Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

13/09/2019 Blackboard Learn
https://fmu.blackboard.com/webapps/late-Course_Landing_Page_Course_100-BBLEARN/Controller# 1/5
Pergunta 1
Resposta Selecionada: 
Resposta Correta: 
Feedback
da
resposta:
O preço deve cobrir os custos, as despesas, os impostos e ainda auferir uma margem de lucro para a
empresa, Bernardi (2017, p.62) explica que “os impostos, por serem relevantes e se constituírem num
pesado encargo para a empresa e para o mercado, devem ser cuidadosamente avaliados e
considerados corretamente nos preços”. 
 
BERNARDI, L. A. Formação de Preços: Estratégias, Custos e Resultados, 5ª Ed. São Paulo: Atlas,
2017. 
 
Com base nesta perspectiva, calcule o preço de venda sugerido para a Indústria Ventos Fortes, ela
produz equipamentos de alta tecnologia. Os custos unitários do seu principal produto consomem R$
1.800,00. Além disso, ela estima que 10% sobre o valor do preço de venda seja referente a despesas
variáveis, e os impostos são os seguintes: 1,65% de Pis, 3% da Cofins, 12% do ICMS, todos sobre o
preço de venda. Os acionistas ainda buscam uma margem de lucro de 5% sobre o preço de venda. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta o preço de venda sugerido para o produto, em questão, da
empresa Ventos Fortes (considere na resposta duas casas depois da vírgula).
.R$2.633,50.
.R$2.633,50.
Resposta correta. Para calcular o preço de venda, você deve utilizar a taxa de marcação
mark-up, assim soma-se todos os valores em percentual, tem-se um mark-up de 31,65%
ou 0,3165 (dividido por 100 para tirar o %). Após basta aplicar a fórmula do preço de
venda, visto que você não pode aplicar diretamente o percentual sobre o custo, e sim
sobre o preço de venda que ainda não sabemos qual é seu valor. Veja o cálculo abaixo: 
 
PV = Custos unitários + mark-up. 
PV = 1.800,00 + 0,3165PV. 
1PV – 0,3165PV = 1.800,00. 
0,6835PV = 1.800,00. 
PV = 1.800,00/0,6835. 
PV= 2.633,50.
Pergunta 2
Resposta Selecionada: 
Resposta Correta: 
Feedback
da
resposta:
“O Mark-up é um índice aplicado sobre o custo de um bem ou serviço para a formação do preço de
venda. ” (SANTOS, 2017, p. 160). 
 
SANTOS, J. J. Manual de Contabilidade e Análise de Custos, 7ª edição. São Paulo: Atlas, 2017. 
 
Com base neste conceito, verifique os dados abaixo da empresa Serene Ltda. para a formação do
preço de venda com base nos custos do seu único produto.
Custo direto unitário R$ 100,00
Custo indireto unitário R$ 30,00
Comissões sobre venda 10%
Tributos sobre venda 16%
Margem lucro pretendida 10%
 
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta o valor total do mark-up da empresa para o
cálculo do preço de venda sugerido para o produto.
.36%.
.36%.
Resposta correta. O Mark-up é uma taxa de marcação, assim ele é a soma dos valores
que são apresentados em forma de percentual. Nesse caso o mark-up da empresa para
este produto é de 36%, soma de 10 + 16 +10.
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
0,25 em 0,25 pontos
0 25 0 25 t
13/09/2019 Blackboard Learn
https://fmu.blackboard.com/webapps/late-Course_Landing_Page_Course_100-BBLEARN/Controller# 2/5
Resposta
Selecionada:
Resposta
Correta:
Feedback
da
resposta:
mista se refere a evidenciação da variação considerando quantidade e preço de forma conjunta
(Martins, 2018). Bornia (2010, p.80) destaca “A variação mista ... não pode ser imputada apenas à
quantidade ou ao preço, mas é decorrência das duas causas em conjunto”.
 
MARTINS, E. Contabilidade de Custos . 11 ed. São Paulo: Atlas, 2018.
 
