apool
6 pág.

apool


DisciplinaAfrodescendente27 materiais81 seguidores
Pré-visualização3 páginas
DISCURSIVAS
Educado das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana
1- Leia a citação abaixo:
'Mais uma vez o cientista apela para uma relatividade evolucionista e revela como crimes são \u201cinvoluntários'. em cenas raças inferiores, e não se pode julgá-los com os códigos de 'povos civilizados\u2019. A critica dirige-se, assim, aos códigos ditos universais, pregando-se a aplicação condicional em função dos diferentes estágios de civilização. A saída seria estudar as raças existentes no Brasil (e não um modelo geral); arma dessa 'geração realista\u201c que procurou analisar a realidade a partir dos elementos que encontrava". 
De acordo com os conteúdos do livro-base da disciplina, responda em poucas linhas
O que pregava a antropologia criminal?
R: \u201dQue a criminalidade seria um fenômeno físico e hereditário\u201d (p. 104)
2 - Leia o seguinte fragmento de texto:
"Em termos sociológicos, diz-se que a desigualdade é social na medida em que essa diferenciação é produto da interação entre sujeitos sociais; neste sentido, tanto acesso diferenciado as oportunidades como a riqueza Econômica se realiza dentro de um sistema de relações de sentido e poder que geram distinção, estigma, vulnerabilidade, exclusão e, tanto no nível individual como no nível coletivo, inclusive tal diferenciação pode dar-se entre regiões"
 Com base no fragmento de texto apresentado anteriormente e no conteúdo do livro-base desigualdades de gênero raça e etnia explique o conceito de desigualdade social.
R: A desigualdade social é um fenômeno social cultural histórico exterior ao indivíduo não sendo, portanto, determinado por condições naturais biológicas ou por herança genética. Desse modo, é necessário ter presente que ninguém nasce desigual, mas com grande freqüência as pessoas nascem em condições desiguais. [...] quando falamos de desigualdade social estamos nos referindo ao fato de existirem hierarquias entre pessoas e grupos sociais nas quais os indivíduos que ocupam posições superiores possuem vantagens em relação aos que ocupam posições inferiores. Essas vantagens ou privilégios dizem respeito às formas de acesso e distribuição de bens socialmente valorizados - a propriedade o capital o poder e a informação por exemplo. Essa distribuição é sempre ordenada por normas o que a torna um componente da estrutura de grupos e sociedades. [...] a desigualdade social refere-se à existência de privilégios na atribuição de bens sociais. [...]
3 - Leia o seguinte extrato de texto:
\u201cSua obra de juventude é marcada pelo tom aberto, propositivo, hipotético, o que levou a alguns comentadores a interpretá-lo pelo paradigma da ambiguidade e da contradição constitutivas. Foi precisamente esse aspecto aberto. inquisitivo. de sua obra de juventude. que foi substituído na maturidade por um espírito de sistema fechado, uma compilação de certezas e de sugestões de intervenção prática e política\u201c. 
Considerando os conteúdos do Livro-base da disciplina. Analise os aspectos inovadores da obra de Gilberto Freyre. 
R: Freyre rompeu com a percepção negativa da mistura das raças, pregando que esta era uma vantagem do povo brasileiro. 'Foi exatamente a miscigenação que promoveu um tipo de 'democratização social' do Brasil' (p. 106 do Iivroàase).
4 - Leia o seguinte extrato de texto:
\u2018\u2019Os Estados Unidos e o Brasil constituem exemplos de dois tipos de \u2018situações raciais\u2019: um em que o preconceito racial é manifesto e insofismável e outro em que o próprio reconhecimento do preconceito tem dado margem a uma controvérsia difícil de se superar\u2019\u2019.
De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero raça e etnia, explique a diferença entre preconceito de cor e preconceito de origem.
