Buscar

Simulado AV1 Direito tributário II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201502285843)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Uma determinada pessoa importou mercadorias do exterior. Ao chegarem no Brasil as mercadorias ficaram retidas até que houvesse o pagamento do tributo devido. Para tanto, o importador deveria preencher um formulário indicando as mercadorias que estavam sendo importadas e seus valores, para que então a autoridade pudesse realizar o lançamento. Nesta hipótese temos:
		
	
	Por acertamento.
	
	Lançamento por arbitramento.
	
	Lançamento de ofício.
	
	Lançamento por homologação.
	 
	Lançamento por declaração.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502276172)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Observe as seguintes proposições e verifique se cada uma delas é verdadeira (V) ou falsa (F). Em seguida, assinale a opção que ofereça a seqüência correta.
1.ª - Os créditos tributários devem ser pagos antes do referente a obrigações trabalhistas, rateando-se entre os trabalhadores o resíduo, se o patrimônio do devedor for insuficiente para o pagamento integral do direito destes.
2.ª - Contestado o crédito tributário, o litígio processar-se-á à parte, prosseguindo normalmente o processo de falência; porém reservam-se neste bens suficientes para o total pagamento do crédito tributário e os acréscimos legais, se a massa falida não puder garantir o crédito tributário na forma diferente.
3.ª - Segundo decorre a contrario sensu da letra do Código Tributário Nacional, isoladamente considerada, pode ser admitida proposta, em concorrência pública junto ao Estado, de quem deva tributos somente à União.
 
 
		
	
	 V, F, F
 
	 
	 F, V, V
 
	
	 V, V, V
 
	 
	 F, F, V
	
	 F, F, F
 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502425468)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Examine as seguintes proposições. I - O parcelamento do crédito tributário não exclui a incidência de juros e multas. II - A concessão de Liminar em Mandado suspende a exigibilidade do crédito tributário. III - O pedido de Tutela Antecipada suspende a exigibilidade do crédito tributário. IV - É inconstitucional a Lei que condiciona ao prévio depósito integral do débito tributário, a admissibilidade de reclamações administrativas e respectivos recursos destinados a desconstituí-lo na órbita administrativa (Súmula Vinculante nº 28). V - A moratória heterônoma é aquela que pode ser instituída pela União, em situações de extrema gravidade, sobre tributos da competência de outros entes políticos, desde que também decretada para os tributos federais.
		
	
	As proposições I e III estão erradas.
	
	As proposições I, IV e V estão corretas.
	
	Somente a proposição IV está correta.
	
	As proposições II, III e IV estão corretas.
	 
	As proposições I, II, IV e V estão corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201501979714)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Determinado programa de parcelamento de débitos tributários, que possibilita aos contribuintes parcelarem suas dívidas em até cento e vinte meses, foi instituído por lei pelo DF. A empresa Z, que praticou sonegação com emissão de notas fiscais fraudadas, realizou denúncia espontânea e requereu ingresso em tal programa, com o parcelamento da dívida confessada. A respeito dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
		
	
	Nessa situação, o parcelamento poderá ser concedido, sendo, no entanto, modalidade de suspensão do crédito tributário, de modo que somente após seu integral cumprimento é que estará excluída a responsabilidade da empresa Z.
	
	A comunicação espontânea da empresa à autoridade tributária é suficiente para que seja excluída a sua responsabilidade pela infração.
	
	O parcelamento é modalidade de extinção do crédito tributário, de modo que sua concessão equivale ao pagamento do tributo, o que, aliado à denúncia espontânea, exclui a responsabilidade da empresa Z.
	
	Para ser válida, a denúncia espontânea deve ser acompanhada do pagamento do tributo, sendo suficiente para que ela produza efeitos que a empresa Z quite o principal, excluídos os juros e as penalidades.
	 
	No caso de dolo, fraude ou simulação por parte do contribuinte, não é possível a concessão de parcelamento, razão por que o requerimento da empresa Z deve ser indeferido.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502374995)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	(AUDITOR FISCAL ¿ RFB ¿ 2003 ¿ ESAF) Avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opção correta. ( ) Salvo disposição de lei em contrário, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos, tratando-se de situação jurídica, desde o momento em que se verifiquem as circunstâncias materiais necessárias a que produza os efeitos que normalmente lhe são próprios. ( ) A autoridade administrativa poderá desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinária. ( ) Salvo disposição de lei em contrário, as convenções particulares, relativas à responsabilidade pelo pagamento de tributos, podem ser opostas à Fazenda Pública para modificar a sujeição passiva, desde que o novo sujeito passivo comunique a existência do convencionado à repartição fazendária competente antes de ocorrer o fato gerador da correspondente obrigação tributária.
		
