Buscar

Resenha critica - gerenciamento de riscos

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Resenha Crítica de Caso 
DANTIELE PASSOS DE JESUS
Trabalho da disciplina O ambiente e as doenças do trabalho
 Tutor: Prof. Ismael da Silva Costa
Salvador
2019
�
SAMPLE6: PARCERIA PARA FAZER O ALIMENTO MAIS SEGURO
Referência: 
ROBERT F. Higgins, KIRSTEN Kester. Ample6: Parceria para fazer o alimento mais seguro. Harvard Business School. Julho, 2013.
O artigo trata do problema da segurança alimentar nos Estados Unidos - EUA e uma possível solução criada pela empresa Sample6, que é uma plataforma de diagnóstico alimentar que promete a detecção de bactérias patogênicas em até 4 horas de modo a elevar o nível de precisão das análises em todos os tipos de alimentos bem como a redução de custos nesse processo. 
Inicialmente os autores abordam a grande amplitude da indústria de alimentos nos EUA, que englobava diversas demandas dos consumidores desde alimentos saudáveis e sustentáveis a alimentos mais práticos os famosos “esquente e coma”. Com a advento da globalização, as importações nos EUA aumentaram e os custos com os alimentos diminuíram, no entanto o desafio de administrar uma cadeia de abastecimento global era crescente.
Em seguida o artigo faz referência a diversas crises de contaminação de alimentos que ganharam muita visibilidade e fizeram com que as empresas de alimentos investissem em tecnologias de segurança alimentar. Ainda nesse contexto o autor relata da importância da segurança alimentar para os EUA e divide os contaminantes em quatro tipos: agentes físicos, químicos, microbiológico e alergênicos e cita as bactérias mais problemáticas da época: Salmonella spp., Listeria monocytogenes, Campylobacter spp., e E. coli, bem como um vírus (norovírus) e um parasita (Toxoplasma gondii),. Além disso, um vírus (norovírus) e um parasita (Toxoplasma gondii) foram responsáveis por um número
significativo de intoxicações alimentares
�

Continue navegando