R: Há uma diferença fundamental entre o Brasil e os EUA na forma de visualização do preconceito racial. No caso brasileiro, estaríamos frente a um tipo de preconceito de cor, enquanto nos EUA a questão se relaciona mais com um preconceito de origem. Segundo essa leitura a forma de identificar racialmente alguém no Brasil se dá por intermédio de características físicas, [...] Ao contrário na sociedade norte-americana o critério fundamental da classificação racial estaria contido na origem do indivíduo: ter um ascendente um parente distante negro, por exemplo, iria colocá-lo automaticamente no grupo negro, desde que a \u2018sociedade envolvente\u2019 tenha conhecimento dessa origem. 
5- Leia o seguinte extrato de texto:
\u201cA categoria gênero, se for epistemologicamente neutra, deve indicar que partimos do ponto de vista de que a sociedade atua sobre o biológico, vale dizer que, não obstante estarmos \u201c determinados\u201d pelo ritmo da vida, da biologia \u2013 pois ninguém escapa de seu destino biológico \u2013 nós enfatizamos a \u2018coerção\u2019 do social (as normas e valores) e a plasticidade do biológico\u201d.
MORAES, Maria Lygia Quartim de. Usos e limites da categoria gênero. Cadernos Pagu, n.11, p.99-105, 2013. P.101.
Considerando os conteúdos do livro-base da disciplina, responda:
- Que dicotomia os primeiros estudos feministas estavam preocupados em superar?
R : \u201cPartindo do questionamento de perspectivas hegemônicas que associavam o papel da mulher às suas características biológicas, superar as dicotomias foi o principal desafio dos estudos feministas\u201d (p.67). Ou seja, se tratava de combater a ligação entre gênero e sexo.
6 Considere a seguinte citação
Nós brancos - verdes - pretos / simplicidades intolerâncias indolência superstições nós o clã fazendeiros sombra forte de mangueira pelo chão recorte nítido de bananeiras pelo ar ladrões de beijo nas esquina das morenas de jambo entre rótula sobre os beirais dos casarões violões nos morros mulatos políticos tochas filos e pinga de luz dos candeeiros.
A citação apresentada anteriormente é uma poesia que retrata as diferenças sociais e da Etna. Considerando os conteúdos do livro-base aponte uma razão para a existência do mito da democracia racial no Brasil.
Resp - Os movimentos sociais negros sempre dialogaram com a noção da raça mesmo que de forma distintas, na década de 1930 o movimento negro estava preocupado com uma ideia de assimilacionismo, hoje as lideranças negras atuam como modelos de positivação da raça e como demarcador entre grupos sociais, a raça aqui pertence ao domínio da cultura e não do biológico.
(Espera se que o aluno identifique os seguintes argumentos: Pensando a desigualdade racial após a abolição da escravidão a condição dos negros no país, por exemplo, foi e ainda é tema de estudos sociológicos antropológicos e a inexistência de conflitos raciais abertos no período pós abolição levou muitos a pensarem numa sociedade harmônica em termos raciais , corroborando a ideia de democracia racial , livro base, desigualdades de gênero, raça e etnia)
7- que dicotomia os primeiros estudos feministas estavam preocupados em superar?
R= conforme o livro-base partindo do questionamento de perspectivas hegemônicas que associavam o papel da mulher as suas características biológicas superar a dicotomia foi o principal Desafio dos estudos feministas ou seja se tratava de combater a ligação entre gênero e sexo
8- quais os parâmetros de igualdade social defendidos pelos socialistas nas democracias ocidentais?
R= os socialistas das democracias ocidentais em geral São comprometidos com o ideal de igualdade social que tem os seguintes parâmetros: as diferentes Recompensas que as pessoas recebem deve corresponder as reais diferenças de esforços e capacidades ninguém deve ter um padrão de vida abaixo de um mínimo prescrito e o âmbito da desigualdade não deve ser tão grande a ponto de dar origem a divisões de classe.
9- Explique a ideia de igualdade complexa de amartya sen?
R= segundo o livro-base a sociedade moderna incorpora certo número de esferas de distribuição em que diferentes Bens São alocados de acordo com os critérios vigentes naquele campo específico se as fronteiras entre as esferas forem respeitadas o destaque de uma pessoa na Esfera Econômica pode ser compensado pelo