	 
	F, F, V
	 
	F, V, F
	
	F, F, F
	
	V, V, F
	
	V, F, F
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201502375001)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(AUDITOR FISCAL . RFB . 2012 . ESAF) Sobre a relação entre obrigação e crédito tributário, assinale a opção INCORRETA.
		
	 
	De acordo com o CTN, o lançamento possui natureza constitutiva da obrigação tributária, e declaratória do respectivo crédito tributário.
	
	A relação tributária é uma relação obrigacional cujo conteúdo é uma prestação pecuniária, em que num dos polos está o devedor, e no outro o credor. Obrigação e crédito pressupõem um e outro.
	
	À obrigação tributária corresponde o direito de proceder-se ao lançamento.
	
	Embora obrigação e crédito sejam, no direito privado, dois aspectos da mesma relação, o direito tributário houve por bem distinguí-los: a obrigação como um primeiro momento na relação tributária, de conteúdo e sujeito passivo ainda não determinados e formalmente identificados; o crédito como um segundo momento na mesma relação, que surge com o lançamento.
	
	A obrigação, quando surge, já se estabelece em favor do sujeito ativo (a ela corresponde o crédito e viceversa). Quando o CTN diz do surgimento da obrigação com o crédito tributário, e da constituição do crédito com o lançamento, quis na verdade referir-se ao crédito formalizado, certo, líquido e oponível ao sujeito passivo.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201502427426)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Marque a resposta certa. São hipótese de suspensão de exigibilidade do crédito tributário, exceto:
		
	
	Depósito administrativo do montante integral.
	
	Garantia do Juízo (DEPÓSITO), com apresentação do Embargos à Execução Fiscal;
	 
	Impetração de mandado de segurança com pedido liminar;
	
	Deferimento do pedido de parcelamento, com pagamento da primeira parcela;
	
	Deferimento de Moratória
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201501880663)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Acerca do lançamento tributário assinale a alternativa correta:
		
	 
	O lançamento proporá a aplicação de penalidade pecuniária quando esta for cabível.
	
	O lançamento compete tanto à autoridade administrativa competente quanto ao contribuinte.
	
	O lançamento será efetuado com base na legislação em vigor na data em que este for efetuado.
	
	O lançamento é o ato pelo qual se constitui a obrigação tributária.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201502425462)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Juan Josécontratou um contador para fazer a sua declaração de imposto de renda. Como resultado da declaração apresentada, restou apurado o dever de recolher pouco mais de cinco mil reais. O contador entrega a Juan José a declaração impressa e em versão digital, acompanhada da guia de recolhimento da primeira parcela, dentro do prazo legal e orienta Juan a recolher as demais parcelas. Juan José recebe e paga a primeira parcela, mas se esquece de fazer qualquer pagamento nos meses seguintes. Juan José se habilita em um certame público para prestar serviços públicos como temporário em virtude de grande evento esportivo que ocorrerá em sua cidade, conduzido pelas forças armadas. Para isso, ele terá que apresentar as certidões que comprovem sua regularidade fiscal. Juan solicita à Receita Federal e recebe a informação de que em seu nome consta dívida ativa inscrita pelo não pagamento do imposto de renda declarado. Insurge-se e entra em contato com seu contador que lhe relembra que deveria pagar as demais parcelas pela declaração feita recentemente, mas ele reclama que a Receita Federal do Brasil inscreveu seu nome na dívida ativa sem sequer lhe notificar. Assinale a única alternativa que se coaduna com o caso descrito:
		
	
	trata-se de um exemplo de lançamento por declaração, como descrito no art.147 do CTN.
	 
	trata-se de um exemplo clássico de lançamento por homologação, como descrito no art. 150 do CTN
	
	O STJ nunca editou súmulas consolidando o entendimento de que o tributo declarado e não pago legitima o fisco a proceder atos de cobrança sem qualquer notificação ao contribuinte.
	
	trata-se de um exemplo clássico de lançamento de ofício, como descrito no art. 149 do CTN.
	
	trata-se de um exemplo clássico de lançamento direto, como descrito no art. 149 do CTN.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201502459967)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Quanto ao lançamento por homologação:
		
	
	É aquele realizado pelo fisco, com base em informação prestada pelo sujeito passivo ou terceiro.
	
	É aquele realizado integralmente pela autoridade administrativa.
	 
	É aquele realizado pelo sujeito passivo, sem o prévio exame da autoridade tributária.
	
	Não admite homologação tácita.
	
	É forma de suspensão da exigibilidade do crédito tributário.

Continue navegando