Buscar

GET1 - Resumo aula 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GET 1
Resumo aula 08 - O que há na gaveta do gerente do hotel? Formas de propriedade e administração dos meios de hospedagem
Como os hotéis evoluíram no tempo em suas formas de administração e propriedade?
Antes os meios de hospedagem eram, na sua totalidade, de propriedade dos donos dos hotéis, os quais tratavam da administração dos mesmos. Conforme o setor veio crescendo e se diversificando, outras estruturas de hospedagem surgiram. 
Os hotéis independentes, provenientes das mais antigas formas de hospedagem, começaram a ganhar companhia. Surgiram as redes hoteleiras que foram criadas para adequar os hotéis às realidades do mercado. Hoje, essas duas estruturas são as que mais estão presentes nas formas de propriedade e administração de hotéis.
O total de empreendimentos afiliados às redes hoteleiras ainda é pequeno em número de hotéis (9%) quando relacionados aos hotéis independentes. No entanto, quando relacionamos à quantidade de apartamentos, essa participação chega a 26% da oferta no Brasil. Isto mostra o avanço das redes hoteleiras sobre os hotéis independentes, como também demonstra uma particularidade desta estrutura: o número reduzido de apartamentos por empreendimento, a relação hotel/UH é pequena nos independentes. Veja agora como isso acontece.
Hotéis independentes
Historicamente podem ser descritos como os primeiros representantes de administração de hotéis, pois as antigas opções de hospedagem eram oferecidas em residências. Existem muitos hotéis operando no modo independente, ou seja, sem estar afiliados a uma rede hoteleira.
Um hotel independente pode ser administrado ou não pelo proprietário. Popularmente são conhecidos como “hotéis familiares”. No entanto, hotéis independentes administrados por funcionários contratados são mais produtivos, pois os conflitos de interesses são menos estimulados, já que os funcionários não estão vinculados à família do proprietário. 
Algumas características são peculiares a esse tipo de hotel, como o número reduzido de apartamentos por empreendimento, uma administração menos profissionalizada e não pertencer a uma rede hoteleira nacional ou internacional.
Nesta aula, você pode ter uma ideia dos tipos de hotéis que funcionam neste modelo. Hotéis-fazenda, albergues, pousadas, dentre outros empreendimentos hoteleiros, são exemplos de hotéis independentes.
O programa Cama e Café, muito difundido na cidade do Rio de Janeiro, é outro exemplo. Nesse sistema, o proprietário e sua família são responsáveis pela arrumação, recepção, refeições e outros tipos de tarefas cotidianas de um meio de hospedagem.
Redes hoteleiras
As redes hoteleiras são empreendimentos que oferecem serviços padronizados de qualidade. São profissionalizados e trabalham com marcas para cada tipo de público. Essas estruturas podem assumir três tipos de propriedade e administração: 
1. propriedade e administração da rede (hotel próprio); 
2. franquia; 
3. contrato de administração.
Propriedade e administração de hotéis de rede:
	Estrutura
	Propriedade
	Administração
	1
	Hotel próprio
	Rede
	Rede
	2
	Franquias
	Investidor
	Investidor através de procedimentos da rede
	3
	Contrato de administração
	Investidor
	Rede
Propriedade e administração da rede (hotel próprio)
Os hotéis desse tipo de estrutura têm sua formação jurídica contábil e administrativa sob responsabilidade da rede, ou seja, tanto sua propriedade quanto sua administração estão a cargo da rede. Eles são chamados hotéis próprios. Esse tipo de estrutura é muito semelhante à dos hotéis independentes, compartilhando suas vantagens e desvantagens, no entanto sua escala de atuação é ampliada.
As poucas redes hoteleiras, que escolheram não partir para outras estruturas, alegam que a propriedade e a administração em posse da empresa, agrega mais consistência à imagem ao invés das outras formas. Dependendo dos objetivos da organização e da sua estrutura corporativa, ter a propriedade do imóvel pode facilitar sua administração.
Franquias
Franquia hoteleira é uma modalidade de negócio de hospedagem em franca expansão no Brasil e no exterior, envolvendo a distribuição de produtos e serviços de hospedagem, mediante condições estabelecidas em contrato entre franqueador e franqueado.
As franquias envolvem a concessão e a transferência da marca, da tecnologia, da consultoria operacional e dos produtos ou serviços do hotel. 
Nessa forma de administração, o franqueado recebe todos os conhecimentos de administração da rede para funcionar de acordo com o padrão de qualidade da marca.
O franqueado se beneficia pelas campanhas de marketing da rede e seu sistema de reservas. Para muitos hotéis, estas ações geram custos acima do orçamento para o tamanho do empreendimento. 
