Buscar

Educação das Relações Étnico-Raciais

Prévia do material em texto

DISCURSIVAS
Educado das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana
1- Leia a citação abaixo:
'Mais uma vez o cientista apela para uma relatividade evolucionista e revela como crimes são “involuntários'. em cenas raças inferiores, e não se pode julgá-los com os códigos de 'povos civilizados’. A critica dirige-se, assim, aos códigos ditos universais, pregando-se a aplicação condicional em função dos diferentes estágios de civilização. A saída seria estudar as raças existentes no Brasil (e não um modelo geral); arma dessa 'geração realista“ que procurou analisar a realidade a partir dos elementos que encontrava". 
De acordo com os conteúdos do livro-base da disciplina, responda em poucas linhas
O que pregava a antropologia criminal?
R: ”Que a criminalidade seria um fenômeno físico e hereditário” (p. 104)
2 - Leia o seguinte fragmento de texto:
"Em termos sociológicos, diz-se que a desigualdade é social na medida em que essa diferenciação é produto da interação entre sujeitos sociais; neste sentido, tanto acesso diferenciado as oportunidades como a riqueza Econômica se realiza dentro de um sistema de relações de sentido e poder que geram distinção, estigma, vulnerabilidade, exclusão e, tanto no nível individual como no nível coletivo, inclusive tal diferenciação pode dar-se entre regiões"
 Com base no fragmento de texto apresentado anteriormente e no conteúdo do livro-base desigualdades de gênero raça e etnia explique o conceito de desigualdade social.
R: A desigualdade social é um fenômeno social cultural histórico exterior ao indivíduo não sendo, portanto, determinado por condições naturais biológicas ou por herança genética. Desse modo, é necessário ter presente que ninguém nasce desigual, mas com grande freqüência as pessoas nascem em condições desiguais. [...] quando falamos de desigualdade social estamos nos referindo ao fato de existirem hierarquias entre pessoas e grupos sociais nas quais os indivíduos que ocupam posições superiores possuem vantagens em relação aos que ocupam posições inferiores. Essas vantagens ou privilégios dizem respeito às formas de acesso e distribuição de bens socialmente valorizados - a propriedade o capital o poder e a informação por exemplo. Essa distribuição é sempre ordenada por normas o que a torna um componente da estrutura de grupos e sociedades. [...] a desigualdade social refere-se à existência de privilégios na atribuição de bens sociais. [...]
3 - Leia o seguinte extrato de texto:
“Sua obra de juventude é marcada pelo tom aberto, propositivo, hipotético, o que levou a alguns comentadores a interpretá-lo pelo paradigma da ambiguidade e da contradição constitutivas. Foi precisamente esse aspecto aberto. inquisitivo. de sua obra de juventude. que foi substituído na maturidade por um espírito de sistema fechado, uma compilação de certezas e de sugestões de intervenção prática e política“. 
Considerando os conteúdos do Livro-base da disciplina. Analise os aspectos inovadores da obra de Gilberto Freyre. 
R: Freyre rompeu com a percepção negativa da mistura das raças, pregando que esta era uma vantagem do povo brasileiro. 'Foi exatamente a miscigenação que promoveu um tipo de 'democratização social' do Brasil' (p. 106 do Iivroàase).
4 - Leia o seguinte extrato de texto:
‘’Os Estados Unidos e o Brasil constituem exemplos de dois tipos de ‘situações raciais’: um em que o preconceito racial é manifesto e insofismável e outro em que o próprio reconhecimento do preconceito tem dado margem a uma controvérsia difícil de se superar’’.
De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero raça e etnia, explique a diferença entre preconceito de cor e preconceito de origem.
R: Há uma diferença fundamental entre o Brasil e os EUA na forma de visualização do preconceito racial. No caso brasileiro, estaríamos frente a um tipo de preconceito de cor, enquanto nos EUA a questão se relaciona mais com um preconceito de origem. Segundo essa leitura a forma de identificar racialmente alguém no Brasil se dá por intermédio de características físicas, [...] Ao contrário na sociedade norte-americana o critério fundamental da classificação racial estaria contido na origem do indivíduo: ter um ascendente um parente distante negro, por exemplo, iria colocá-lo automaticamente no grupo negro, desde que a ‘sociedade envolvente’ tenha conhecimento dessa origem. 
