Buscar

Fundamentos e Métodos do Ensino de Língua Portuguesa e Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
MARIA PEREIRA
PORTFÓLIO E PRÁTICA
Atividade para a disciplina Fundamentos e Métodos do Ensino de Língua Portuguesa e Matemática.
GUARANÉSIA – MG
2020
PORTFÓLIO E PRÁTICA
Vocês não deverão fazer nenhum tipo de Plano de aula ou projeto didático ou projeto de pesquisa. Embora tenha o nome de projeto, a 1ª etapa da PRÁTICA consiste na construção de um comentário analisando as três versões de uma mesma fábula e na 2ª etapa a construção de um texto relacionando as 3 primeiras versões da fábula: “Menina do pote de leite” com o conto “Eu tropeço e não desisto”.
Observe explicação detalhada:
1ª ETAPA:
Você lerá três versões de uma mesma fábula (apresentadas no PEGE) hoje conhecida como a “Menina do pote de leite”, apresentadas numa linha temporal: Calila e Dimna, do século 5º a.C., La Fontaine, do século 17, e Lobato, do século 20.
Leia as três histórias e redija um comentário no qual destaque: as diferenças e semelhanças entre os textos quanto ao conteúdo ético (temática) e à linguagem (recursos expressivos), bem como ao endereçamento (a quem esses textos são dirigidos).
2ª ETAPA:
Leia o conto “Eu tropeço e não desisto” e redija um texto reflexivo, aproximadamente 20 linhas, no qual esclareça que procedimento(s) a autora Giselda Laporta Nicolelis utilizou para fazer uma releitura das versões da fábula A menina e o pote de leite (analisadas na 1ª etapa). Procure verificar no conto Eu tropeço e não desisto os processos estudados: carnavalização (inversão), paródia (mudança de contextos e caracterizações para reverência, brincadeira ou ironia), dialogismo (a inserção de elementos de outras obras tradicionais). Observe também a mudança de gênero (a transformação da fábula em um conto).
Fundamente suas observações aplicando os aspectos teóricos estudados na unidade e comprove com fragmentos do conto.
Vocês deverão postar a 1ª e a 2ª etapa no mesmo arquivo word.
1ª ETAPA:
As três histórias apesar de acontecerem em diferentes épocas contam que as pessoas com os mesmos sonhos de enriquecerem.
Poupavam alimentos, para depois revenderem e comprarem animais e lhe dariam valores melhores no retorno, essa era a maneira de poupar daquela época, e depois com os rendimentos poderiam dobrar seus valores com um preço maior no futuro e conseguir uma renda extra para conquistar seus sonhos que dependiam principalmente de um investimento financeiro. 
Na minha análise a história do livro Calila e Dimma, uma mulher conta uma história antiga para seu marido para mostrar lhe que seu destino provinha de Deus e que deveria aceitar da maneira que fosse e que sua ganância e ignorância não traria bons resultados. 
Na segunda história de La Fontaine, fala sobre uma moça que com pressa e com muitos sonhos vai fantasiando suas ambições enquanto carrega uma leiteira na cabeça, porém como a pressa é inimiga, tropeçou nos seus próprios sonhos e ao cair acordou para realidade. 
Na terceira e última história mais recente de Monteiro Lobato, conta a história de uma moça que ao sair para vender leite já podia fazer a contas de quanto ganharia e quanto poderia comprar com aquela venda, no caminho ela caiu, e diferente das duas histórias anteriores 
Laurinha a moça da história estava mais moderna e o leite e os ovos que carregava não acontecera nada devido a quem contou a história a modernizou , Laurinha caiu sim mais conseguiu se levantar e continuar e alcançou seus objetivos porque a lição seria caiu levanta e continue não será uns arranhões no joelho que lhe faça desistir de sonhar.
2ª ETAPA
Minha reflexão a respeito do texto de Giselda Laporta Nicoles, é entendido que o texto mais moderno e adaptado coloca uma menina sonhadora que queria vender o leite para comprar um bem material mas também sonhava em se casar com um príncipe encantado, da maneira que foi contado a autora narra do modo que a menina caiu e pimba! 
Usa uma linguagem simples e gírias. Como exemplo: “caiu e machucou” ela usa da carnavalização e paródia, para mostrar isso usa também a história de maneira poética pra romance quando a menina além de querer comprar um vestido, sonha em conhecer um príncipe encantado. 
Coloca um personagem adulto como um anjo da guarda para guiar os passos da menina e lhe ensinar os cuidados necessários que se ter com a vida. Com perseverança consegue conquistar seus sonhos. 
A autora coloca esse texto de maneira pedagógica, incentiva ser corajoso e persistente.
O adulto na história com experiência de vida, da ênfase no que a menina precisa dar volta por cima. 
Finalmente, a menina tem um final feliz.

Continue navegando