Buscar

AD1 GET I - 2020 1_Silvana A Crespo_19117130040

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo
NOME DA DISCIPLINA
	
	Prof. Coordenador(a): Bianca Tempone
	Data: 29/02/2020
	Tutoria à Distância: Livia da S. Franco
	Pólo: Niterói
	Aluno (a): Silvana Alves Crespo
	Período: 3º
	Mat.: 19117130040
	
Avaliação à Distância – 1
RESENHA CRÍTICA
Resumo:
Escolhi a aula 2 que corresponde ao texto Segmento hoteleiro: estrutura e caracterização do setor.
A hotelaria é um ramo do comércio que trabalha com o turismo de um modo geral e tem como finalidade atuar nas áreas de hospedagem, alimentação, segurança, entretenimento e outras atividades relacionadas ao bem-estar dos hóspedes, prezando sempre pela qualidade e o bom atendimento oferecido.
Numa era globalizada, prestadores de serviços, especialmente as organizações hoteleiras, convivem em um ambiente de alta competitividade. A qualidade e excelência nos serviços, e tem sempre como foco a sua satisfação, e diante disso tem-se constatado que as empresas estão cada vez mais buscando recursos para encantar e conquistar cada um de seus clientes. O turismo de negócio é visto como um importante segmento do mercado de turismo e como forte gerador da demanda hoteleira em algumas regiões.
A indústria hoteleira, do setor de serviços, tem se mostrado um importante segmento da economia em termos de movimentação de recursos, geração de empregos e principalmente atração de capital. Portanto, há a necessidade de estar sempre inovando, buscando o melhor para seus clientes, capacitar seus funcionários para atender bem. E, acima de tudo está atento as necessidades de cada cliente em especial. O consumidor está cada vez mais crítico e informado a respeito dos serviços e produtos que consome ou deseja consumir, por isso tem se tornado mais exigente.
A preocupação com a qualidade do serviço prestado existe desde o surgimento da hotelaria, porém, com o passar do tempo, ficou evidenciada devido à globalização e a concorrência acirrada. O grande diferencial na qualidade, diante do contexto econômico-financeiro atual, está realmente nas questões relativas ao cliente e ao atendimento de qualidade para com o mesmo. 
É possível perceber que o crescente número de redes hoteleiras internacionais abre um leque para as fontes de investimento, tais como, fundos de pensão, bancos de investimento, administração pública e empresários, que com pretensão de aumentar seus negócios, inovam no setor da hotelaria e visualizam como um novo mercado com grande possibilidade de lucro e futuro promissor.
Diante do exposto a hotelaria, com relação ao turismo, deixa de ser discussão acadêmica para se tornar comum entre outros profissionais, e, com o surgimento do turismo torna-se a grande geradora de empregos e artifício importante no desenvolvimento de regiões.
O Turismo pertence ao setor de serviços, segmento econômico com maior perspectiva mundial de crescimento, e como exemplo desse crescimento nessa área posso citar o município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, região Centro-Oeste do Brasil, que busca maior diversidade na sua oferta turística, no intuito de se manter competitivo e atrair números crescentes de visitantes. Para tal, busca a diversificação investindo em diferentes formas de turismo; busca, ainda, melhor estruturar-se para receber os visitantes mais exigentes, especializando-se em novas atividades para a hospitalidade de qualidade. Bonito vem investindo em outras formas de atrair e manter turistas na região, em especial as experiências de turismo criativo.
O município possui uma infraestrutura de meios de hospedagem e rede de alimentação com profissionais capacitados e com formação específica. E, inserindo a comunidade como atores da atividade turística, empreendedores e no comércio de produtos turísticos na diversidade de atividades turísticas ofertadas em Bonito, transforma a população em cidadãos, com objetivos comuns em prol da sustentabilidade do destino. E, como participantes efetivos do turismo, são responsáveis pelos saberes e fazeres do lugar, refletindo em aspectos positivos tanto no quesito econômico quanto no sociocultural. Assim, absorver mão-de-obra local nas atividades destinadas ao turismo, contribui para uma série de benefícios coletivos para toda a região. 
Finalizando, o Turismo é uma atividade de destaque na economia global, que vem se consolidando como uma ferramenta, não apenas na geração de emprego e renda, mas na contribuição ao desenvolvimento socioeconômico e valorização da cultura local de cidades e regiões. Além disso, as pessoas que praticam o Turismo também se beneficiam, pois a experiência turística gera conhecimento sobre destinos turísticos com distintas culturas, diferentes hábitos e costumes dos residentes, bem como da relação com o ambiente natural e cultural de forma singular. 
PALAVRAS-CHAVES: Hospedagem. Turismo. Cliente.

Continue navegando