viver a realidade e não se dão contam que um simples descuido colocaria todos os pensamentos a perder. Portanto, essas fábulas nos mostra o mesmo significados vividos em épocas diferentes.
Diferenças: o enredo das narrativas acontece em uma linha temporal diferente e é facilmente identificada pela linguagem no primeiro texto do livro “Calila e Dimna” que usa uma linguagem mais antiga, que das demais versões outra diferença são os personagens na primeira versão é uma esposa comparando a atitude do seu esposo com um acontecimento do passado, na segunda o mesmo enredo é vivido por uma mulher, já na terceira tudo ocorre com uma menina. 
São endereçadas as pessoas que vive fantasiando a vida, que sonham com algo longe, além do seu alcance e contam com uma realidade concreta que ainda nem saiu da imaginação, e um simples descuido pode destrói o sonho. 
2ª ETAPA:
“Eu tropeço e não desisto”, uma recriação da fábula “A Menina e o Leite” do autor Monteiro Lobato, que conta a história de uma menina sonhadora que fantasia um futuro de sucesso, conquistado a partir de um pouco de leite, mas uma simples distração tropeça numa pedra e derrama todo o leite juntamente com a sua ilusão. 
Com isso, a autora Giselda reescreve uma versão e muda o gênero literário de fábula para o gênero conto para um romance com um final feliz, de uma menina que também é sonhadora, porém essa é uma menina persistente, não desistia facilmente dos seus objetivos, e tudo começa com o mesmo sonho da menina, que através da venda do leite de sua vaca mocha, conquistaria o sucesso, porém nessa versão a menina sonha, mas é com o pé no chão. Neste contexto mostra que pra se conquistar um sonho tem que ter perseverança, e não se deve desistir na primeira dificuldade e muitas vezes tudo parece perdido, mas um recomeço pode clarear o caminho a se conquistar o sonho. 
Um mesmo cenário contado de uma maneira diferente, com um toque de modernidade, nos mostram vários ensinamentos como: que até os sonhos que parecem difícil pode ser conquistado, também a solidariedade que estendeu a mão a quem necessita de ajuda, mostrada algumas vezes no desenrolar da história tanto pela velha que foi capaz de dar conselhos eficientes, como pela menina que ajudou o príncipe a recuperar-se de uma queda do cavalo. Como mostra a autora:
O príncipe, radiante, colocou-a na garupa do seu cavalo e foram em direção ao castelo... O príncipe, muito sonhador, e totalmente distraído, ia fazendo planos para o futuro. mas a menina prestava atenção. Encontraram várias pedras no caminho, porém a menina sempre fazia como a velha havia ensinado. Ela era tão velha quanto o mundo e sabia das coisas – principalmente do que é feito um sonho! (NICOLELIS, 2002. p. 4-31).
Portanto, essas histórias mostram que não se deve sonhar algo grandioso e esquecer-se de olhar as dificuldades que podem aparecer e que muitas vezes uma dificuldade no caminho não é um impedimento para conquistar seu objetivo, pois o que irá determinar o rumo dessa caminhada é a maneira que você encarar ou enfrenta a dificuldade. 
Referência
NICOLELIS, Giselda Laporta, Eu Tropeço E Não Desisto. 2. Ed. Moderna, 2014.

Continue navegando