BORNIA, A. C. Análise gerencial de custos : aplicação em empresas modernas. 3 ed. São Paulo:
Atlas, 2010.
 
A indústria Destemida S.A. utiliza na fabricação de seus produtos uma base química para
conservação dos mesmos, ela recebeu uma proposta de um fornecedor para trocar a marca da base
química, assim haveria uma boa redução no preço de aquisição desta matéria prima. A empresa
decidiu alterar a compra em determinado mês. Abaixo são apresentados os dados padronizados (com
a base usual) e os dados da produção real (com a nova marca de base) do mês da troca na
produção. 
 
 PADRÃO REAL
Matéria Prima - Base 5 ml p/produto R$ 6,00 p/ml 7 ml p/produto R$ 5,00 p/ml
 
 OBOBS: Considere que o Padrão nos meses anteriores tem se igualado ao Real.
 
 
Marque a alternativa que indica se a decisão foi correta ou não, com sua respectiva justificativa.
.Decisão Errada – A variação mista demonstra que a nova quantidade a ser utilizada
supera o valor da diferença de preço, ocasionando uma variação mista negativa.
.Decisão Errada – A variação mista demonstra que a nova quantidade a ser utilizada
supera o valor da diferença de preço, ocasionando uma variação mista negativa.
Resposta correta. A decisão não foi correta, pois mesmo com o preço menor a indústria
necessitou utilizar maior quantidade do produto e esta quantidade maior superou a
diferença no preço, assim nestes casos não se pode tomar uma decisão apenas com
base no preço. Veja o cálculo da variação mista: diferença da quantidade x diferença
preço: (5 – 7) x (R$ 6,00 – R$ 5,00) = -2 x R$ 1,00 = - R$ 2,00 – variação negativa.
Pergunta 4
Resposta Selecionada: 
Resposta Correta: 
Feedback
da
resposta:
“Independentemente da origem do preço de venda, quer seja por meio do custo, do mercado ou da
concorrência, a apuração do custo é de fundamental importância para que os gestores administrem os
negócios de acordo com a receita e os custos”. (YANASE, 2018, P.17). OBS: Considere os impostos
sobre a venda como despesas (redutores da receita). 
 
YANASE, J. Custos e formação de preços (livro eletrônico): importante ferramenta para tomada de
decisões. 1ª edição. São Paulo: Trevisan Editora, 2018. 
 
Com base na formação do preço de venda marque a alternativa que compõe todos os elementos que
deve conter o preço de venda.
.Custos Fixos + Custos variáveis + Despesas + Margem de Lucro.
.Custos Fixos + Custos variáveis + Despesas + Margem de Lucro.
Resposta correta. O preço de venda, independente se calculado com base nos custos ou
no mercado deve conter todo os custos, sejam eles fixos ou variáveis, todas as despesas
sejam elas fixas ou variáveis e conter uma margem de lucro.
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
0,25 em 0,25 pontos
13/09/2019 Blackboard Learn
https://fmu.blackboard.com/webapps/late-Course_Landing_Page_Course_100-BBLEARN/Controller# 3/5
Resposta
Selecionada:
Resposta
Correta:
Feedback
da
resposta:
ou indústria seria resultante do equilíbrio de cinco forças que moldam a estrutura competitiva desta
indústria”. 
 
BRUNI, A. L . Série desvendando as Finanças – Administração Custos Preços Lucros. 6 ed. São
Paulo: Atlas, 2018. 
 