5- Leia o seguinte extrato de texto:
“A categoria gênero, se for epistemologicamente neutra, deve indicar que partimos do ponto de vista de que a sociedade atua sobre o biológico, vale dizer que, não obstante estarmos “ determinados” pelo ritmo da vida, da biologia – pois ninguém escapa de seu destino biológico – nós enfatizamos a ‘coerção’ do social (as normas e valores) e a plasticidade do biológico”.
MORAES, Maria Lygia Quartim de. Usos e limites da categoria gênero. Cadernos Pagu, n.11, p.99-105, 2013. P.101.
Considerando os conteúdos do livro-base da disciplina, responda:
- Que dicotomia os primeiros estudos feministas estavam preocupados em superar?
R : “Partindo do questionamento de perspectivas hegemônicas que associavam o papel da mulher às suas características biológicas, superar as dicotomias foi o principal desafio dos estudos feministas” (p.67). Ou seja, se tratava de combater a ligação entre gênero e sexo.
6 Considere a seguinte citação
Nós brancos - verdes - pretos / simplicidades intolerâncias indolência superstições nós o clã fazendeiros sombra forte de mangueira pelo chão recorte nítido de bananeiras pelo ar ladrões de beijo nas esquina das morenas de jambo entre rótula sobre os beirais dos casarões violões nos morros mulatos políticos tochas filos e pinga de luz dos candeeiros.
A citação apresentada anteriormente é uma poesia que retrata as diferenças sociais e da Etna. Considerando os conteúdos do livro-base aponte uma razão para a existência do mito da democracia racial no Brasil.
Resp - Os movimentos sociais negros sempre dialogaram com a noção da raça mesmo que de forma distintas, na década de 1930 o movimento negro estava preocupado com uma ideia de assimilacionismo, hoje as lideranças negras atuam como modelos de positivação da raça e como demarcador entre grupos sociais, a raça aqui pertence ao domínio da cultura e não do biológico.
(Espera se que o aluno identifique os seguintes argumentos: Pensando a desigualdade racial após a abolição da escravidão a condição dos negros no país, por exemplo, foi e ainda é tema de estudos sociológicos antropológicos e a inexistência de conflitos raciais abertos no período pós abolição levou muitos a pensarem numa sociedade harmônica em termos raciais , corroborando a ideia de democracia racial , livro base, desigualdades de gênero, raça e etnia)
7- que dicotomia os primeiros estudos feministas estavam preocupados em superar?
R= conforme o livro-base partindo do questionamento de perspectivas hegemônicas que associavam o papel da mulher as suas características biológicas superar a dicotomia foi o principal Desafio dos estudos feministas ou seja se tratava de combater a ligação entre gênero e sexo
8- quais os parâmetros de igualdade social defendidos pelos socialistas nas democracias ocidentais?
R= os socialistas das democracias ocidentais em geral São comprometidos com o ideal de igualdade social que tem os seguintes parâmetros: as diferentes Recompensas que as pessoas recebem deve corresponder as reais diferenças de esforços e capacidades ninguém deve ter um padrão de vida abaixo de um mínimo prescrito e o âmbito da desigualdade não deve ser tão grande a ponto de dar origem a divisões de classe.
9- Explique a ideia de igualdade complexa de amartya sen?
R= segundo o livro-base a sociedade moderna incorpora certo número de esferas de distribuição em que diferentes Bens São alocados de acordo com os critérios vigentes naquele campo específico se as fronteiras entre as esferas forem respeitadas o destaque de uma pessoa na Esfera Econômica pode ser compensado pelode outra na Esfera social ou de uma terceira no campo político.
10- Explique a diferença entre preconceito de cor e preconceito de origem?
R= há uma diferença fundamental entre o Brasil e os EUA na forma de visualização do preconceito racial. no caso brasileiro estaríamos frente a um tipo de preconceito de cor enquanto nos Estados Unidos a questão se relaciona mais com o preconceito de origem segundo essa leitura a forma de identificar realmente alguém no Brasil se dá por intermédio de características físicas ao contrário na sociedade norte-americana o critério fundamental da classificação racial estaria contido na origem do indivíduo tem um ascendente um parente distante negro por exemplo iria coloca-la automaticamente no grupo negro desde que a sociedade envolvente tenha conhecimento dessa origem
11- tendo em vista os conteúdos do livro-base explique qual é a relação entre preconceito e discriminação?