Embora haja uma preocupação quanto à falta de controle sobre a administração de cada hotel, para a franqueadora há uma ampliação da marca no mercado sem custos extras com imóveis para instalação de um hotel.
Para manter os procedimentos e padrões de qualidade, muitas franquias estabelecem em seus contratos padrões mínimos de qualidade na estrutura e nos serviços. Assim, caso uma franquia não permaneça com os padrões de qualidade exigidos pela rede hoteleira, o franqueado corre o risco de perder o direito de uso da marca. No mercado, a marca de um hotel de rede é comumente chamada bandeira.
Os custos para obtenção de uma franquia variam muito de rede para rede. Os proprietários interessados em se franquear devem avaliar se os custos da franquia são adequados a suas reais necessidades. Eles devem também avaliar a coerência entre a marca e seu hotel. Em muitos casos, a própria franqueadora realiza essa avaliação para saber se o empreendimento é viável em todos os aspectos.
As franquias exigem investimentos em implantação e manutenção da marca, além de taxa de inscrição para avaliação do projeto; custo de construção ou reforma da unidade habitacional (UH); taxa de franquia ou royalties; taxas de marketing; taxas de reservas.
Contrato de administração
Este tipo de forma de administração é a mais comum no mercado. Nela, os proprietários mantêm a responsabilidade financeira sobre a propriedade, mas a rede hoteleira é a responsável pela administração.
Muitas redes hoteleiras preferem utilizar essa forma de administração por terem a liberdade de escolher seus funcionários, os quais são treinados e supervisionados pela empresa administradora hoteleira. Por esse motivo, a taxa de administração cobrada do proprietário do hotel é mais alta do que a cobrada pela franquia.
Nesse tipo de estrutura, o proprietário dispensa o controle sobre o empreendimento para dar mais liberdade e autonomia à rede. Com isso as expectativas de sucesso com relação ao desempenho do hotel podem ser mais altas.
Assim, as redes hoteleiras optam por focar seus esforços na atividade fim, que é a hospedagem. Elas deixam os investimentos imobiliários para empresas interessadas na construção do hotel, pois os imóveis estão sujeitos às flutuações de valores do mercado e as taxas de juros. Outro ponto importante para a identidade da rede no mercado é o seu capital na bolsa de valores. Nela, as ações da rede podem ser afetadas por condições adversas que impactam o mercado imobiliário, não diretamente pelo desempenho dos hotéis administrados, que é a especialidade da empresa.
Alguns pontos centrais sobre as principais diferenças entre os contratos de administração e os contratos de franquias foram organizados no quadro a seguir para esclarecer melhor as duas estruturas mais utilizadas na hotelaria, depois dos hotéis independentes.
	Contratos de administração
	Contratos franquia
	- Maior controle de qualidade
- Menos controle do proprietário
- Funcionários de nível mais elevado
- Expectativas de desempenho mais altas
	- Menor controle da qualidade
- Menores taxas para os proprietários
- Maior controle do proprietário
- Diversos níveis de experiência e treinamento dos empresários
Conclusão 
Os hotéis, independentesde seu tamanho, estão organizados para oferecer um serviço de qualidade ao cliente. Todos apresentam semelhanças organizacionais, mas são diferentes quanto a sua formação jurídica e contábil. 
As formas de administração e propriedade de hotéis são fundamentais para definir como se dá a relação investidor, proprietário e funcionário. Essas formas se modificaram durante as mudanças econômicas ocorridas através dos tempos. No entanto, a competitividade cada vez mais acirrada fez com que muitos hotéis independentes fossem absorvidos pelas redes hoteleiras. Por isso, cada vez mais, encontramos novas marcas para cada tipo de mercado e muitos hotéis independentes não atingem a produtividade das redes, sendo obrigados a mudar sua estrutura. 
No Brasil ainda há grande número de hotéis independentes, principalmente no interior do país, devido ao tipo de turismo que cada região possui. Os hotéis de redes costumam atuar mais em destinos de grande fluxo de turistas.
Resumo:
Antes, os meios de hospedagem eram na sua totalidade de propriedade dos donos dos hotéis que estavam sob administração própria. Com o crescimento do turismo surgem as redes hoteleiras que foram criadas para adequar os hotéis às realidades do mercado.
Existem muitos hotéis operando no modo independente, ou seja, sem estar afiliado a uma rede hoteleira. No Brasil, esses hotéis são a maioria dos empreendimentos, pois o setor ainda está se profissionalizando. 
As redes hoteleiras são empreendimentos que oferecem serviços padronizados de qualidade. Essas estruturas podem assumir três tipos de propriedade e administração:
1. propriedade e administração da rede (hotel próprio); 
2. franquia; 
3. contrato de administração.

Continue navegando