Essas forças são chamadas do modelo de cinco forças de Porter. Assinale a alternativa que apresenta
a denominação dada por Porter para estas 5 forças.
.Novos entrantes, Poder de barganha do fornecedor, Concorrência, Poder de
barganha cliente, Produtos substitutos.
.Novos entrantes, Poder de barganha do fornecedor, Concorrência, Poder de
barganha cliente, Produtos substitutos.
Resposta correta. Exato, além da concorrência, também fazem parte do modelo de cinco
forças proposto por Porter, a ocorrência de novos entrantes no mercado, o poder de
barganha do fornecedor, e o poder de barganha do cliente, além da possibilidade de
produtos substitutos.
Pergunta 6
Resposta Selecionada: 
Resposta Correta: 
Feedback
da
resposta:
O método de custeio indicado para o planejamento e controle dos custos é o chamado custeio padrão,
neste método primeiro se tem a fixação de uma base de custos estimados ou padronizados, também
chamada de base de comparação. Essa base fixada é comparada com os dados reais das ocorrências
na produção. (MARTINS, 2018). 
 
MARTINS, E. Contabilidade de Custos . 11 ed. São Paulo: Atlas, 2018.
 
Com base neste conceito assinalea alterativa que indica as variações possíveis de serem
comparadas no detalhamento da variação do custo total.
.Variação de quantidade, Variação de preço, Variação mista.
.Variação de quantidade, Variação de preço, Variação mista.
Resposta correta. O Custo Padrão fixa taxas quanto a quantidade e preço, que pode ser
de um elemento, de uma matéria prima específica, ou de forma global, mas as variações
que são possíveis são as de uso, ou seja, quantidade de determinado item (unitário ou
total), ou quantidade totais de itens utilizados. O preço do item (que pode ser a matéria
prima ou outro elemento –igualmente de forma unitária ou global) poderá indicar a
variação do preço. E ainda pode ser verificada a variação mista que unifica quantidade e
preço (também pode ser realizada de forma unitária ou global).
Pergunta 7
Os impostos são fator determinante na formação do preço de venda, porém é necessário conhecer a
cadeia tributária que envolve o negócio. O IPI, por exemplo, é um imposto “por fora”, Bernardi (2017,
p. 62) explica “É calculado por fora sobre o valor do produto com o ICMS, Pis, Cofins inclusos e
destacado à parte.”. 
 
BERNARDI, L. A. Formação de Preços: Estratégias, Custos e Resultados, 5ª Ed. São Paulo: Atlas,
2017. 
 
Considerando as informações acima, calcule o preço de venda sugerida para o produto da Indústria
Minerva S.A. no quadro abaixo:
Custo Produto R$ 15.000,00
Comissões sobre preço de venda 2%
ICMS – sobre preço de venda 12%
Pis, Cofins -– sobre preço de venda 4%
IPI- sobre o preço incluso impostos e comissões. 5%
 
0,25 em 0,25 pontos
0,25 em 0,25 pontos
13/09/2019 Blackboard Learn
https://fmu.blackboard.com/webapps/late-Course_Landing_Page_Course_100-BBLEARN/Controller# 4/5
Resposta Selecionada: 
Resposta Correta: 
Feedback
da
resposta:
.R$ 19.207,31.
.R$ 19.207,31.
Resposta correta. Você deve lembrar que o IPI é um imposto por fora, ou seja, ele é
somado ao preço de venda, assim o mark-up não deve conter o percentual relativo ao
IPI, e este deve ser adicionado ao preço de venda após o cálculo deste. Veja os
cálculos: 
 
PV = R$ 15.000,00 + mark-up. 
PV = R$ 15.000,00 + 0,18PV. 
1PV – 0,18PV = R$ 15.000,00. 
PV = R$ 15.000,00/0,82. 
PV = R$ 18.292,68. 
PV = R$ 18.292,68 + 5%. 
PV= R$ 19.207,31.
Pergunta 8
Resposta Selecionada: 
Resposta Correta: 
Feedback
da
resposta:
Sobre a estrutura do mercado, essa também deve ser considerada na formação do preço de venda.
Assim é importante que o gestor conheça as características de cada segmento. 
 
Análise os itens abaixo: 
 
I – O Monopólio: Neste segmento a empresa define o preço de venda, o produto é único ou exclusivo
e existe apenas uma empresa no mercado. 
II – O Oligopólio: Neste segmento são muitas empresas, e tem relevante poder na influência do preço,
o produto é comum (homogêneo). 
III- A Concorrência Pura: Neste segmento existem muitas empresas, produtos são homogêneos, e o
mercado define o preço de venda. 
IV – Concorrência Monopolista: Neste segmento existem muitas empresas, o mercado define o preço
de venda e os produtos são homogêneos. 
 
