Buscar

Trabalho Fichamento Case Demostração de Fluxo de Caixa

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA 
Fichamento de Estudo de Caso
Trabalho da disciplinaAnálise das demonstrações contábeis e financeiras 
Tutor: 
Estudo de Caso:
Análise das demonstrações contábeis e financeiras
Demonstração de Fluxos de Caixa: três exemplos 
REFERÊNCIA:BRUNS JR. William J. HERTENSTEIN, Julie H.Demonstrações de Fluxo de Caixa: Três Exemplos. Harvard Business School, 112-P08, 1998.
Um engenheiro de vendas da Altdhus Corporation e estudante de contabilidade John Stacey, devido ao atraso de um voo, perdeu uma aula de demonstração de fluxo de caixa que seria o conteúdo do próximo teste. Então solicitou ajuda para sua colega de trabalho Lucille Barnes que trabalhava na área financeira da empresa e tinha bastante conhecimento. John Stacey tinha algumas anotações que seu colega de classe lhe enviou da aula perdida, porem era muito sintética para compreender sozinho.
 John Stacey e Lucille Barnes se encontraram para esclarece as dúvidas sobre fluxo de caixa. Lucille então apresentou três demonstrativos de caixa dos relatórios anuais de empresa de alta tecnologia e começou a explicar. A DFC é dividida em três partes; atividades operacionais, que compõe as entradas e saídas relacionadas as operações fundamentais da empresa, como recebimentos de dinheiro pelas vendas ou serviços e pagamento de salários, impostos e saídas como compra de estoques. Atividade de investimentos, que mostram a compra e vendas de ativos, que geralmente não são mantidos para a venda, venda de imóveis, compra de equipamento e concessão empréstimos. E atividade de Financiamento, as quais demostram fluxos associados ao aumento ou diminuição de recursos de investimentos e credores da empresa, também inclui dividendos que são fluxos de caixas associados aos investidores. O principal fluxo de caixa é da atividade operacional que é utilizada para cobrir as necessidades deinvestimentos e pagamentos de dívidas. Lucille Barnes ressaltou que há duas maneiras de apresentar o fluxo de caixa operacionais; o método indireto que por esse método o lucro líquido é ajustado por todas as receitas e despesas que não envolvem caixa, depreciação é uma delas.E o método direto a seção do relatório parece muito mais um extrato tirado da conta caixa. Esse método é o mais fácil de entender, porem se utilizando esse método é preciso apresentar a reconciliação entre o lucro e o caixa das operações. Mas poucas empresasapresentam seus fluxos de caixa operacionais assim. A maioria das empresas utilizam o método indireto que já inclui a conciliação entre lucro e o caixa. 
 Que se espera de uma empresa madura é que tenha caixa das operações suficiente para manter toda a empresa. Assim como não esperamos de uma empresa iniciante tenha fluxo de caixa operacional positivo ou caixa para cobrir seus investimentos. Em geral o fluxo de caixa em alguns casos diz mais o que está acontecendo num negócio do que o balanço patrimonial ou a demonstração de resultados. E entendendo como é preparado o balanço patrimonial e a demonstração de resultados, a demonstração de caixa será fácil de compreender. É difícil saber quanto de caixa é necessário para manter os ativos da empresa, uma vez que o fluxo não demostra se o mesmo é reposição ou crescimento. O fluxo de caixa não separa o investimento é aplicado apenas na reposição e renovação dos ativos do que é aplicado em expansão e crescimento. A depreciação anual é um substituto bastante próximo do montante de ativos fixos que devem ser substituídos a cada ano.
Ao avaliar a demonstração de fluxos de caixa, devemos avaliar diversas evidencias em um panorama geral. Analisando fluxos de caixas de anos anteriores para não perder nada sobre a história da empresa,e assim podendo ver suas diferenças para tomadas de decisões. É incomum encontrar empresas com os mesmos resultados tantos positivos quanto negativos. Para uma avaliação equilibrada, precisamos analisar tanto os pontos positivos quanto os negativos e para se chegar a uma conclusão é preciso avaliar a importância de cada ponto e sua relação com panorama geral.
Local: Biblioteca da Disciplina
.

Continue navegando