R= embora seja conceitos correlacionado preconceito e discriminação não tenho mesmo significado enquanto o preconceito corresponde a um juízo de valor antecipado a discriminação é um ato de estabelecer diferenças distinções e separações em outras palavras ela é a materialização do preconceito contudo nem sempre quem tem preconceito em relação ao grupo discriminará um membro dele mas quem discrimina Alguém tem preconceito em relação à coletividade a qual esse sujeito pertence
12- tendo em vista os conteúdos do livro-base análise a presença dos negros no ensino superior no Brasil?
R= quanto ao acesso ao ensino superior à distância social entre brancos e negros aumentou nos últimos 30 anos os exemplos relacionados às taxas de alfabetização e a conclusão de um curso superior nos demonstra a complexidade do fenômeno racial e suas consequências do ponto de vista da produção desigualdade hoje o fechamento das Universidades aos negros é um dos fatores mais importantes que impede sua mobilidade social ascendente não se vislumbra que a universidade em algum momento seja para todos no entanto quanto a cor da universidade pública ou privada é tão mais branca que a negra a educação superior passa a ser um elemento de reprodução das desigualdades raciais ao impedir a formação de uma elite Negra ou melhor ao impedir o acesso dos negros a elite do país
13- a partir do conteúdo da citação sobre Raimundo Nina Rodrigues representante da Etnobiológica e do livro-base explique que avaliação esse autor fazia da contribuição negra para o Brasil
R= o mestiço é interpretado como um tipo indesejado já que o cruzamento de raças distintas transmitiria tipos de defeito pela herança biológica segundo o autor a presença Negra seria um fator explicativo para inferioridade do povo brasileiro
14- considerando os conteúdos do livro-base explique qual é a visão dessa escola sobre a miscigenação racial
R= sobre a miscigenação racial apostava na ideia de que as múltiplas raças seriam resultados de mutações que acabariam por acarretar em diferenças raciais o traço fundamental dessa escola é a ideia de uma superioridade da raça Branca em relação aos índios e negros a presença de um tipo híbrido da mistura seria um perigo para superioridade branca
15- de acordo com os conteúdos do livro-base explique como a ideia de Estágios de desenvolvimento da sociedade se articula como o etnocentrismo
R= durante muito tempo os europeus pensaram que as suas sociedades estavam no patamar mais desenvolvido da escala evolutiva enquanto as demais encontrava-se em estágios primitivos de civilização já que não possuíam a mesma organização e costumes que o deles Esse é um exemplo clássico do etnocentrismo
16- considerando os conteúdos do livro Analise os fundamentos de gêneros das brincadeiras infantis diferenciando as brincadeiras para meninos e meninas
R= ver a contribuição de Nancy chodorow no livro-base as mulheres são socializados no ambiente doméstico em companhia de mulheres mais velhas as quais e transmitidas desde cedo uma série de características materiais é o que faz com que os brinquedos predominantes femininos sejam bonecas que imitam bebês panelinhas e etc já os meninos precisam aprender a ser homens longe do ambiente doméstico por isso seus brinquedos se referem ao mundo exterior carrinhos armas bolas e etc
17- Deus do céu de acordo com os conteúdos do livro base da disciplina explique o conceito de patriarcado
R= sobre o patriarcado o livro base diz que nossa sociedade é passada por uma ordem patriarcal de gênero que pressupõe um projeto de denominação exploração Por parte dos homens sobre as mulheres
18- como é possível identificar uma minoria étnica 
R= elas podem ser definidas por si mesmas e pela sociedade englobante também atenta para o fato de ser um tipo de minoria que cultiva é diferença justificada na descendência
19- a citação acima apresentada anteriormente é uma poesia que retrata as diferenças sociais e de etnia considerando os conteúdos do livro aponte uma razão para a existência do mito da democracia racial no Brasil
R= pensando a desigualdade racial após a abolição da escravidão a condição dos negros no país Por Exemplo foi ainda é tema de estudos sociológicos e antropológicos e a existência de conflitos raciais abertos no período pós-abolição levou muitos a pensar em uma sociedade harmônica em termos raciais corroborando a ideia de democracia racial
20- considerando os conteúdos do livro-base examine os fatos sobre o tratamento de infertilidade no serviço público brasileiro
R= especialmente No que diz respeito ao serviço público distintas fases Nos quais obstáculos são superados para obter acesso ao serviço de RA (reprodução assistida) que não implicam necessariamente em ter um filho existe importantes passos a serem dados antes do tratamento são eles o casamento e a identificação de alguma dificuldade de ter um filho a indicação de um problema e a descoberta do serviço público e no terceiro momento também existe fases A primeira é a investigação das causas a segunda está relacionada ao preço dos medicamentos pois no serviço estudado somente os procedimentos são gratuitos e finalmente na terceira fase a consulta com a enfermeira é apontada pelos usuários dos serviços como o momento mais esclarecedor e importante pois consegue as informações que os perseguiam assim toda uma travessia elaborada apenas para alcançar a informação o Continuo desse caminho não será mais tranquilo e mais uma vez aponta que facilidade não é um vocábulo que pode ser encontrado em meio a RA.