Marque a alternativa que apresenta apenas os itens com a definição correta.
.I e III.
.I e III.
Resposta correta. Os itens I e III estão corretos. O item II está incorreto, pois no
Oligopólio são poucas empresas, e o produto é diferenciado. Já o item IV está errado,
pois na Concorrência Monopolista, existe um leve poder para influenciar no preço de
venda e os produtos são diferenciados.
Pergunta 9
A matriz BCG é um método utilizado para analisar o mercado e está estruturada a partir de duas
dimensões: Ciclo de Vida dos Produtos e Participação do Produto no Mercado. Segundo Guazzelli e
Xarão (2018, p. 125) “A proposta da matriz é o uso simultâneo de informações provenientes tanto do
ambiente externo quanto do diagnóstico da organização em relação ao mercado como uma ferramenta
de insight para o desenvolvimento da estratégia corporativa.”. 
 
GUAZZELLI, A. M. ; XARÃO, J. C. Planejamento estratégico. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 
 
Observe a matriz BCG abaixo da empresa Tutuca Ltda. 
 
0,25 em 0,25 pontos
0,25 em 0,25 pontos
13/09/2019 Blackboard Learn
https://fmu.blackboard.com/webapps/late-Course_Landing_Page_Course_100-BBLEARN/Controller# 5/5
Sexta-feira, 13 de Setembro de 2019 10h25min19s BRT
Resposta
Selecionada:
Resposta
Correta:
Feedback
da
resposta:
 
Agora, assinale a alternativa que contém a interpretação correta.
. O produto Sucos DETOX apresenta alto crescimento do mercado e baixa
participação no mercado.
. O produto Sucos DETOX apresenta alto crescimento do mercado e baixa
participação no mercado.
Resposta correta. O produto Sucos DETOX é a criança na matriz BCG, ele tem alta
possibilidade de crescimento do mercado e baixa participação no mercado. As demais
alternativas têm erros no julgamento. O Suco Natural tem alta participação no mercado.
O Nectar tem alta participação do produto no mercado. O produto Sucos industrializados
apresenta baixo crescimento do mercado e baixa participação no mercado.
Pergunta 10
Resposta Selecionada: 
Resposta Correta: 
Feedback
da
resposta:
A fórmula para cálculo do preço de venda deve ser ajustada conforme a necessidade da organização,
considerando o mark-up como uma técnica, porém não necessariamente todos os valores em
percentual devem ser incluídos no mark-up. Calcule o preço de venda sugerido seguindo as
informações abaixo.
Custo Produto R$ 5.000,00
Comissões sobre o custo do produto 2%
ICMS – sobre preço de venda 7%
Pis, Cofins -– sobre preço de venda 3,65%
IPI- sobre o preço incluso impostos e comissões. 5%
 
Agora, marque a alternativa que apresenta o preço de venda sugerido do caso apresentado (considere
duas casas decimais depois da vírgula).
.R$ 5.993,28.
.R$ 5.993,28.
Resposta correta. Nesta questão, a primeira tarefa é incluir no custo o % das comissões,
uma vez que o % é sobre o custo. Assim temos: R$ 5.000,00 + 2% = R$ 5.100,00. Agora
sobre o novo custo incluir os % que são sobre o preço de venda, neste caso, o ICMS, Pis
e Cofins. Veja o cálculo: 
 
PV = Custo + mark-up. 
PV = R$ 5.100,00 + 0,1065PV. 
1PV – 0,1065PV = R$ 5.100,00. 
PV = R$ 5.100,00 / 0,8935. 
PV= R$5.707,89. 
Agora basta incluir o Imposto por Fora = R$ 5.707,89 + 5% = R$ 5.993,28.
0,25 em 0,25 pontos

Mais conteúdos dessa disciplina