Buscar

Obras de Skinner na Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Outras obras importantes
Ao longo de sua produtiva carreira, Skinner escreveu e pesquisou sobre quase todos os assuntos necessários à compreensão do ser humano
Comportamento Verbal (1957) Trata-se essencialmente de uma, análise exaustiva do “pensamento humano” e da conduta social.
Além da Liberdade e da Dignidade (1971) O livro é uma crítica a defesa da ausência de controle como uma salvaguarda da liberdade e da dignidade. E é uma das maiores e mais polêmicas obras Skinner.
Sobre o Behaviorismo (1974) Skinner apresenta, em linguagem concisa e acessível, sua visão do Behaviorismo, expondo os conceitos básicos, discutindo as implicações mais gerais no campo do conhecimento e refutando as inter­pretações distorcidas dele, veiculadas por seus opositores.
 
Os críticos e as críticas
Foram feitas dezenas de análises críticas sérias sobre um ou outro aspecto do pensamento de Skinner, críticas que suscita que sua obra é prova da qualidade e importância de seu pensamento. As ideias de Skinner foram em especial confrontadas com as ideias de Carl Rogers. Para Rogers, Skinner privilegia conceitos como controle e previsibilidade, e dá pouco valor a conceitos como liberdade e realização pessoal. Skinner defende um modelo de educação que parte do meio para o indivíduo enquanto Rogers defende que a educação deve ser feita do indivíduo para o meio. O trabalho de Skinner teve enorme repercussão na Psicologia. Levou a novas escolas de psicoterapia, práticas institucionais, inovadora e uma nova tecnologia de ensino.

Continue navegando