21- que áreas acadêmicas foram influenciadas pelos estudos de gênero cite duas áreas e explique as temáticas sobre as quais essas áreas se debruçaram para tratar das questões relacionadas ao gênero 
R= além das Ciências Sociais área de história direito e Psicologia filosofia artes literatura linguística medicina enfermagem e teologia entre as temáticas escolhidas está violência doméstica que suscitou alguma das primeiras elaborações sobre gêneros a partir da teoria feminista sobre patriarcado e continua hoje faltando as discussões acadêmica e as preocupações políticas relacionadas às desigualdades de gênero a segunda temática relaciona gênero com família e reprodução sendo pautada principalmente por estudos que problematizam e descreve a assimetria de gênero tanto nas concepções biológicas sobre o corpo e a reprodução quanto nas atribuições sociais relacionada a Organizações das relações conjugais e familiares
22- considerando os conteúdos do livro base da disciplina podemos falar de uma reinterpretação da ideia de raça Em que sentido
R= raça torna-se um dos canais possíveis de visibilização identitária Mesmo que não seja mais possível crer no seu papel enquanto legitimados e superioridade. a raça antes contida no domínio estritamente ideológico passa a fazer parte do escopo da cultura atualizando o processo de demandas identitárias
23- a partir da situação apresentada anteriormente dos conteúdos do livro-base Explique o que foi o Apartheid
R= a segregação ocorre quando os membros de um grupo são obrigados a estabelecer residências separadase usar infraestrutura diferenciada dos demais no geral as casas escolas hospitais e hotéis São inferiores àqueles disponíveis a outras coletividades Esse era o caso da África do Sul durante a vigência do sistema do Apartheid
24- levando em consideração os conteúdos do livro-base análise as diferenças entre sociedade aberta e fechada do ponto de vista da mobilidade social
R= numa sociedade aberta existem desigualdades sociais mas as pessoas e grupos têm a possibilidade de acender a uma classe social mais elevada ao contrário Em uma sociedade fechada não há possibilidade de ascensão social e o status da pessoa é determinado ao nascer mantendo-se inalterado por toda a vida desse modo sociedade fechada e aquela em que não é possível identificar a mobilidade social esse tipo de sociedade de casta em que a posição social dos sujeitos não muda ou seja é um status atribuído por hereditariedade
25- tendo em vista os conteúdos do livro-base Explique a ideia de coercitividade como promotora da manutenção das regras sociais
R= algumas normas que ordenam a distribuição de bens sociais consiste em leis e regras formais como a legislação eleitoral mas há outras informais e bastantes difusa com a moda e as regras de etiqueta. elas geralmente atendem aos interesses daqueles que estabelecem os prejudicados sujeitam-se às normas por causa das sanções que os garante a coercitividade destas. Isto é a sua obediência deve-se ao receio de ser penalizado ou constrangido pelos demais. contudo essas regras não se transmite naturalmente tendo de ser aprendidas pelos novos membros da sociedade por meio dos processos de socialização que contribuem para a perpetuação das diferentes formas de desigualdade social a família e escola são as instituições nas quais aprendemos as normas de nossa sociedade
26- tomando como referência o livro-base e a citação anterior Explique dois tipos de mobilidade social
R= a mobilidade vertical refere-se as mudanças de subida ou descida de um estrato social a outro quando o indivíduo passa de uma classe social para outra de uma posição de prestígio ou poderá outro essa forma de mobilidade pode ser ascendente quando o indivíduo sobe na hierarquia social ou descendente quando esta passa a ocupar uma posição inferior. a mobilidade horizontal refere-se a um deslocamento significativo dentro do mesmo nível social Isto é não implica alterações da situação de estrato social refere-se principalmente à deslocamento geográficos entre bairros cidades ou regiões que pode ser identificado como movimentos migratórios

Continue navegando