Buscar

Educação Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na pesquisa de campo realizada não observamos informativos ou campanhas sobre a coleta de resíduos e conscientização ambiental para os usuários e comerciantes, reduzirem o consumo de plásticos no entorno das praias.
Diante desta falta de conscientização muitos usuários não tem a noção da poluição que levam para as praias através do plástico. Conforme podemos verificar na pesquisa realizada, a presença de plásticos não poluem apenas as areias da praia, mas também a vida marinha, e os animais terrestres que se alimentam dele, sem esquecer que além da poluição contamos também com a contaminação das praias que se tornam impróprias para uso. 
Além da falta de responsabilidade ambiental dos usuários, observamos também que os comerciantes produzem uma grande quantidade de plástico nas suas atividades, ao servir os alimentos a maioria são consumidos em recipientes de plásticos descartáveis, assim como as bebidas são ofertadas junto com copos e canudos plásticos.
Desta forma podemos notar que a maior parte dessas poluições não é resultado de processos tecnológicos, mas apenas de educação, ou melhor, falta de educação ambiental, ao deixar o lixo gerado durante um dia de lazer e não recolhe-lo, você está contribuindo com a poluição nas areias e nos oceanos, é imprescindível que os frequentadores bem como os comerciantes recolham todos os resíduos gerados, assim como a gestão pública dos municípios devem instalar lixeiras para coleta seletiva nas areias e calçadões, afim de incentivar o descarte correto. 
Estudos indicam que, se nosso ritmo de consumo não diminuir e o descarte dos resíduos não for feito de forma adequada, em 30 anos teremos mais plástico do que peixes nos oceanos. Então, além de assumir um consumo consciente e evitar que nosso problema aumente, precisamos cuidar do estrago que já foi feito.
Hoje podemos notar que a maior parte da educação ambiental nas praias são desenvolvidas por Ong’s, ambientalistas e ativistas.
Como forma de educação ambiental, precisamos urgentemente da conscientização dos frequentadores das praias e comerciantes, incentivos públicos e privados na distribuição de informativos, comerciais em meios de comunicações, fiscalizações efetivas, campanhas nas praias e nos comércios próximos e principalmente que a educação ambiental seja inclusa como matéria escolar na rede de educação. Para que no futuro tenhamos resultados melhores e diminuição do consumo de plástico. 
https://www.greenpeace.org/brasil/blog/queremos-nossas-praias-sem-plastico/
https://nacoesunidas.org/lancamento-nacional-da-campanha-mares-limpos-e-destaque-da-semana-mundial-do-meio-ambiente/

Outros materiais